Parabéns pelo blogue, é excelente!
Eu,(apesar de o meu blogue não ter nada a ver com isso) também sou agricultor, mais própriamente, viticultor na zona de de Ponte de Lima.
Já aprendi bastante aqui e voltarei sempre que possa. Até lá, um feliz Natal e um 2006 cheio de suceso é o que te desejo.
Um abraço.
Bernardo
Semei no ano passado num canteiro em casa um diospireiro, que neste momento tem cerca de 1 palmo de altura. Gostava de saber se me pode informar em que altura devo fazer o transplante para a terra. Já agora que condições de sol e humidade são a preferiveis para colocar o diospireiro? Obrigado
jrf
Por esta altura seria o ideal para transplantar, mas tão pequeno ainda pode ficar mais uns tempos no canteiro, onde se calhar pode ser mais vigiado.
A árvore nova requer bastante água em solo bem drenado, embora depois de adulta tolere bem a seca. Sol total.
Duas páginas com mais informação: Purdue University Floridata
natália almeida
Na época anterior, o meu diospireiro que já tem 9 anos, estava carregadinho de fruto e durante todo o verão caíram, ficando apenas 6. Não percebi porquê, mas não lhe faltei com a rega. se alguém me puder ajudar.
Também gostaria de saber se posso podar as cerejeiras e as figueiras.
moreira da costa
Tenho um diospireiro que foi plantado há seis anos.´Já dá fruto há varios anos,no entanto a arvore continua pouco desenvolvia,com uma altura aproximada de 1 metro e 20cm e o tronco com um diâmetro de 3 cm. Que adubaçao devo fazer?
José Rui Fernandes
Que solo e luz é que a árvore tem?
Carlos Brito
Acabei hoje mesmo de plantar um diospireiro frau-frau(!?!).Pelo menos, era esse o nome que a etiqueta tinha escrito.
Como estava já bastante grande, antes de plantar podei-lhe os ramos mais altos porque, embora alto(2,5 m), o diâmentro do tronco tem apenas cerca de 2,5 cm.
Será que fiz bem?
Já agora, eu também gostava de saber se o local será benéfico para que o diospireiro se desenvolva. É na zona de Loures/Mafra tem muito sol (vento também…) e a terra é do tipo basático.
Devo ainda dizer que essa terra não é a originária do local (que é calcária e argilosa), porque há alguns anos fiz ali um grande aterro com a referida terra basaltica. Tornou-se assim num solo com cerca de 5 metros de profundidade e com grande capacidade de drenagem.
Ao certo não lhe sei dizer. As árvores são muito adaptáveis, resta saber se vai frutificar de acordo com as expectativas.
O diospireiro não gosta de poda, mas se acha que foi formativa para uma futura copa mais equilibrada, não deve haver problema. O pior que aí tem deve ser o vento.
ramiro leao
Sou doido por diospiros. no tempo deles sou capaz de os comer diariamente sem enjoar. gsotaria de saber as suas propriedades medicinais e contraindicações se as houver.
carlos abafa
Tenho um diospireiro com algumas dezenas de anos e está muito alto. Não consigo colher mais de metade dos frutos. Será que posso podar de modo a reduzir a altura? Em que altura do ano?
O Diospireiro não é uma árvore que goste de ser podada. Para renovar uma árvore já de grande porte, o melhor é fazê-lo gradualmente, ao longo de três ou quatro anos. Depois de frutificar e já sem as folhas.
sara
eu adoro diospiros mas não percebo nada disso eu só como diospiros da minha mãe mas ela tem que me dizer se nesse ano os diospiros são bons.
Armenio Matos
Plantei á quatro anos dois diospireiros,que comprei num centro de jardinagem, como sendo diospiros de roer.
Vinha na etiqueta “diospireiro Kaki e diospireiro Fau Fau ambos de roer”
Na verdade somente um é de roer, sendo o outro o tradicional.
O diopireiro de roer no segundo ano deu frutos excelentes e no ano transacto deixou cair todos os frutos quando ainda estavam em formação, tendo as folhas ficado amarelas. Será algum mal ou carência de alguma vitamina na terra? Agradecia se me pudesse ajudar na resolução deste problema.
Caro Armenio, não sei o que será, mas tanto pode ser um fungo, outra peste ou falta de micro-nutrientes no solo…
Tente arranjar um fertilizante adequado para fruteiras, de preferência biológico.
Armenio Matos
Os meus diospiros normalmente criam bichos junto ao pé quando estão maduros, será que necessitam de algum tratamento especial?
Obrigado pela ajuda.
Que tipo de bichos? Pode enviar uma fotografia?
Deve ser a causa da queda dos frutos.
Armenio Matos
Os bichos que falo são muito pequenos, é preciso estar com muita atenção para os ver, os mais pequenos somente se vêm com uma lupa,é um bicho da côr do interior do diospiro e situam-se no interior do diospiro junto ao pé; Somente se vêm quando o fruto está bem maduro. Penso que será difícil tirar uma foto, no entanto quando fôr a proxima colheita, tentarei tirar e enviar.
Antonio C. Carapinha
Tenho diversos pessegueiros,este ano não consegui aproveiter nada.As arvores estavam carregadas, mas os pessegos apresentaram-se muito escuros, pois até perecia ferrugem.
Agradecia que informa-se, oque hei-de fazer?
Obrigado
Manuel Vaz
Estou em França e nunca aqui vi diospireiros a vender
procuro diospiro de roer.Serà possivel de os encontrar
em Portugal e os fazer vir para França?
E quanto custam à recepção.
carlos silva
como se enxertar um diospireiro
VASCO SILVA
Sr. Manuel Vaz :
Penso que posso ajudar. Indico-lhe o nº detelefone do viveirista onde tenho comprado diversas arvores, incluindo diospireiros.
É assim: Nome- Sr. António
Nº de telefone – 239549139 ou 967075996.
Contacte e pode dizer que fui eu que o indiquei. É pessoa séria.
Caro Vasco Silva, agradeço a ajuda ao leitor Carlos Silva. Este viveirista fica em que região e como se chama o viveiro?
VASCO SILVA
Meu caro José Rui Fernandes:
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas deixo aqui os elementos do viveirista.
-António França Rodrigues
-Viveiros do Centro Litoral
-Miranda do Corvo
Os contactos telefónicos, são os que indiquei e já telefonei dizendo que certamente os meus amigos o contactariam.
Teria imenso gosto que este contacto pudesse ser-vos útil.
Os diospireiros, por vezes pregam “partidas”. Eu já fui vítima delas por uma vez.A primeira arvore que plantei, evoluiu espantosamente. Quando quiz plantar a segunda, na mesma terra, morreu. A terceira está a custar desenvolver-se, mas nem sempre o diabo está atrás da porta…
Boa sorte.
VASCO SILVA
Por esquecimento, não referi o que me tem sido dito acerca de diospireiros. Tenho sido avisado que não “gostam” de muita água e assim tenho procedido. O que está em produção está abrigado por uma sebe. Acerca da poda, apenas vou cortando os ramos que deformariam a arvore.
Todos os anos, como a qualquer arvore de fruto, no mês de Novembro ou Dezembro, aplico uma boa calda bordalesa, feita por mim, quando as arvores estão nuas. No tronco e até a altura de cerca de dois metros, aplico a mesma calda, mas bastante espessa, com um pincel de caiar.
Este trabalho tem certamente boa eficácia, para além de as arvores ficarem com um bonito aspecto. Os troncos ficam pintados dum branco esverdeado. Sinto que as arvores me “agradecem”.
Um dia destes, quando tiver informação do produto, vou voltar ao tema das terríveis moscas. Adianto já que se trata dum produto aplicado em estábulos, cavalariças e pocilgas. Afugenta as moscas, não as mata, mas enquanto o produto está activo, moscas não há. Certamente vão morar para a vizinhança, mas os vizinhos terão que fazer o mesmo.
isabel
boa noite tenho um diospireiro ha 3 anos e nos ultimos dois anos quando dá o fruto eles caem e já com um tamanho de um tomate pequenino gostava de saber o porquê.Está plantado num sitio com bastante sol mas também um pouco ventoso , agradeço que me informe porquê, obrigado.
Maria Sousa
boa noite tenho um diospireiro já com alguns anos, nos primeiros anos deu uns diospiros bons, ultimamente a arvore carrega de fruto, mas estes caem todos será que o clima é muito quente? pois é no Algarve.Tinha outro no mesmo terreno esse morreu,voltei a comprar outro mas ainda está no vaso. Agradeço que me informe porquê, obrigado.
A resposta curta é que não sei. Se a árvore tem mesmo muitos frutos, tentem fazer a monda (reduzindo a quantidade para metade), que também é preventivo de ramos partidos e escanados.
Pode ser que pura e simplesmente não gostem do local que lhe destinaram. Eu pessoalmente não gosto de lutar com as árvores. Prefiro espécies adaptadas às minhas condições. Foi uma das razões porque desisti de pessegueiros e nectarinas. Para estar a encher de químcos, mais vale comprar.
JOSE ROMA
PLANTEI UM DIOSPIREIRO EM NOVEMBRO E ESTÁ CHEIO DE REBENTOS HÁ BASTANTE TEMPO E NÃO HÁ MEIO DE REBENTAREM E COMEÇAR A DAR FLOR ,SERÁ QUE É DE SER NOVO QUE AINDA NÃO DEU NADA PODIAM-ME AJUDAR O QUE DEVO FAZER
Não vejo grande coisa a fazer. Não sei qual é a região, mas por aqui, calor é que não tem estado. Este tempo errático altera as plantas.
Manuel Martins
Plantei um diospireiro no Inverno, num solo de areia onde outrora existia pinhal, à medida que aqueceu o tempo, rebentaram algumas folhas pequenas e neste momento os ramos e folhas secam gradualmente, pergunto, que tipo de doença poderá ter esta arvore? Obrigado.
Pode não ter doença nenhuma e o mais provável é não ter as condições que necessita para viver. Tente alterar algo — desde a quantidade e frequência de água, à fertilização:
JORGE MACEDO
Moro em Mozelos-St. Maria da Feira
Tenho um diospireiro com cerca de 4, 5 anos, que no ano passado deu muita fruta.
Em meados de Jan/fev deste ano fiz-lhe um poda profunda…
Ests ano set 09 a árvore está cheia de folhagem, mas sem um uinico fruto.
O que terá corrido mal???
Grato
Jorge Macedo
A poda profunda. Como tenho dito nestes comentários, o diospireiro não é árvore que goste de ser podada.
jose a. c. santos
normalmente os diospiros caem ja grandes (despegam-se) por falta de agua.
eu resolvi esse problema usando rega gota a gota.
tenho dois diospireiros um dos pequenos com cerca de anos que carrega todos os anos, e um coroa de rei (grandes) que tem 4 anos e comecou a dar logo no segundo ano de plantado.
sou da zona da mealhada e as arvores estao em terra preta
jose a. c. santos
os bichos de que falam acima , sao certamente larvas da MOSCA DO MEDITERRANEO . estas moscas picam as cascas dos frutos e depositam aí os ovos , que mais tarde vao eclodir e as larvas daí resultantes destroem os frutos.
Se pesquisarem ha varias formas de as combater , desde armadilhas artesanais, com feromonas ate produtos quimicos.
hoje em dia estao a fazer ensaios libertando no campo machos desta especie, mas estereis.
por falar nisso este ano nesta zona esta a haver pouca actividade.
Alvaro Azevedo
Tenho um diospireiro já com mais de 30 anos, não sabendo a idade certa, não lhe deito qualquer produto quimico e alguns anos quase não se safa nenhum. Este ano embora com a picadela da mosca já colhi mais de 50 mas já caíram mais de 100.
Qual será o melhor tratamento natural? o antigo proprietário pintava os troncos com cal.
Aguardo a ajuda de quem tiver uma melhor experiencia.
Armenio Matos
Atenção pessoal da pesada. Quando comerem diospiros daqueles que não são de roer tenham muita atenção aos bichos que por vezes existem junto ao pé pois eles quase que não se vêm, são brancos da cor dos veios internos do diospiro. isto acontece mais quando se colhem já bem maduros.
A técnica para eliminar esta situação é colher o fruto quando está a mudar de cor e colocar no frigorifico. O diospiro acaba por amadurar.
Antonio
Tenho um diospireiro com cerca de 2,5 m de altura, mas só dá frutos pequenos (bravos).
Será que ainda é possível enxertar esta árvore? Está muito saúdável tenho pena de a arrancar. Muito obrigado.
Mary
TEnho um diospireiro k tem 2 anos.da bastante flore, e alguns frutos,kuando ja sao grandinhos o fruto cai.È natural? por ser ainda novo? o terá alguma doença k eu deskonheça..
uma boa noite e obrigada
May
Irene R.
Raramente se encontram sementes nos diospiros. Hoje encontrei um com um caroço. Vou pô-lo na terra para ver se nasce, mas será que vai dar frutos comestíveis, ou terá que ser enxertado? Se alguém souber responder, agradeço imenso.
Alipio silva
muito boa tarde sou de vila nova de gaia este mês plantei quatro ramos de diospireiro da poda que visinho me deu será que vão pegar agradecia informação muito obrigada desde já Alipio Silva
Maria da Graça
Em 2005 encontrei uma semente num kaki e coloquei-a num
vaso. Em 2008 transplantei-o e nessa altura fiz uma
ligeira poda. Está com cerca de 1,80m e tem 5 ramos.
Ainda não deu frutos e a minha pergunta é: ainda terei
de esperar muito para os provar?
antonio
gostaria que me informasse se posso tranplantar um diospireiro que tenho no meu quintal que tem aprosimadamente 9 anos?
Teoricamente sim. Mas com essa idade já deve ser bem grande e para vingar terá de sair com um torrão enorme. Julgo que será um trabalho muito duro. Depois do transplante deve podar a parte aérea de modo a torná-la mais equilibrada com as raízes danificadas.
Precisava que alguém me dissesse se é preciso haver 2 dióspireiros para haver fertilização, como acontece com a nespereira, ou se uma única árvore é suficiente.
Muito obrigada
José Manuel
Plantei 1 diospireiro que comprei em Março. Trazia somente o tronco. Pegou bem, rebentou e ja tem raminhos com folhinhas. Inclusive, ja 8 frutos. a minha pergunta é esta?
será que devo deixar os 8 frutos na arvore, ja que é a 1ª vez? Se alguem me puder dar uma dica, agredecia.
Obrigado
Caro
José Manuel
Com respeito ao Diospireiro já ter fruto ao primeiro ano não quer dizer que a árvore vai guardar esses frutos porque a arvore ainda não tem enraizamento necessário para os aguentar mas ao momento da póda corte-lhe o pendão aí a 1.50m deixe só 5ou6 pernádas deixando 0.20 cm entre elas e nessas pernadas deixe 5 olhos todos os anos sempre com uma copa redonda e equílibrada o resto deixa-se fazer á natureza
Uma resposta para“Diospireiro, Diospyros kaki (Ebenaceae)”
Antes de ir para umas merecidas férias queria deixar um Feliz Eco-Natal e um Bom Ano.
Parabéns pelo blogue, é excelente!
Eu,(apesar de o meu blogue não ter nada a ver com isso) também sou agricultor, mais própriamente, viticultor na zona de de Ponte de Lima.
Já aprendi bastante aqui e voltarei sempre que possa. Até lá, um feliz Natal e um 2006 cheio de suceso é o que te desejo.
Um abraço.
Semei no ano passado num canteiro em casa um diospireiro, que neste momento tem cerca de 1 palmo de altura. Gostava de saber se me pode informar em que altura devo fazer o transplante para a terra. Já agora que condições de sol e humidade são a preferiveis para colocar o diospireiro? Obrigado
Por esta altura seria o ideal para transplantar, mas tão pequeno ainda pode ficar mais uns tempos no canteiro, onde se calhar pode ser mais vigiado.
A árvore nova requer bastante água em solo bem drenado, embora depois de adulta tolere bem a seca. Sol total.
Duas páginas com mais informação:
Purdue University
Floridata
Na época anterior, o meu diospireiro que já tem 9 anos, estava carregadinho de fruto e durante todo o verão caíram, ficando apenas 6. Não percebi porquê, mas não lhe faltei com a rega. se alguém me puder ajudar.
Também gostaria de saber se posso podar as cerejeiras e as figueiras.
Tenho um diospireiro que foi plantado há seis anos.´Já dá fruto há varios anos,no entanto a arvore continua pouco desenvolvia,com uma altura aproximada de 1 metro e 20cm e o tronco com um diâmetro de 3 cm. Que adubaçao devo fazer?
Que solo e luz é que a árvore tem?
Acabei hoje mesmo de plantar um diospireiro frau-frau(!?!).Pelo menos, era esse o nome que a etiqueta tinha escrito.
Como estava já bastante grande, antes de plantar podei-lhe os ramos mais altos porque, embora alto(2,5 m), o diâmentro do tronco tem apenas cerca de 2,5 cm.
Será que fiz bem?
Já agora, eu também gostava de saber se o local será benéfico para que o diospireiro se desenvolva. É na zona de Loures/Mafra tem muito sol (vento também…) e a terra é do tipo basático.
Devo ainda dizer que essa terra não é a originária do local (que é calcária e argilosa), porque há alguns anos fiz ali um grande aterro com a referida terra basaltica. Tornou-se assim num solo com cerca de 5 metros de profundidade e com grande capacidade de drenagem.
Ao certo não lhe sei dizer. As árvores são muito adaptáveis, resta saber se vai frutificar de acordo com as expectativas.
O diospireiro não gosta de poda, mas se acha que foi formativa para uma futura copa mais equilibrada, não deve haver problema. O pior que aí tem deve ser o vento.
Sou doido por diospiros. no tempo deles sou capaz de os comer diariamente sem enjoar. gsotaria de saber as suas propriedades medicinais e contraindicações se as houver.
Tenho um diospireiro com algumas dezenas de anos e está muito alto. Não consigo colher mais de metade dos frutos. Será que posso podar de modo a reduzir a altura? Em que altura do ano?
O Diospireiro não é uma árvore que goste de ser podada. Para renovar uma árvore já de grande porte, o melhor é fazê-lo gradualmente, ao longo de três ou quatro anos. Depois de frutificar e já sem as folhas.
eu adoro diospiros mas não percebo nada disso eu só como diospiros da minha mãe mas ela tem que me dizer se nesse ano os diospiros são bons.
Plantei á quatro anos dois diospireiros,que comprei num centro de jardinagem, como sendo diospiros de roer.
Vinha na etiqueta “diospireiro Kaki e diospireiro Fau Fau ambos de roer”
Na verdade somente um é de roer, sendo o outro o tradicional.
O diopireiro de roer no segundo ano deu frutos excelentes e no ano transacto deixou cair todos os frutos quando ainda estavam em formação, tendo as folhas ficado amarelas. Será algum mal ou carência de alguma vitamina na terra? Agradecia se me pudesse ajudar na resolução deste problema.
Caro Armenio, não sei o que será, mas tanto pode ser um fungo, outra peste ou falta de micro-nutrientes no solo…
Tente arranjar um fertilizante adequado para fruteiras, de preferência biológico.
Os meus diospiros normalmente criam bichos junto ao pé quando estão maduros, será que necessitam de algum tratamento especial?
Obrigado pela ajuda.
Que tipo de bichos? Pode enviar uma fotografia?
Deve ser a causa da queda dos frutos.
Os bichos que falo são muito pequenos, é preciso estar com muita atenção para os ver, os mais pequenos somente se vêm com uma lupa,é um bicho da côr do interior do diospiro e situam-se no interior do diospiro junto ao pé; Somente se vêm quando o fruto está bem maduro. Penso que será difícil tirar uma foto, no entanto quando fôr a proxima colheita, tentarei tirar e enviar.
Tenho diversos pessegueiros,este ano não consegui aproveiter nada.As arvores estavam carregadas, mas os pessegos apresentaram-se muito escuros, pois até perecia ferrugem.
Agradecia que informa-se, oque hei-de fazer?
Obrigado
Estou em França e nunca aqui vi diospireiros a vender
procuro diospiro de roer.Serà possivel de os encontrar
em Portugal e os fazer vir para França?
E quanto custam à recepção.
como se enxertar um diospireiro
Sr. Manuel Vaz :
Penso que posso ajudar. Indico-lhe o nº detelefone do viveirista onde tenho comprado diversas arvores, incluindo diospireiros.
É assim: Nome- Sr. António
Nº de telefone – 239549139 ou 967075996.
Contacte e pode dizer que fui eu que o indiquei. É pessoa séria.
Caro Vasco Silva, agradeço a ajuda ao leitor Carlos Silva. Este viveirista fica em que região e como se chama o viveiro?
Meu caro José Rui Fernandes:
Peço desculpa pelo atraso na resposta, mas deixo aqui os elementos do viveirista.
-António França Rodrigues
-Viveiros do Centro Litoral
-Miranda do Corvo
Os contactos telefónicos, são os que indiquei e já telefonei dizendo que certamente os meus amigos o contactariam.
Teria imenso gosto que este contacto pudesse ser-vos útil.
Os diospireiros, por vezes pregam “partidas”. Eu já fui vítima delas por uma vez.A primeira arvore que plantei, evoluiu espantosamente. Quando quiz plantar a segunda, na mesma terra, morreu. A terceira está a custar desenvolver-se, mas nem sempre o diabo está atrás da porta…
Boa sorte.
Por esquecimento, não referi o que me tem sido dito acerca de diospireiros. Tenho sido avisado que não “gostam” de muita água e assim tenho procedido. O que está em produção está abrigado por uma sebe. Acerca da poda, apenas vou cortando os ramos que deformariam a arvore.
Todos os anos, como a qualquer arvore de fruto, no mês de Novembro ou Dezembro, aplico uma boa calda bordalesa, feita por mim, quando as arvores estão nuas. No tronco e até a altura de cerca de dois metros, aplico a mesma calda, mas bastante espessa, com um pincel de caiar.
Este trabalho tem certamente boa eficácia, para além de as arvores ficarem com um bonito aspecto. Os troncos ficam pintados dum branco esverdeado. Sinto que as arvores me “agradecem”.
Um dia destes, quando tiver informação do produto, vou voltar ao tema das terríveis moscas. Adianto já que se trata dum produto aplicado em estábulos, cavalariças e pocilgas. Afugenta as moscas, não as mata, mas enquanto o produto está activo, moscas não há. Certamente vão morar para a vizinhança, mas os vizinhos terão que fazer o mesmo.
boa noite tenho um diospireiro ha 3 anos e nos ultimos dois anos quando dá o fruto eles caem e já com um tamanho de um tomate pequenino gostava de saber o porquê.Está plantado num sitio com bastante sol mas também um pouco ventoso , agradeço que me informe porquê, obrigado.
boa noite tenho um diospireiro já com alguns anos, nos primeiros anos deu uns diospiros bons, ultimamente a arvore carrega de fruto, mas estes caem todos será que o clima é muito quente? pois é no Algarve.Tinha outro no mesmo terreno esse morreu,voltei a comprar outro mas ainda está no vaso. Agradeço que me informe porquê, obrigado.
A resposta curta é que não sei. Se a árvore tem mesmo muitos frutos, tentem fazer a monda (reduzindo a quantidade para metade), que também é preventivo de ramos partidos e escanados.
Pode ser que pura e simplesmente não gostem do local que lhe destinaram. Eu pessoalmente não gosto de lutar com as árvores. Prefiro espécies adaptadas às minhas condições. Foi uma das razões porque desisti de pessegueiros e nectarinas. Para estar a encher de químcos, mais vale comprar.
PLANTEI UM DIOSPIREIRO EM NOVEMBRO E ESTÁ CHEIO DE REBENTOS HÁ BASTANTE TEMPO E NÃO HÁ MEIO DE REBENTAREM E COMEÇAR A DAR FLOR ,SERÁ QUE É DE SER NOVO QUE AINDA NÃO DEU NADA PODIAM-ME AJUDAR O QUE DEVO FAZER
Não vejo grande coisa a fazer. Não sei qual é a região, mas por aqui, calor é que não tem estado. Este tempo errático altera as plantas.
Plantei um diospireiro no Inverno, num solo de areia onde outrora existia pinhal, à medida que aqueceu o tempo, rebentaram algumas folhas pequenas e neste momento os ramos e folhas secam gradualmente, pergunto, que tipo de doença poderá ter esta arvore? Obrigado.
Pode não ter doença nenhuma e o mais provável é não ter as condições que necessita para viver. Tente alterar algo — desde a quantidade e frequência de água, à fertilização:
Moro em Mozelos-St. Maria da Feira
Tenho um diospireiro com cerca de 4, 5 anos, que no ano passado deu muita fruta.
Em meados de Jan/fev deste ano fiz-lhe um poda profunda…
Ests ano set 09 a árvore está cheia de folhagem, mas sem um uinico fruto.
O que terá corrido mal???
Grato
Jorge Macedo
A poda profunda. Como tenho dito nestes comentários, o diospireiro não é árvore que goste de ser podada.
normalmente os diospiros caem ja grandes (despegam-se) por falta de agua.
eu resolvi esse problema usando rega gota a gota.
tenho dois diospireiros um dos pequenos com cerca de anos que carrega todos os anos, e um coroa de rei (grandes) que tem 4 anos e comecou a dar logo no segundo ano de plantado.
sou da zona da mealhada e as arvores estao em terra preta
os bichos de que falam acima , sao certamente larvas da MOSCA DO MEDITERRANEO . estas moscas picam as cascas dos frutos e depositam aí os ovos , que mais tarde vao eclodir e as larvas daí resultantes destroem os frutos.
Se pesquisarem ha varias formas de as combater , desde armadilhas artesanais, com feromonas ate produtos quimicos.
hoje em dia estao a fazer ensaios libertando no campo machos desta especie, mas estereis.
por falar nisso este ano nesta zona esta a haver pouca actividade.
Tenho um diospireiro já com mais de 30 anos, não sabendo a idade certa, não lhe deito qualquer produto quimico e alguns anos quase não se safa nenhum. Este ano embora com a picadela da mosca já colhi mais de 50 mas já caíram mais de 100.
Qual será o melhor tratamento natural? o antigo proprietário pintava os troncos com cal.
Aguardo a ajuda de quem tiver uma melhor experiencia.
Atenção pessoal da pesada. Quando comerem diospiros daqueles que não são de roer tenham muita atenção aos bichos que por vezes existem junto ao pé pois eles quase que não se vêm, são brancos da cor dos veios internos do diospiro. isto acontece mais quando se colhem já bem maduros.
A técnica para eliminar esta situação é colher o fruto quando está a mudar de cor e colocar no frigorifico. O diospiro acaba por amadurar.
Tenho um diospireiro com cerca de 2,5 m de altura, mas só dá frutos pequenos (bravos).
Será que ainda é possível enxertar esta árvore? Está muito saúdável tenho pena de a arrancar. Muito obrigado.
TEnho um diospireiro k tem 2 anos.da bastante flore, e alguns frutos,kuando ja sao grandinhos o fruto cai.È natural? por ser ainda novo? o terá alguma doença k eu deskonheça..
uma boa noite e obrigada
May
Raramente se encontram sementes nos diospiros. Hoje encontrei um com um caroço. Vou pô-lo na terra para ver se nasce, mas será que vai dar frutos comestíveis, ou terá que ser enxertado? Se alguém souber responder, agradeço imenso.
muito boa tarde sou de vila nova de gaia este mês plantei quatro ramos de diospireiro da poda que visinho me deu será que vão pegar agradecia informação muito obrigada desde já Alipio Silva
Em 2005 encontrei uma semente num kaki e coloquei-a num
vaso. Em 2008 transplantei-o e nessa altura fiz uma
ligeira poda. Está com cerca de 1,80m e tem 5 ramos.
Ainda não deu frutos e a minha pergunta é: ainda terei
de esperar muito para os provar?
gostaria que me informasse se posso tranplantar um diospireiro que tenho no meu quintal que tem aprosimadamente 9 anos?
Teoricamente sim. Mas com essa idade já deve ser bem grande e para vingar terá de sair com um torrão enorme. Julgo que será um trabalho muito duro. Depois do transplante deve podar a parte aérea de modo a torná-la mais equilibrada com as raízes danificadas.
Precisava que alguém me dissesse se é preciso haver 2 dióspireiros para haver fertilização, como acontece com a nespereira, ou se uma única árvore é suficiente.
Muito obrigada
Plantei 1 diospireiro que comprei em Março. Trazia somente o tronco. Pegou bem, rebentou e ja tem raminhos com folhinhas. Inclusive, ja 8 frutos. a minha pergunta é esta?
será que devo deixar os 8 frutos na arvore, ja que é a 1ª vez? Se alguem me puder dar uma dica, agredecia.
Obrigado
Caro
José Manuel
Com respeito ao Diospireiro já ter fruto ao primeiro ano não quer dizer que a árvore vai guardar esses frutos porque a arvore ainda não tem enraizamento necessário para os aguentar mas ao momento da póda corte-lhe o pendão aí a 1.50m deixe só 5ou6 pernádas deixando 0.20 cm entre elas e nessas pernadas deixe 5 olhos todos os anos sempre com uma copa redonda e equílibrada o resto deixa-se fazer á natureza
MAGDA
O Diospireiro é uma árvore autofértil ou seja que se pôlenisa ela mesmo ora desse feito não precisa de outro para o fazer
Gostaria de saber onde encontra diospiros de roer em portugal e em que é poca existem.