Cobertura do solo


No Verão e neste tempo de seca em particular, é importante uma boa cobertura do solo, para minimizar a evaporação da água. Aprendi esta técnica num livro (que não me lembro qual é) e já tinha usado o ano passado. Por baixo da palha, estão folhas de jornal em grupos de oito, para também evitar que as ervas cresçam.
Os “water spikes“, comprados ou feitos em casa, não são solução para grandes ausências — as garrafas esvaziam rapidamente. Indo ao Sargaçal no máximo uma ou duas vezes por semana e sendo o solo bastante arenoso, achei que a cobertura resulta muito bem. A má notícia é que teoricamente haveriam três ou quatro centenas de árvores para aplicar a técnica e apenas tive tempo de aplicar em três ou quatro dezenas. Dessas, apenas morreu um castanheiro.
O ano passado, também cobri à volta dos citrinos, mas diversas páginas na internet desaconselham a prática, pois dizem que favorece o apodrecimento das raízes. Este ano, reguei-os mais, embora tenham ardido metade. O que é certo é que todos parecem querer viver e isso é uma boa notícia.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.