Procurar no Google
O Google é o motor de busca de eleição por aqui, há muitos anos. Acho que somos atraídos pelo minimalismo. Já para não falar na eficácia. Além da pesquisa vulgar que toda a gente faz, que é inserir umas palavras-chave no campo respectivo, há muitas maneiras de melhorar os resultados de uma forma simples.
Aspas. Se conhecer a frase exacta que procura, pode colocá-la entre aspas, o que vai informar o Google que apenas quer resultados onde aparece aquela frase específica. Se procurar best tree for planting, o Google retorna como resultados páginas onde essas palavras aparecem. Se colocar a mesma frase entre aspas, os resultados passam de 11.800.000 para apenas 300 e apenas com páginas onde a frase aparece tal e qual.
Menos e mais. Colocando um sinal mais numa das palavras da pesquisa, dá-se indicação ao Google que em definitivo queremos isso nos resultados. Por exemplo, procurar “+Mac Tiger News”, garante que os resultados incluem o Macintosh e exclui à partida resultados sobre tigres ou vida selvagem. O sinal menos funciona praticamente da mesma forma, nestes caso procuraria “Mac Tiger News -Animal”.
Sinónimos. Colocando um “~” antes de uma palavra, dá resultados com o mesmo significado, além da palavra específica. Não funciona com todas as palavras e situações.
Pesquisas boleanas. O Google entende palavras (em letra grande), como NOT, AND e OR, que acabam por funcionar de forma similiar aos sinais mais e menos.
Definir. Pode-se dizer ao motor para definir uma palavra muito facilmente. Basta escrever define:palavra. Por exemplo define:tree, dá resultados bastante interessantes.
Filme. O truque dos dois pontos aplica-se a uma infinidade de assuntos. Por exemplo movie:”Play it, Sam”, já saberão qual é o resultado.
Link. Querem saber que páginas linkam para determinado site? Simples: link:dias-com-arvores.blogspot.com e sabem quais são as 453 páginas que linkam para o Dias Com Árvores.
Site. Podemos pesquisar apenas dentro de um determinado domínio. Basta escrever as palavras-chave seguidas de site:url (sem espaços). Por exemplo, site:domeujardim.blogspot.com e os resultados virão só Do Meu Jardim.
Intervalo de números. Se quisermos procurar algo que inclua um qualquer intervalo de números, basta incluir os números na pesquisa, separados por dois pontos finais. Por exemplo queremos procurar páginas sobre jardins em Portugal entre 1990 e 2005: “portugal gardens” 1990..2005 e já está — coloquei entre aspas para resultados mais precisos, mas mesmo assim, nem sempre se consegue o que se quer.
Além disto o Google também funciona como calculadora, conversor de unidades e mais sei lá o quê — 347+56, 35*13, 8! (factorial), 37% of 270, in to cm, etc. Sobre a calculadora. Sobre as diversas funções e funcionalidades de pesquisa.
Espero que estas informações vos sejam úteis, na próxima vez que pesquisarem interessantes assuntos. Por exemplo, pode ajudar alguém a identificar uma flor silvestre, que por acaso apareça por aqui, quem sabe?
Não sei como isto funciona no Google em português, praticamente uso exclusivamente o Google americano. É questão de se experimentar. Se alguém tentar, gostava de saber os resultados.
Uma resposta para“Procurar no Google”
O que se aprende por aqui… Pois. Já o havíamos dito. Este é o verdadeiro serviço público. Obrigado. Manuel