Entretanto, os castanheiros estão a florir


Mas, nem tudo são flores. Mais árvores mortas. Agora descobri que as toupeiras também gostam de raízes de Bétulas e Faias. E em geral tudo o que é raíz nova.

Tenho que fazer uma ronda geral, mas já me está a parecer que se só morrerem umas 40 árvores, já não será mau. A solução é encharcar o terreno alarvemente, mas como anda o buraco para o tubo da água por todo o lado, não se pode virar a água do ribeiro para a levada. Encomendei uns bolbos anti-toupeira à Ronaash. Consta que é um produto natural sueco, que exala um cheiro que põe toupeiras e ratos à distância. Desconfio que já vou tarde. Este terreno é uma fábrica de gastar dinheiro.
Felizmente tenho os Áceres (Acer pseudoplatanus) que estão espectaculares e num sítio que só visto, junto ao Ribeiro do Enxidrô. Infelizmente as fotografias não lhes fazem justiça.

Uma resposta para“Entretanto, os castanheiros estão a florir”

  1. Romeu Araújo

    Gostaria de saber como resolveu o problema das toupeiras, pois sofro do mesmo mal. Ratoeiras? Repelentes?

    Agradecia alguma ajuda… Obrigado!

    Parabéns pelo blog! Na minha opinião, resulta muito bem.

    Cumprimentos

  2. jrf

    Não resolvemos. Não nos agrada usar ratoeiras e muito menos venenos. Os bolbos repelentes da Ronaash são de considerar. Conheço uma pessoa na Bélgica que usa repelentes de ultrasons (há uns auto-suficientes alimentados a energia solar). Pelo que observamos, o terreno molhado é um bom dissuasor, mas é preciso ter em consideração a disponibilidade de água e a tolerância das árvores ao encharcamento.
    Mas, este ano vamos voltar à carga e plantaremos, se tudo correr bem, umas 400 árvores. A maior parte há-de sobreviver.
    Nas minhas pesquisas, acabei de aprender algo interessante: as toupeiras são exclusivamente carnívoras e alimentam-se exclusivamente de insectos, ou seja, não comem raízes. No entanto, quando as raízes e bolbos aparecem roídos, isso é obra de outros animais que utilizam os túneis das toupeiras, nomeadamente, ratos. Também matam as plantas afastando a terra das raízes à procura de alimento.

  3. Rosa Silva

    Boa noite. Cá esta a minhota a escrever novamente, ainda não arranjei tempo para tirar umas fotos á minha horta, a ver se no próximo fim de semana.Mas hoje o que me faz escrever é partilhar convosco um repelente caseiro que me recomendaram e que aqui na minha horta está a dar um resultadão(pelo menos até agora).É simples barato e fácil.
    Vinho azedo derramado nos canais onde a bandida normalmente se passeia. Arranjem um vinho barato,tirem a tampa e deixem assim uns dias(deixei 3 dias)o vinho fica azedo e já está prontinho a ser usado.Eu usei vinho verde não sei se maduro dará o mesmo resultado.Já andava desanimada porque estava tudo a ficar estragado com as visitas da toupeira, principalmente as cenouras já estavam grandes e a toupeira estava a encarregar-se de as comer, as que não comia ficavam desenterradas e secavam.Foi remédio santo apenas com dois litros de vinho (não faz falta muito)e dita deixou a minha horta em paz espero que por muito tempo. Experimentem e boa sorte.

  4. José Rui Fernandes

    Obrigado por partilhar esta técnica. Desconhecia. Leu em algum sítio ou é técnica local?
    Olhe que as toupeiras não comem cenouras. Devem ser ratos que aproveitam os túneis das toupeiras.

  5. Rosa Silva

    Bem então serão os ratos, mas as que apareciam desenterradas eram as toupeiras penso, isto porque era nos túneis que elas escavavam. Quanto á dica foi aqui a D.Maria que me disse é técnica local e continua a dar resultado.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.