Carbono Zero: Esclarecimentos (1)
Como disse algures, contactei a empresa Carbono Zero (na verdade uma marca registada da empresa E. Value – Estudos e Projectos de Ambiente e Economia, Lda.), com algumas questões. Dizia eu no meu e-mail que achava faltar um “about us” e questionei sobre como eventualmente ser uma “floresta carbono zero”. Segue-se a resposta na íntegra, com a devida autorização, como mandam as regras da boa educação. Por uma questão de facilidade de leitura e de acesso, o negrito e links são meus.
“Em primeiro lugar as nossas desculpas pelo atraso na resposta à sua mensagem. Sem ser uma justificação, talvez sirva de atenuante a agitação que foi para nós esta fase de lançamento…
Respondendo às questões que nos coloca:
1: Em relação ao CarbonoZero e às suas motivações
A apresentação das entidades envolvidas (o tal “about us” a que se refere) consta da secção “Quem somos” do menu “O que é CarbonoZero?” em www.carbono-zero.com. Tentámos uma apresentação sucinta de cada entidade e das suas atribuições no âmbito específico deste produto, remetendo para os websites respectivos a procura de informação mais detalhada sobre as estruturas e pessoas responsáveis por cada entidade.
No mesmo menu, na secção “Funcionamento” encontra informação sobre a forma como quantificamos as emissões, os critérios de elegibilidade que estabelecemos para as áreas florestais e a forma como quantificamos o sequestro de carbono nessas mesmas áreas. Estes elementos são aprofundados no Documento de Referência CarbonoZero, de natureza mais técnica.
Tentámos que o website contivesse toda a informação relevante sobre o CarbonoZero, sem que os textos se tornassem excessivamente longos. Sendo este um produto (e na verdade um conceito) novo em Portugal, estamos conscientes de que a transparência é fundamental para a sua credibilidade e, portanto, para o seu sucesso. Foi também por isso que decidimos que o CarbonoZero seria objecto de um processo de verificação externa independente, a realizar pela Deloitte. Com esta verificação queremos oferecer garantias adicionais não apenas de que os critérios e métodos em que o produto se baseia são adequados, mas também que o dinheiro pago pelos clientes é correctamente aplicado.
O CarbonoZero é um produto de mercado, não subsidiado, que tem que criar as suas próprias condições de viabilidade económica. Acreditamos que as estratégias de sucesso na abordagem dos problemas ambientais se fazem cada vez mais através de instrumentos económicos que integram o Ambiente na economia, nos negócios e na vida quotidiana. CarbonoZero é precisamente isso, um instrumento de mercado, de natureza voluntária, que permite a cada um assumir a sua responsabilidade individual e remunerar um serviço ambiental que a floresta lhe tem vindo a fornecer de forma gratuita.
2: Em relação à possível integração da sua área florestal na bolsa de compensação CarbonoZero
Os critérios de selecção de áreas florestais estão referidos, de forma genérica, no menu “Floresta CarbonoZero”. Poderá encontrar informação mais detalhada no Documento de Referência CarbonoZero, em particular nos pontos 3 (aspectos técnicos) e 4 (aspectos contratuais). Com estes elementos poderá avaliar se a sua área cumpre os critérios de elegibilidade e se as condições que oferecemos são interessantes.
O objectivo do CarbonoZero é constituir uma bolsa de áreas florestais tão diversificada quanto possível em termos de espécies e localização geográfica. Embora, nesta fase inicial de lançamento do produto, o nosso portfolio tenha necessariamente de ser reduzido, temos todo o interesse em conhecer e avaliar novas áreas que possam vir a integrar a bolsa CarbonoZero no futuro.”
Deixe um comentário