Tomate arbóreo, Cyphomandra betacea (Solanaceae)


Como os meus pais estão fora, parece que vamos ser nós a experimentar esta novidade que plantaram no jardim. Não sei como. A minha mãe disse que se comia como um kiwi, mas no Um Amador da Natureza (de onde retirei o título), diz que se usa como os tomates. Ainda não encontrei muito mais informação. Alguma sugestão?

Uma resposta para“Tomate arbóreo, Cyphomandra betacea (Solanaceae)”

  1. OLima

    No quintal dos meus avós, na Lagoa (Açores) havia uma “árvore” de “tomates ingleses”, como eles lhe chamavam. Lembro-me que era ligeiramente azedo, combinava bem com saladas e com peixe assado ou frito. Depois dos meus 17 anos nunca mais vi disso.

  2. ver

    Hum… Adoro! comem-se como os maracujás geralmente são adocicados e muito perfumados, sei de quem utilize para fazer doce mas nunca provei.
    rosa

  3. Filipe

    obrigado pela informação sobre as bolinas, penso que é um nome local, daí não conhecer.
    Em relação aos tomates arbóreos, se eles estiverem bem maduros (e quando começam a ficar vermelhos ainda não estão), cortam-se ao meio e come-se com uma colher o interior, eu gosto, mas o meu gosto é suspeito.
    Pode-se usar na cozinha, nas saladas, embora a casca seja um pouco amarga. Nos cozinhados, tem que se ter atenção que este tomate é mais activo que o tomate normal, põe-se menos e deve-se exprimentar sem casca e depois com casca, porque o sabor é diferente.
    Já tenho provado estes tomates de diferentes locais, o sabor não é uniforme, tenho pensado se o sabor não se altera conforme a acidez ou basicidade do terreno.
    Embora o nome e a família seja a do tomate, deve-se experimentar, porque é um fruto diferente e tentar achar o ponto em que melhor se podem aproveitaras suas características.
    Os meus aqui, embora alaranjados, ainda não estão maduros.

  4. Nilton Souza

    A lembrança do sabor deste tomate vem de minha infância, hoje estou com 55. A minha mãe o colocava no feijão. Recentemente consegui as sementes com o amigo Flávio Pantarotto, na Chapada Diamantina. Li que a árvore gosta de terra + para ácida e que não gosta de ventos fortes. Plantei uns 12 pés no nosso sítio e já está com os primeiros tomatinhos, ainda com aprox 1 cm. Não vejo a hora de saborea-los nas mais diversas formas afinal… cozinha é local de experimentos e de delícias.

  5. jrf

    Obrigado a todos pelos comentários.
    Os meus pais arranjaram três pés. O ano passado plantaram um no jardim que agora tem mais de dois metros de altura e está carregadinho de tomates (no Continente chamam-se tamarilhos e custam 9€/Kg).
    Os dois que continuam em vaso, não cresceram mais que 40cm. Também as plantas precisam de espaço para abrir as asas! Este ano vou plantá-los n o Sargaçal, mas tenho algum receio dos Invernos frios.

  6. Gonçalo Bordado

    Olá Nilton, OS tomatinhos do Rei como já ouvi chamarem aqui na zona da grande Lisboa aguentam no meu quintal em Carcavelos temperaturas de 4Cº no inverno. eu tenho já uma árvore pequena, por que a tenho podado, mas tem o tronco já com uns 10 cm de grossura, 2,5m de altura. Não quero que cresça mais do que isso se não é dificil chegar aos frutos.O tamarilho perde quase todas as folhas no inverno e agradece com muitas folhas e frutos adubos orgânicos na primavera a nivel foliar ou na terra.É muito atreito a atrair afídieos(piolhos das roseiras) que se podem se fazer cair das largas folhas com jactos de água.A minha mãe experimentou fazer compota e ficou deliciosa, tem uma ligeira acidez muito refrescante. Muitas felicidades para as tuas plantinhas.

  7. Izabel Cristina

    Oi… Estava pesquisando sobre os tomates de arvore quando encontrei esta página.
    Sou moradora do Sul de Minas e tenho no meu quintal alguns pés desse tomate. Aqui em casa nós o consumimos muito em forma de suco, onde se tira a casca e utiliza-se uns 2 tomates para mais ou menos um litro e meio de água. Bate-se no liquidificador com água e açucar..Coloca-se gelo e você obtêm um suco refrescante porecido com o suco de goiaba… Vale a pena experimentar.
    Eu adoro espreme-lo sobre o arroz branco, e colocar uma pitada de sal.. Fica bem diferente..e tem pessoas que simplesmente o consomem direto da casca, com um colher…
    De qualquer jeito vale a pena experimentar..

  8. jrf

    Cara Izabel, agradecemos bastante as sugestões. O sumo refrescante é que agora não saberá tão bem… Aqui está Inverno pesado.

  9. Carla Barão

    Boa tarde.
    Tenho no meu jardim uma árvore destas, sempre cheia de folhas muito grandes e sempre com frutos, nunca lhe caiu as folhas nem deixa de dar fruto todo o ano. Ela veio de Sever do Vouga dentro de um Honda Civic à cerca de cinco anos, neste momento isso era impossível ela está enorme e linda.

  10. carla afonso

    Ok, gente.

    Tenho que reconhecer: estou com “inveja” dos vossos tamarilhos, que confirmo, são deliciosos e costumo comer como os maracujás. Onde se compra o tomateiro arbóreo aqui para as bandas do Porto?

    Quem tem uma plantinha a mais?

    Alvíssaras a um bom samaritano!!!!

    E bom ano de 2006 a todos.

  11. RMatos

    Boas!
    descobri ontem pela primeira vez o vosso diário, entretanto ja perdi umas boas horas a lê-lo de ponta a pavio.
    tb tenho uma quinta (quinta dos Murtórios, mais recentemente quita da Carvalha)n é muito grande, alguns 5Ha mas tenho ganho um gosto em especial por ela desde que comecei a trabalhar.
    por estes dias tenho andado a “restaurar” uma gruta natural que la existe, entretanto tenho-me fartado de plantar noivas arvores, subtituindo os carvalhos e giestas q por lá abundavam.
    ou um aficionada particular das acacias “Acacia melanoxylon” “Albizia julibrissin ” … (não são invasivas) são de crescimento rapido e mantêm a folha o ano todo, algumas dão flor rosa carregado.
    entertanto fiquei bastante curioso com esta vossa nova arvore: Cyphomandra betacea a.k.a. tamarillo.
    diz.me p.f. onde poderei encontrar para venda ou troca sementes ou arvores da mesma, gostaria de experimenta-las.

    Abraço e vão dando noticias
    RMatos

  12. jrf

    entretanto ja perdi umas boas horas a lê-lo de ponta a pavio.
    :) Já começa a ser muito, para se ler tudo.
    A nossa tem 5ha, mas como é a subir e descer, parece mais. Onde fica a sua? Nós não temos sementes ou exemplares para dar ou trocar. Nem sabemos onde arranjar — a Carla Afonso tem insistido bastante. Para já, a única coisa que posso fazer é tentar aproveitar sementes este ano e experimentar semear para ver se nascem novas árvores.

  13. RMatos

    Boas!
    O meu cantito fica mesmo no sopé da Serra da Estrela (Vinhó, freguesia de Gouveia).
    Tenho-me entretido la aos fins de semana, vai-se reparando uns muros, limpando ums represas e claro, plantando e ver crescer.
    Ultimamente plantei gingeiras, diospireiros e damascos em termos de fruteiras, tenho experimentado é bastantes vegetais novos. muitas das vezes acabam por nem dar prova, mas que mais não seja serve para desanuviar das minhas sempre stressantes semanas.
    como tenho lá alguns cantos mortos, tento-os aproveitar ao máximo.

    segundo li, os tamarillos germinam bem de semente, vá dando noticias.
    vou tentando ver se aparecem aqui no Modelo da Guarda (trabalho na cidade :-)) para lhes roubar umas sementes.
    Fiz isso com uns pimentos o ano passado e resultou em pleno.

    Abraço
    RMatos

  14. jrf

    Já recolhi as sementes, estão a secar, acho que ainda as semeio este ano.
    Numa outra nota, uma das árvores que refere a Acacia melanoxylon é a famigerada Austrália, uma invasora terrível. Também um problema no Vale do Bestança. Eu irradicava-as sem olhar para trás.
    A Albizia julibrissin não está considerada invasora cá, mas noutros locais não é assim.
    Veja no projecto invader.

  15. RMatos

    Boas!

    Até ao momento apenas consegui reproduzir as “melanoxylon” em viveiro, com condições muito especiais (deixar as sementes a amolecer em agua quente) nenhuma das cerca de 10 que tenho ja arvores formadas que dão semente conseguiu germinar novos rebentos por semente, apenas por novos rebentos surgidos da raíz mãe. Embora tenha visto tb que é invasora, não tenho tido esse problema, na quinta onde fui buscar os primeiros pés havia lá apenas uma acacia á com algumas décadas e meia duzia de filhotes ao pé dela.
    Talvez seja do frio, o certo é que nesta zona não é nada que se compare com as zonas costeiras e mais quentes de Protugal.
    seja como for, o principal objectivo da plantação delas é pela madeira exotica e o mantenimento do verde na quinta o inverno.

    dig.me uma coisa, n quer vender uns tamarillos (frutos colhidos) a um preço em conta? :-)
    enviava pelos CTT

    Tenho bastantes sementes em estufa é espera de germinar, depois tb vou dando noticias.
    continuaão de bom trabalho

    Abraço
    RMatos

  16. RMatos

    Haa, lembrei-me agora, a comum mimosa aqui apenas se dá abaixo dos 800/900m acima disso apenas vemos pinheiros, bétulas, castanheiros e pouco mais para alem das gisteas, urze e tojos
    :-)

    Abraço
    RMatos

  17. jrf

    O frio e a altitude talvez a inibam. Mas uma das formas das semente serem activadas é com os incêndios e como são milhares e crescem mais rápido que todas as outras espécies, depois é de muito difícil controle. E ainda acresce o facto de ser ilegal a sua introdução na natureza, mesmo por negligência (acidental) — ver o decreto lei.
    Relativamente aos tamarilhos, depois respondo-lhe por e-mail — é capaz de já não haver na árvore. Mas o preço em conta era pagar os portes :) .

  18. RMatos

    Boas!
    Tem razão, não fazia ideia q estava a ir de encontro a uma normativa q proibe o cultivo das acacias!
    Seja como for acho q vou esperar para confirmar se se tormam invasivas, depois do trabalho q me deram a atingir o patamar q estão agora, era frustrante arranca-las.
    fico então à espera de novidades.
    Abraço
    RMatos

  19. EMarchante

    Compreendo que seja frustrante eliminar plantas que nos deram trabalho a conseguir manter, mas na minha opinião deveria eliminá-las. Apesar de não estarem a causar qualquer problema, a verdade é que após um estímulo, que poderá ser um incêndio, mas poderá também ser uma perturbação/alteração mais discreta, poderão causar muitos problemas! Ao deixar crescer uma espécie como esta estará, ao fim de algum tempo a criar um “problema que não vê”, porque haverá produção de sementes, que se irão acumular no banco de sementes e será um “problema escondido”. As sementes permanecem no solo viáveis por muitos anos, à espera de um estímulo e das condições propícias para germinarem. Na eventualidade de começarem a propagar-se, nessa altura poderá ser muito mais complicado eliminá-las. Além disso, ainda que no local onde tem esta espécie (Acacia melanoxylon) ela não tenha condições para se desenvolver bem, será um “foco” de sementes que podem ser dispersas de formas diversas e acabar por provocar problemas noutros locais.

  20. RMatos

    Boas!
    Até concordo consigo, mas, no entanto, vou aguardar mais uns tempitos ate encontrar umas substitutas dignas.
    Como disse anteriormente, escolhi a acacia pelo verde anual e crescimento rápido, no entanto não excluo alternativas, fico aberto a sugestões :-)
    um dia destes a ver se meto umas fotos.
    Abraço
    RMatos

  21. MMatos

    Tenho uma árvore de tamarilhos no meu jardim…novamente. Eu conto. Alguns anos atrás /- 7 ou 8 um amigo deu-me uma tamarilho em vaso que transplantei p/ terra. Rapidamente ganhou altura, folhas e frutos. No inicio adoramos ver aqueles “tomatinhos” em cacho mt. vermelhinhos. Nem todas as pessoas da familia apreciaram o seu gosto pelo que muitos foram deixados na árvore acabando por cair e apodrecerem na terra. Resultado, no ano seguinte tinhamos uma infestação. Deitamos a 1.ª árvore abaixo e andamos alguns anos a tirar todas as que nasciam até que finalmente deixamos de ver o que já chamavamos de “praga”. Durante 5 ou 6 anos que não voltamos a ter tamarilhos. Acontece que uma framboesa que existe há mais de 40 anos no quintal começou a dar rebentos para o lado onde havia estado a árvore e resolvemos dar uma boa cavadela na terra para que a framboesa tivesse uma boa “cama”. Ora para nosso espanto nasceu-nos novamente um tamarilho que já entroncou em dois “braços” e hoje com uma altura razoavel está cheia de frutos. Só que agora não tenciono deitá-la abaixo. Vou tentar mantê-la numa altura razoável mesmo sabendo que isso vai fazer com que o seu tronco engrosse e aproveitar os frutos de todas as formas possíveis. Comendo-os crus com sementes s/ pele com um pouco de açucar para cortar a acidez, fazer compota (1Kg de tamarilho limpo passado pelo passe-vite = 600gr açúcar em lume brando mexendo de vez em quando), sumo. Li que é uma boa fonte de vitamina C, sobretudo cru. E se dizem que o kiwi é bom p/ os intestinos o tamarilho comido com as sementes não lhe deve ficar atás.
    Abraço
    MMatos

  22. André Dardenne de Araujo

    JÁ FAZ ALGUM TEMPO QUE PROCURO SEMENTES DE TAMARILHO, ALQUÉM TEM PRA VENDER? SE ALQUÉM TIVER ME AJUDEM POOOOR FAVOOOR…
    ENTREM EM CONTATO PELO MEU E- MAIL : andreaddress@yahoo.com.br

    DESDE JÁ AGRADEÇO,

    ANDRÉ

  23. Sueli

    Compro tamarilhos semanalmente por R$ 31,00 o quilo, no Carrefour do Anália Franco. Antes o quilo estava R$ 41,00, Eu tenho o costume de comer tamarilhos com sal. Não existe nada (fruta, carne, peixe ou qual quer prato no mundo inteiro) que eu goste mais do que tamarilhos.
    Qundo eu era criança, meu pai plantou e tivemos dezesseis pés. Meu pai dizia que era tomate francês.

  24. ANA LUISA

    Estou procurando informaçoes sobre o tomate de árvore, receitas
    Também gostaria de ter informaçoes sobre possíveis compradores desta fruta

  25. Carla Barão

    Tenho uma arvore muito linda no meu jardim, como já tinha dito anteriormente.
    Dou os frutos a quem quiser. E dou também rebentos, é uma árvore muito facil de plantar, por isso quem quiser mande um e-mail para mim que depois combinamos um encontro e fazemos trocas. Que tal?
    Tenho um grande defeito ou virtude, adoro plantas, sou incapaz de roubar o que quer que seja a quem quer que for, mas quando o assunto são plantas…
    Vivo em Caneças.
    bruomex@sapo.pt

  26. Edilson Donatti

    Tenho um sítio em Domingos Martins,ES e tive o prazer de provar o suco do tomate arbóreo (Tamarilhos), até então pensava que o tão falado suco de tomate fosse de tomates comuns, encontrei somente uma pessoa que conhecia este fruto. Fiquei encantado e convidei meu amigo para me levar a buscar os frutos onde havia encontrado, por sorte a 20km do meu sítio.
    O suco é uma delícia e para formar as mudas basta lavar bem as sementes (pode usar uma peneira e esfregá-las com os dedos)após então deixá-las secar ao tempo e plantá-las numa smenteira à sombra.Fiz várias mudas e estou ansioso para vêlas crecidas e com frutos.

  27. José Rui Fernandes

    Eu tenho sementes que já recolhi previamente e vou semeá-las este ano. Tinha-me esquecido. Ainda bem que me deu estas informações sobre a germinação. Obrigado.

  28. Elsa Fonseca

    Olà !
    Eu gostava muito de ter um tamarilho no meu jardin, se houver uma pessoa que tenha muitos pés, agradeço se me podesse vender alguns. E quando eu for a Portugal podemos fazer negocio ! Eu gosto muito do tamarilho para guizar um coelho !
    Muito obrigada
    Elsa

  29. Tânia Pimentel

    Meu pai chamava isto de tomate Chimango. É delicioso. Alguns tem as sementes amarelas e elguns tem as sementes roxas, como eu encontrei na Bolívia.O suco é muito bom e nutritivo.Retire as cascas com uma faca, coloque em liquidificador, depois é só coar e adoçar a gosto.

  30. silvia

    Olá boa tarde
    Adoro tomarilhos mas como vivo em bragança não consigo encontrar sementes já tentei em alguns sites mas não vendem. Agora encontrei este site, se alguem tem sementes para venda por favor entre em contacto. Desde já muito obrigado.
    silviaala[arroba]sapo[ponto]pt.

  31. Thiago e Karyn

    Ola!!!!

    Onde posso arrumar as sementes do tomarilhos??
    Por favor me deeem uma ajuda.. Aceito até que me mandem pelo correio rs.. Faz muito anos que procuro e nao encontro.. Obrigado!
    Se alguem puder ajudar, entre em contato.
    thiagoretek@hotmail.com

  32. Henrique Erni

    Neste momento tenho à minha frente um tamarillo comprado no supermercado, importado da Colômbia.
    Não o conhecia, por certo no súper também não o conhecem. Pois que encontrei os “frutos exóticos” sob a plaquinha de “granadillas importadas”.
    Pesquisando na internet como consumir granadillas descobri que estas são uma variedade de maracujás. Com informações, descobri que havia adquirido tamarillos (a R$ 22,90/kg).
    Agora me familiarizo com o nome tamarilho.
    Também um colega de trabalho contou que tem esse “tomate” em casa, aqui em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Estado meridional do Brasil. Suspeito de que haja variedades mais e menos vermelhas de tamarilhos (devido a depoimentos).
    Igualmente suspeito de que em um ou dois dos inúmeros e-mails acima, aqueles em que o tamarilho é comparado a maracujá, o autor tenha se confundido como o supermercado e eu nos confundimos.
    Pesquisando, cheguei aqui.

    Em tempo: sou o sujeito da turma que prova toda fruta exótica à venda, dentro das po$$ibilidades de aquisição (em 2006, feijoas estavam a R$ 48,90 no mesmo súper em que, neste ano, a vírgula andou e pude adquiri-las a R$ 4,98 o quilo).
    Saúde a todos!
    Henrique Erni

  33. sylvio leonel

    Gostaria de conseguir algumas sementes de tomarilhos ou tomate francês compro ou troco por várias espécies de sementes de pimentas italianas.

    O tomate francês traz lembranças de minha infância, e na minha região não é mais encontrado aguardo contato pelo email :
    sylvioleonel@bol.com.br

  34. carla

    vivo no Algarve tenho um restaurante e no meu jardim tenho 2 àrvores de fruto ao qual chamamos tomarilho, chega a ser o centro das atenções dos nossos cliente é uma àrvore lindissima e muito frágil, pois parte-se fácilmente. com o peso dos frutos e do vento mas estão enormes. O nosso chefe de cozinha custama adicioná-los no borrego assado no forno, também já fizemos doce e é muito bonito para a elaboração de pratos de entrada e salada.
    Eu pessoalmente custo-me come-los com açucar.

    Tenho que me mostrar feliz por existir mais plantas destas em Portugal, pois por várias vezes fui questionada pela existência desta àrvore e de qual a sua origem.

    Carla

  35. Adolfo Aleixo Martins da Silva

    Pois bem, amigos e amigas da Quinta. Meu nome é Adolfo, moro em Nova Lima, Perto de Ouro Prêto, Minas Gerais, Brasil. (adolfo_aleixo@hotmail.com)
    Em nossa região, que atraiu vários povos do mundo inteiro, por causa do ouro, encontrei uma tradição trazida pelos ingleses( que compraram a mina de Ouro Morro Velho), de comer o tomate a que tanto agrada àqueles que já o provaram.
    Em dezembro próximo, completo 11 anos que pequiso o tomate de árvore ou tamarilho e gostaria de trocar mais informações técnicas, históricas e culinárias sobre essa maravilha.
    Esclareço que tenho uma razoável plantação, e no próximo ano (2008) estaremos fornecendo, a princípio, para restaurantes, já cadastrados, da região e futuramente para os demais estados do Brasil e exportação.
    No momento não posso fornecer sementes ou mudas pois, estamos em plena expansão e desenvolvendo estudos mais apronfundados para ter um produto geneticamente resistente e produtivos. (não uso agrotóxico).

  36. José Rui Fernandes

    Caro Adolfo, obrigado por ter passado por cá. Nós só temos uma árvore e este ano com a ventania, quase que iamos ficando sem nenhuma. Não sei muito mais sobre esta árvore e este fruto.
    E essa tradição inglesa, não vai partilhar aqui com o povo?

  37. lurdes

    Adoro tamarilhos, tenho duas árvores no jardim e todos os dias como vários. Além de terem um sabor exótico e muito fresquinho e de serem ricos em vit.C, li em qualquer lado que fazem baixar o colesterol. Em minha casa apenas eu gosto desse fruto de modo que são todos pra mim. Como-os simples, depois de descacados.

  38. HugaBuga

    Para quem gosta de tomate brasileiro aqui vai a receita uma dica:

    -Corte o tomate ao meio, junte acuçar e um pouco de vinho do porto

  39. Eduardo Funck Thomaz Neto

    Gostaria de saber como se planta este tomate de árvore e como arrumar semente, por favor me ajudem a encontrá-lo

  40. Jane Precaro

    O tomate francês lembra a minha infância.Tinhamo um pé no quintal de casa, mas foi cortado para uma cponstrução. Moro na Zona Norte de São Paulo e gostaria de saber como posso adquirir semenetes e/ou mudas desta planta. Entrem em contato através do meu email jane.precaro [arroba] superig.com.br. Obrigada Jane

  41. Armando Fernandes

    Muito boa tarde, estou fascinado com a àrvore que vi dos tamarillos, já conseguii arranjar o fruto e agora gostaria de saber se algúém me pode dizer como fazer para os plantar, se é nesta altura que se faz os excertos e qual o melhor sitio para os colocar.
    obrigado.

  42. José Rui Fernandes

    O leitor Rui Matos diz que teve bons resultados na germinação das sementes de frutos adquiridos para consumo. Eu nunca experimentar reproduzir esta árvore.

  43. Mauricio Yamada

    Estou colhendo as primeiras frutas do tipo amarelo e laranjado, gostaria que me indicassem onde pode ser comercializado, já que a fruta é desconhecida pela maior parcela da população. Agradeço qualquer indicação.

  44. Julia Abranches

    Boa tarde Amigos !

    Será que alguém me pode dar a receita para fazer doce de desta fruta

  45. CIBONEI NOGUEIRA FUENTES

    OI,
    ESTOU TENDO UMA ENORME DIFICULDADE DE ADQUIRIR UMA PLANTA OU SEMENTES DE TOMATE ARBÓREO. SE ALGUÉM TIVER A PLANTA OU AS SEMENTES PARA VENDER PODERIA ENTRAR EM CONTATO COMIGO? FICAREI IMENSAMENTE GRATA. QUEM ESTÁ BUSCANDO POR ESTA PLANTA É MINHA TIA QUE TEM UMA CHÁCARA NA CIDADE DE MONTE-MOR ESTADO DE SÃO PAULO – BR.
    AGUARDO ANSIOSAMENTE UM CONTATO.
    FOI MUITO CONFORMATADOR PODER LER TODOS ESSES E-MAILS E SABER QUE É POSSÍVEL TER UMA PLANTA DESSA.
    MAIS UMA VEZ GRATA PELA ATENÇÃO.
    CIBONEI NOGUEIRA FUENTES
    VENTURAFUENTES@TERRA.COM.BR

  46. Augusto C.Pereira

    Já me constou que o tomarilho tem propriedades medicinais que favorecem a baixa dos valores de glicémia. Se alguém souber se esta opinião se confirma, agradeço o favor de
    mo comunicar, o que muito agradeço.

  47. Gustavo

    Boa tarde,

    Este fruto remete à minha infância, contudo não consigo encontrar um local onde se venda um pé desta planta,pois tenho muito terreno, com diversas plantas e árvores de fruto e gostaria muito de ter uma planta de tamarilhos, gostaria de saber se existe alguém na zona de grande Lisboa que me pudesse indicar onde comprar, ou se me pode vender um pé ou mais dessa planta.
    Por favor entre em contacto comigo pelo e-mail gust.pedro@gmail.com.

    Com os melhores cumprimentos,
    Gustavo Pedro

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.