Positivo

De repente, cruzei-me mais uma vez com uma série de notícias que considero positivas para o desenvolvimento do país.

A já mencionada energia eólica, apesar de todas as reservas que coloquei e coloco, globalmente é um acontecimento e uma medida meritória deste governo. Já vai tarde, mas isso é outra história. A mega-central solar de Amareleja também foi finalmente licenciada, embora igualmente tarde.
No Semanário Económico, diz-se que Portugal está e pode continuar na vanguarda do aproveitamento da energia das ondas. Há vários projectos e muitos investimentos alinhavados. Vamos a ver quanto é que se concretiza e se conseguimos desenvolver uma indústria que segundo o jornal, pode representar 30% do nosso PIB.
No Público, saiu uma notícia que dá alguma esperança aos produtores de castanha. O Departamento de Protecção da Estação Florestal Nacional e o Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em conjunto com o Instituto de Investigação da Floresta, Neve e Paisagem, em Zurique na Suiça, descobriram um vírus que ataca o fungo que provoca o cancro do castanheiro, uma doença até à data incurável. Também um assunto a seguir com interesse.
Por fim, no Jornal de Notícias, relata-se que o plano nacional para a agricultura biológica, apresentado em Maio de 2004, se encontra totalmente parado. Apesar disso, o grande entusiasmo com que os agricultores têm aderido aos métodos de produção biológicos, permitiram atingir os objectivos do plano, mesmo sem qualquer apoio ou incentivo do Estado. Claro que em termos europeus, a nossa produção é uma miséria e nem para o consumo interno chega, mas não deixa de ser admirável que uma área tão abandonada como a agricultura, tenha respondido positivamente ao mau Estado que temos. Assim para 2005, espera-se que existam 1500 produtores (em 2001 eram 1093), para 250.000 hectares (em 2002 eram 91.000 hectares) de área de produção de vegetais.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.