Tomate arbóreo, Cyphomandra betacea (Solanaceae)


Como os meus pais estão fora, parece que vamos ser nós a experimentar esta novidade que plantaram no jardim. Não sei como. A minha mãe disse que se comia como um kiwi, mas no Um Amador da Natureza (de onde retirei o título), diz que se usa como os tomates. Ainda não encontrei muito mais informação. Alguma sugestão?

Uma resposta para“Tomate arbóreo, Cyphomandra betacea (Solanaceae)”

  1. Miguel M. Conrado

    Muito interessante, pois eu não conhecia essa especie de tomates. Se tiver outras frutas ou verdurasdiferente , gostaria de conhecelas.
    Obrigado, Conrado

  2. Nevinha Starling

    interessante, tenho este fruto plantado em meu terreno há mais ou menos 3 anos, e agora que está produzindo. Acho ele saboroso, o gosto me faz lembrar um maracujá.
    Uma fruta que tem uma polpa bonita, avermelhada.
    Ganhei um fruto e eu mesma fiz as mudas, tenho mania de fazer mudas das sementes de qualquer fruto que como.
    Coincidente hoje colhiuns frutos

  3. Adriana De Marco

    Nossa, há muito tempo tento saber algo sobre este tomate.
    Qdo criança em minha casa no interior de Minas (Itapecerica)tinha um pé desde tomate e depois que me mudei de lá nunca mais ví. Sempre que vou a mercados procuro por eles mas sempre em vão. Eram deliciosos e comíamos como kiwi.
    Algue saberia me informar onde comprar deste tomate?

  4. maria da gloria

    Fiquei conhecendo o tomate de arvore neste final de semana, peguei uns frutos que estavam caidos no chão e agora quero plantar em meu quintal.Quem sabe como posso plantar? Tenho que secar as sementes ou posso plantar as sementes direto? O tomatinho cereja planto direto e da muito certo.Aquardo resposta urgente. Obrigado

  5. Vera Condé

    Olá pessoal!
    Moro em Belo Horizonte, Minas Gerais e estou procurando por sementes desses tomates deliciosos há 3 anos, por favor me socorram! Onde posso encontrá-las? vlconde1@hotmail.com
    Obrigada
    Vera

  6. Carlos Campaner

    Já tive um pé desses na minha calçada.é um arbusto muito sensível. Os frutos são comidos em natura como maracujá. Da casca não conheço nenhum proveito. Possuo duas mudas em casa, se alguém estiver interessado é só me avisar. Um abraço.

  7. sebastião f da silva

    gostaria muito que alguem conseguisse sementes ou mudas deste tomate de arvore , o que eu vi uma vez era salgadinho por naturesa ,ficarei muito grato tel062 32338654

  8. regina

    Quando criança visitava minha avó que tinha um grande quintal. Em seu quintal tinha de tudo… até uma árvore de tomate. Nós (as crianças)costumávamos balançar em seus galhos e quando cansados fazíamos uma pausa para comer o tomate, que é uma delícia. Hoje tenho uma árvore em minha casa e uso o tomate em sopa de trigo…

  9. Fabiana

    Se alguém quiser sementes do tomates arbóres me avisam na casa do meu avó tem desta arvores e posso conseguir sementes.

  10. Fernando Marques

    Boas,temos um tomateiro arbóreo ou tamarilho com 1 ano e estava lindo muitas e grandes folhas, carregadissimo de frutos e um tronco enorme.A meio de agosto vieram ventos fortissimos e plantei relva que está linda,mas para isso tenho regado a terra todos os dias.Neste momento o tamarilho está a perder as folhas todas,o vento partiu-lhe algumas pernadas e estamos com receio que ele morra!
    poderá ser excesso de água?? de regar a relva? É normal perder as folhas assim de repente? pode na altura certa ser podado? Gostamos muito da árvore e agradeciamos toda a ajuda e informação possivel…Um bem haja e Cumprimentos.

    Fernando Marques

  11. Rômulo de Oliveira

    ha uns 5 meses conheci esta ” fruta” aqui na minha cidade. (Ubatuba – SP).
    O feirante informou que ela ocorre facilmente em minas gerais.
    Descobri também que é bem consumida na área rural de campos de jordão- sp.

    Tirei as semente “joguei” em uma terra que achei boa ( Uma quantidade de terra preta e 2 de areia fina) e o legal que praticamente todas as semente germinaram.
    distribui na vizinhaça, pois gostei muito do sabor da fruta que espero comer não sei quando.

  12. Arménio

    Olá pessoal

    Eu conheci os tamarilhos em janeiro de 2007 em Santa Maria da Feira, que fica a uns 20 km de Vila Nova de Gaia,Portugal, pois a minha prima tinha uma árvore de tamarilhos no quintal. Eu trouxe algumas sementes para São Paulo, plantei-as em vasos algumas germinaram. Quando as plantas estavam com cerca de 30 cm de altura eu as transplantei em uma chácara que possuo, em Ibiúna, a 70 km de São Paulo. Elas deram-se tão bem, que passados 18 meses desde a semeadura, já estou a colher os primeiros frutos. Apenas por curiosidade, contei os frutos de uma única árvores e foram 95 tamarilhos. O interessante destas árvores é que elas iniciaram a dar frutos há cerca de 2 meses e creio que ainda darão frutos pelos próximos 2 ou 3 meses, pois alguns frutos já estão maduros e a planta continua a produzir flores. A terra onde os plantei é ligeiramente ácida e tem bastante umidade. O único adubo que uso é esterco de galinha e de ovelha. Quanto a pragas,só notei um tipo de lagarta esbranquiçada, que ataca as folhas da planta quando é nova, e deve-se ter cuidado com a mosca das frutas, pois percebi alguns frutos perfurados e que depois cairam ao chão ainda verdes. Coloquei armadilhas (garrafas PET com furos de 2 cm a cerca de 15 cm do fundo e coloquei nelas uma mistura de cerveja, água e açucar) e resolvi o problema. Eu li numa publicação da Embrapa que a dormência das sementes pode ser quebrada se as deixarmos em freezer (arca frigorífica) durante uma noite, e assim a germinação é de 95%, contra 10% sem o tratamento. Eles aconselham também a tratar as sementes com álcool a 70% e água sanitária (lixívia) diluída com água (1 parte de água sanitária para 3 partes de água) durante 6 horas, para evitar doenças, principalmente fungos.
    Os meus tamarilhos são ovais e vermelhos, mas eu os vi no Carrefour, importados da Colômbia, maiores e de formato mais arredondado. Vou comprar alguns para tirar as sementes e diversificar as variedades.

  13. José Rui Fernandes

    Caro Arménio, obrigado pelas dicas. Só uma coisa: A árvore é muito frágil, se vir que tem frutos a mais, mais vale arrancar alguns pois os ramos partem com o peso. Aí no Brasil deve-se dar bem melhor que aqui em Portugal.

  14. marta

    Olá a todos, estava a pesquisar para saber a que é que os tomarilhos fazem bem e encontrei esta página, que já me elucidou sobre algumas formas de utilizá-lo. Tenho 2 árvores no meu jardim e costumo come-los retirando a polpa com uma colher. Moro na Zona de Mafra Portugal e se alguém quiser sementes é só pedir.meu endereço de email martadine@hotmail.com

  15. Rinaldo Leite

    Sou mais um dos que procuram desesperadamente mudas ou sementes deste fruto que tanto foi e será sempre apreciado.
    Consumi na região do Vale do Paraíba e estou atualmente com uma chácara na cidade do GAMA, Distrito Federal, pronta para o plantio de quantas mudas eu conseguir.
    Aqui é desconhecida, já tem meses que procuro e ninguém faz idéia do prazer de comer um tamarilho.
    Podem me ligar 62 9658-1951.

  16. celina

    conheço o fruto desde criança. Simplismente o conhecia comido ao natural. Li certa vez que o tamarilo é bom para fortalecer o sistema imunitário.

  17. dirru

    Ola amigos conheci faz pouco tempo essa planta e fiquei admirado pela sua beleza e pelos seus frutos.. adoraria cultivar.

    Ganhei duas mudas porem queria uma variabilidade genetica maior….

    em busca da semente perfeita….rs

    feliz 2009 a todos

  18. Malu

    Gente hoje conheci o tomate arbóreo um gigante cheio de frutos segundo minha mãe angélica este tomate tá rendendo custa amadurecer que não é mole, ganhei 2 tomates, por isso estou aqui comentando, eu confesso que fiquei com medo de comer achando que podia ser veneno, olha quanta burrice de minha parte, é ainda estou boiando tentando saber para que serve…….

  19. Henrique Alves

    Tamarillos, tomate de árvore, tomate do mato (MG), tomatão (BA), tomate francês (SP), tomate brasileiro (SP)… nativos dos Andes e da América do Sul, família das Solanáceas, a mesma que os tomates comuns, berinjelas, pimentas malaguetas, pimentões.

    As árvores são frágeis no começo, mas com uma poda sistêmica, torna-se forte e agüenta os trancos das ventanias. Há uma espécie de lagartas e também larvas de coleópteros que lhe servem de praga.

    As lagartas podem ser retiradas manualmente, na lida do dia-a-dia. Já as larvas de besouros, que perfuram o tronco e passam a sugar a seiva elaborada da planta, bem no centro dos troncos, podem levá-la à morte. Essa praga gosta de troncos de árvores que dão frutos cítricos, em geral. A forma de tratar da planta, nesse caso, sem o uso de produtos químicos pode ser feita da seguinte forma (é trabalhoso, mas vale a pena): ferver 50g de folhas de arruda em 2,5 litros de água; 3 cabeças de alho em 2,5 litros de água; misturar os dois chás e colocar nos 5 litros resultantes raspas de sabão biodegradável. Então molha-se o pé da planta com parte dessa mistura. E depois, com o auxílio de uma seringa, injetar a mistura dentro de cada furo feito pela larva do besouro (não sobra uma!).

    Faz bem para a respiração, para a pressão arterial, é grande fonte de vitamina A e C, e dizem que diminui o colesterol. Segundo Valquiria de Lima Tavares, Luciana Bavaresco Andrade e Sergio Echeverrigaray em “Quebra de Dormência de Sementes e Cultivo in vitro de Cyphomandra betacea (Cav.)Sendt.”, o tamarillo é “fruta de origem andina, apresenta propriedades nutricionais importantes para a dieta humana, é rico em vitamina “C”, Carotenóides , Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro, Cobre, Zinco, Manganês e Fosfato. Suas propriedades medicinais são
    atribuídas no combate às doenças respiratórias, anemia,
    afecções do fígado, diabetes, reumatismo, entre outras.
    Além de possuir níveis adequados de vitaminas apresenta
    também outros componentes químicos responsáveis pela
    coloração como antocianinas, flavonóides e fontes
    alternativas de esteróides de interesse farmacêutico como
    a solasodina e o tomatidenol”.

    Já em relação à culinária, os tamarillos são praticamente uma especiaria-curinga. Combina tanto com doces como com salgados, varia do amargo ao ácido, desde sucos até compotas e sorvetes. Experimentei fazer com peixe, numa espécie de moqueca e achei delicioso. Ontem, coloquei algumas fatias (sem a casca) numa pizza (junto com tomates comuns, pimentões, cebola picadinha, azeitonas, orégano e queijo) e o resultado foi uma delícia exótica.

    O tamarillo ainda me parece exercer uma fascinação erótica, tem um quê de afrodisíaco, tanto pelo formato quanto pela cor e o sabor peculiar, indefinido no corpo da língua e separado em partes conhecidas – a mistura do gosto da fruta age toda em conjunto e ao saboreá-la, conseguimos dissociar partes de seus sabores semelhantes aos que conhecemos: goiaba, maracujá, sal, amargo (casca), cítrico, ácido, doce -. Experimentem tomar um bom vinho a dois e partilhar de rodelas dessa fruta especial numa noite inspiradora…

  20. Gilda B. Bacelar

    Vim tirar dúvidas sobre o nome desta planta, depois de discutir com um colega que dizia chamar-se “tomarilho” e não “tamarilho” e acabei a ler todos os comentários, o que foi óptimo para aprender coisas sobre a mesma planta. Ignorava as suas propriedades a nível de saúde, por exemplo. Ainda ontem fiz uns quantos frascos de compota, mas para a próxima vou descascá-los (que trabalheira vai dar!) antes de os pôr a cozer, talvez a compota fique menos acidulada, embora eu aprecie mesmo assim. Tenho no meu quintalito dois pés que um vizinho ofereceu ao meu marido, mas só um dos pés é que deu alguns frutos no Verão passado. Como o vizinho tem demasiados e não consegue “despachá-los”, oferece uns quilos que eu aproveito para fazer a compota. O problema com os que tenho é que a neve que caíu cá em Braga deixou-os mesmo “carecas”, tendo acontecido o mesmo com os fisales, coitadinhos ficaram todos com um péssimo aspecto. Mas o meu marido já providenciou uma armação que vai permitir no Inverno tapar as plantas mais frágeis e assim evitar que sofram. Gosto de tratar de plantas e os tamarilhos são mesmo bonitos. Hei-de experimentar o sumo de que falam, só usei em salada mas a família reclamou porque os achou muito ácidos. Também vou tentar obter os tais amarelos que nem me lembro de ter visto alguma vez.

  21. alicio damasio

    tem mais um nome,pagode,conheci este tomateiro no distrito
    de cajueiro municipio de ibicaraí Ba,nao me deram nenhuma informação,depois meu irmão tem um baita dum pé todo escorado,e carregado q dar gosto se vê,isto é na (CEPLAC)
    encontrei sobre esta solana num livro de autor portugues frutos comestiveis,onde ele menciona;conbate a anemia,e trabalha bem o sistema respiraório,a esposa de meu irmao já fez suco e salada, como pesquiso sobre plantas medicinais, como todos os dias, gostei destes comentários.Alicio.. abraços..

  22. Fernando

    **** SEGUNDO O FEIRANTE QUE ME VENDE A CASCA É TÓXICA ****
    Compro e uso seu miolo pra temperar salada; fica excelente.

  23. EduIglesias

    Caro José, este é um pé de tomateiro japones, é doce e deve ser comido como fruto. Alguns Chefs estão fazendo molhos com eles, mas o gosto não fica dos melhores.

  24. Arménio

    Bem amigos, cá estou de volta para falar dos tamarilhos.Como já colhi alguns quilos, resolvi fazer uns frascos de chutney e o resultado foi muito bom. Este molho eu já experimentei com carne, peixe e frango assados e gostei muito. A receita é simples: 2 kg de tamarilhos descascados e cortados, 300 g de açúcar mascavo, 2 maçãs verdes picadas, 2 pimentas dedo-de-moça picadas, 50 g de gengibre ralado, 2 dentes de alho picados, 200 g de amêndoas picadas (ou castanha de cajú), sumo de 1 limão, raspas da casca de 1 limão, uma pitada de sal, duas chícaras de vinagre de cidra, 200 g de uva passa sem semente. Coloca-se tudo em uma panela grande e deixa-se ferver por 1 a 2 horas, até que as frutas estejam bem desmanchadas e a massa consistente. Enquanto isso, ferve-se os frascos limpos (eu utilizo frascos usados de palmito, maionese,…) durante 30 minutos. Coloca-se depois o chutney nos frascos ainda quente, tampa~se e coloca-se novamente os frascos em água a ferver por mais 30 minutos. Desta forma, o chutney dura muitos meses, mesmo fora da geladeira. BOM APETITE!

  25. Sol - Brazil

    Em homenagem ao Sr. Henrique que nos forneceu a “dica” para uma noite inspiradora … com tamarilhos ou tomarillos … aí vai uma receita interessante criada para uma marca de azeite português pela chef Bel Coelho. A chef é responsável pelo Buddha Bar, de São Paulo, filial brasileira do famoso restaurante-lounge parisiense. Bom apetite, Sol – Brasília, DF, Brasil.

    Salada de tamarillo, queijo e nozes

    Ingredientes para a salada
    1 folha de alface crespa, cortada em pedaços médio
    1 folha de alface roxa, cortado em pedaços médios
    3 folhas de rúcula, sem o cabinho
    3 folhas pequenas de alface Frisee
    1 unidade de tamarillo, cortado em oito sem a casca
    20gr. de queijo de cabra (queijo firme), fatias finas
    30gr. de nozes carameladas (receita abaixo)
    30 ml de vinagrete de Dijon (receita abaixo)

    Ingredientes para o vinagrete
    100 ml de azeite
    1 limão siciliano
    1 colher de sopa de mostarda dijon
    1 colher de chá de mel
    Sal a gosto

    Ingredientes para as Nozes
    100gr. de nozes
    100gr. de Açúcar
    50 ml de água

    Modo de preparo para a salada
    Disponha todos os ingrediente no centro do prato e tempere a salada com o vinagrete.

    Modo de preparo para o vinagrete
    Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea.

    Modo de preparo para as nozes
    Faça um caramelo com o açúcar e a água. Acrescente as nozes coloque-as para esfriar em uma placa de silicone.

    Rendimento
    1 porção

  26. JOSÉ MARCOS

    Estou produzindo artesanalmente sementes de tomarilho para vender. Os interessados podem mandar uma mensagem através de meu endereço zemarcos_alegria@hotmail.com. Já enviei milhares de sementes para diversas localidades. A fruta é excelente e fácil de cultivar.

  27. RICARDO UIARETE DE OLIVEIRA PAIVA

    Estou procurando as sementes do tomate arbóreo e até esta data não consegui, quem tiver para vender, não importa de onde – meu email – ricardouiarete@yahoo.com.br, Tele: (85) 3343.1041 e 8606.1520, pagamento via BB, depósito na conta e pago o CEDEX 10. Preciso urgentemente pois pretendo pegar ainda a quadra invernosa, que vai até inicio de junho.

  28. João Franco

    Se eu tirar as sementes de um tamarilho comprado no mercado, elas germinarão? Se sim, secas ou húmidas?

    Obrigado,

    João.

  29. Eliane Alvares

    Ganhei de um amigo, como sendo tomate selvagem. Resolvi pesquisar e descobri que é arboreo. Ele tem vários pés, e pretendo cultivar pois achei bem interessante.

  30. dirce maria

    Quando eu era pequenina, e ja faz muito tempo -tenho 41 anos-
    tinhamos um pé desta planta que era conhecida por tomate japonés, além de gostar muito do fruto, era maternidade de borboletas, pois vivia cheias de casulo das futura borboletas!!

  31. Queucer Nézio Ferreira

    Estou cultivando o tomate chimango. Gostaria de saber qual a propriedade do mesmo e para que serve. É uma delícia.

    Queucer

  32. Egberto

    boa tarde

    gostaria de comprar semente de tomate frances ou tomatillos
    se alguma pessoa tiver semente eu compro para cultivar em minha chacara
    grato

    meu tel 17 9765 9620

  33. Emilia Rosa

    Conheço o tomate de árvore, como nós o chamamos em Minas Gerais desde, a vida toda. na casa de meus avós tinha alguns pés e hoje também tenho no meu quintal.
    Gosto muito de batê-los no liquidificador com leite e açúcar, fica parecido com iogurte. Também comê-los ao natural e bem maduros. Adorei encontrar receitas diferentes aqui.
    obs: além de sementes se reproduzem por estaquia.

  34. Antonio Luiz M Diaz

    Ola tenho um pé em casa moro em Guarulhos São Paulo já há alguns anos comprei a fruta no supermercado como exótica fiz algumas mudas com sementes pra ver se germinava e deu certo, uma pegou demorou uns 8 meses para ela dar fruto, tem flores como um tomateiro comum, para fazer mudas e só tirar as sementes e plantar demoram para germinar depois e só pegar as melhores mudas e plantar gosta de água sol mas não gosta de vento , as borboletas adoram suas folhas, mas deixam suas lavras que furam as folhas, mas ela continua a dar bons frutos , hoje 17/06/2009 tem flores frutos com 1 cm e grandes esta sempre com frutos, eu gosto com açúcar ou ao natural mas tem gente que acha meio azedo, mas eu adoro, tiro a casca e faço salada com sal e azeite fica uma delicia.
    Luiz meu email luiz601 arroba Yahoo.com.br

  35. Solange

    Pessoal, estes tomates tb lembram da minha infância, hj tenho 42 anos e comia muito com sal na casa de uma vizinha, estou desesperada para conseguir alguma mudinha ou semente destes tomates maravilhosos, alguém pode me enviar? Só para cultivo artesanal mesmo ñ tenho muito espacço mas adoraria ter um pé deles aqui em casa.

    Agradeço muito a quem muder me ajudar.

    Abraços a todos.

    Solange

  36. Beth

    Comprei muitos tomates maduros em Itanhandu MG. Fiz uma excelente geleia com tomates batidos com casca depois peneirados, açucar e um pouco de canela.
    Experimentem.

  37. Marcos Batista Anjo

    -Pessoal, Adorei os comentários!!!
    -Depois de muito tempo (tenho 44 anos tbm) plantei em meu quintal e deu certo!
    -Gostei tanto que gostaria muito de dividir informações com vocês. Estou em São Paulo-SP. Quem sabe o futuro dessa nossa conversa pudesse ser… montar uma Cooperativa para produzir-los e vender-los hein? Meu nome é Marcos e e-mail anjo.marcos75@gmail.com, Vamos “amadurecer” essa idéia!??

  38. jotinha jah

    Eu estou a pensar começar a rentabilizar mais os meus pés.
    Este ano germinei 20 e penso colocá-los no terreno em março-abril próximos.
    Estou a estudar mais o caso, e como não vejo tamarillos à venda em nenhum lado, talvez faça uma mini plantação a ver o que pode dar.
    Brevemente irei fazer um site :)

    abraço

  39. RICARDO UIARETE DE OLIVEIRA PAIVA

    solicito encarecidamente uma ou duas sementes para iniciar um plantio, pois a mais de 4 anos estou tentando e fiquei muito feliz em saber que alguem pode me ofertar, vender, faço qualquer coisa para conseguir umas sementes, pago também o CEDEX.

    Meu endereço é,

    Rua Gervásio Martins 35 Canindé-Ceará
    CEP: 62.700.000
    Telefones: (85) 3343.1041 e 8606.1520

    mui agradecido.

  40. Gustavo Vasconcelos

    Boa noite, estou fazendo algumas mudas para plantar na fazenda. Achei um fruto muito distinto. Gostaria de saber se existe publico para esta fruta não muito conhecida aqui no Brasil e quanto esta o preço no mercado, já que na minha região eu nunca vi deste fruto.
    Meu e-mail é gustavomaldini@hotmail.com .
    Desde já muito obrigado a todos!!!!!

  41. Mario M.Faria

    ola amigos do tamarilo ou tomate Inglês,
    Como todos vocês falão em tamarilos e tomates Inglês, vocês fazem-me voltar a minha infancia ,50 anos atras quando ainda com a fralda caida pelo cu abaixo me ponha a abanar a tão referida arvore pra me deliciar ou saciar um pouco de tudo, Sou da ilha da Madeira, uma ilha com um clima tropical bem razoavel, que temos de toudas ou quaise toudas as especies de frutos,
    Então como toudo o mundo fala do tamarilo em sumos molhos ou saladas ,eu por minha vez vou vos dar a minha receita preferida do tamarilo, não excluindo a minha glutice pelo tão cubiçado fruto que tanto comia com casca e tudo!
    Aqui vai a receita de licor pra vos saciar do tão afamado tomate arbóreo.

    25 tomates

    1L.de Alcool

    1Kg, de açucar

    1Lt, de agua

    Modo de preparação

    Cortar os tomates ao meio retirar o conteudoe deitar de infusão no alcool durante 8 dias

    fFindo os 8 dias fazer um xarope normal com a agua e o açucar,deixa-se arrefecer e junta-se à infusão.

    Deixar repousar, filtar e engarrafar.

    alguma sugestão me contactem em
    mariomanuel.faria@gmail.com

  42. Reinaldo Bustorff Feodrippe Quintão

    Gostaria de receber algumas sementes do tomate arbóreo.
    Meu endereço é: Granja Mariado Rosário – Distrito de Selema – Zona Rural – Rio Tinto – Paraiba – CPE 58.297-000

  43. Beth

    Reinaldo, tenho algumas sementes que vieram de Itanhandu – MG e posso envia-las na proxima semana. Mas peço,por favor que responda quando recebe-las.

  44. Alipio silva

    tenho trez tomateiros ou seja arvores carregadinhos desses frutos despenso a quem quiser alguns tomatinhos sou de vila nova de gaia porto portugal o meu contacto é
    alipiomsilva@hotmail.com ou telwmovel-962235920

  45. Maria Lucia Sauer

    Estou pesquisando varidades de tomates e me interessei por este especime chamado de tomate arbóreo. Gostaria de receber sementes de quem as tenha, bastando me dizer quanto é, além do custo de envio. Grata pela atenção
    Maria Lucia Sauer – Rio de Janeiro
    mlsauer@sauernet.com.br

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.