A árvore nacional
Ao ler a Gardener’s World de Dezembro, onde se escreve com muita paixão por estas coisas, descubro que os ingleses consideram o Carvalho Roble, Quercus robur, a sua árvore nacional. Um autêntico símbolo e traduzindo literalmente, chamam-lhe Carvalho-inglês. Também têm e gostam do Carvalho-pétreo, Quercus petraea, mas é menos importante.
Qual é a árvore nacional de Portugal, ou quais serão os melhores candidatos a tão importante designação — a nossa signature tree? Pensei sobre o assunto e não sei. Devia ser autóctone, majestosa e nobre. A minha sugestão será também um Carvalho, o Carvalho-cerquinho, Quercus faginea. Também apelidado Carvalho-português e cada vez mais uma raridade.
Tenho de descobrir se este é um deles.
Uma resposta para“A árvore nacional”
Sim o carvalho cerquinho seria sem dúvidas a árvore portuguesa. Porque não um dia nacional do carvalho cerquinho? Nesse dia as escolas sairiam para o terreno e levariam as crianças e jovens a plantar, semear carvalhos cerquinhos.
Pertinentes, ambos!
Gosto da ideia de colocar as crianças e jovens a plantar Carvalhos. Já existe um dia da Floresta Autóctone, como muito bem foi lembrado no Terraforma — o problema é que acho que já não existem florestas ou mesmo bosques de Carvalho-cerquinho (o seu dia, seria uma boa forma de o promover e replantar).
Em Portugal, (também) em relação às nossas árvores, o problema é também de imagem. Reparem no logotipo do The National Trust de Inglaterra. Eles estimam o que é deles, têm orgulho, promovem-no e utilizam em seu proveito positivamente.