Literatura céptica
Um anónimo inteligente deixou num comentário do Ambio uma lista de 450 artigos sujeitos a arbitragem científica supostamente escritos pelos cépticos climáticos. É um número impressionante e o Miguel B. Araújo achou curioso — porque suponho eu —, tanto quanto se sabe, artigos sujeitos a arbitragem científica a negar o aquecimento global são muito poucos.
Para seu espanto, encontrou na lista um artigo da sua própria autoria (PDF)! Não um artigo negacionista, mas um artigo (na verdade correspondência para a revista) onde os autores não criticam a base científica do artigo comentado da revista Nature mas sim o tratamento mediático que este recebeu na imprensa. Para os profissionais da desinformação, que depois utilizam estes droids anónimos e inteligentes para fazer o trabalho sujo, basta compilar artigos às centenas, porque sabem que ninguém os vai ler. E mesmo que sejam desmascarados posteriormente, como têm sido com a regularidade de um relógio suíço, sabem que os desmentidos aparecem sempre em letras pequenas e o ruído já circula por todo o lado. É isto o “cepticismo”.
E onde está a lista dos artigos? No blogue do senhor Watts, meteorologista reformado, negacionista profissional, que pelos vistos não lê o que publica. Apesar disso, a lista é útil. Por exemplo, muitos dos artigos (mais de 80?) são da revista Energy & Environment editada por Sonja Boehmer-Christiansen uma negacionista de longa data. A arbitragem científica nesta revista é contestada e não faz parte da lista do ISI (Institute for Scientific Information). Outros são antigos e com dados desactualizados. Outros já foram respondidos e que conste provados errados (porque não se inclui tudo na discussão?). Outros, como o do Miguel B. Araújo, só com grande imaginação (leia-se distorção) podem ser considerados negacionistas e como esse há outros que não passam de correspondência. O que sobra? Se sobrar alguma coisa, agradeço que me informem. Publico aqui.
Uma resposta para“Literatura céptica”
Quando Einstein primeiro publicou a sua teoria da Relatividade Geral tambem foi criada uma destas listas intitulada:
– “100 cientistas contra Einstein”
A resposta de Eistein foi:
– “Se eu stivesse realmente errado, um bastaria.”
Mas nesse tempo devia ainda existir algum decoro. Na lista estariam realmente 100 cientistas contra Einstein. Aqui nem isso, mas para os objectivos, serve.