Época das sementeiras oficialmente aberta
Apesar de já ter semeado alguma coisa no Inverno, agora que a Primavera está aparentemente muito próxima, chegou a altura de preparar os tabuleiros e os canteiros, para deitar as sementes à terra. Do Japão, chega uma sugestão para fazer pequenos vasos para sementes, com papel de jornal. Como são biodegradáveis, quando a planta estiver pronta para ser transplantada, o jornal vai junto, não se perturbando as raízes. É uma boa ideia e dá para fazer um pouco de origami.
Uma resposta para“Época das sementeiras oficialmente aberta”
bOAS!
Ora então, acabei de poupar uns trocos.
Andava com ideias de comprar uns vasos de turfa, mas acho q vou dar trablho à minha cara metade :-)
esses japoneses e as suas ideias!!
obrigado pela partilha.
RMatos
Adorei!
Depois posto umas fotografias do vasitos.
Obrigada
ui ui ui vasos de turfa, nunca!!
José Rui, isto foi um achado *:))
excelente ideia – só do Japão…
Oiço dizer que as tintas dos jornais podem ser tóxicas. Nem se usam os jornais na compostagem. Será que não queimam as pequenas raízes das sementes recém germinadas?
Quem já experimentou?
A Carla tem alguma razão. O papel de jornal tem um elevado grau de acidez, o que poderia afectar a planta. No entanto, esta só fica no vaso de papel até ganhar o tamanho suficiente para ser transplantada. As raízes estão no interior do torrão de terra. Desde que não se enterre o torrão com o papel, não há problema.
Caro RMatos, a Susana diz “nunca”, mas esqueceu-se do link. :) Mas é verdade, turfa é um não-não, hoje em dia.
Sobre o papel de jornal tenho informações contraditórias. É verdade que nas artes gráficas, muitas tintas são tóxicas, mas muitas (cada vez mais) não são. Também a toxicidade, pode ser só durante a preparação e trabalho… Mas não sei. Deviam ser inócuas, pois vão ser manuseadas — mas nunca se sabe.
A acidez do papel também é um facto e só o melhor dos melhores (tipo para museus) é que tem PH neutro. Mas eu diria que em termos de terra, a acidez do papel é desprezível.
Por outro lado, o papel é a grande fonte de “castanhos” para quem composta na cidade. Eu tenho colocado toneladas de papel nos compostores… Incluí papel no “Compostagem Caseira“.
Na Organic Gardening dão o OK ao papel de jornal e em geral ao papel (normal, de escritório), menos ao couché. Não entra para o melhor composto de sempre, que dá o título ao artigo, mas pode-se compostar.
tipo ando a fazer um trabalho e isto ajudou-me
Estava a estudar sobre esta época e dicidi vir procurar na nete o que isto significa e descubri.
Isto ajudou-me mesmo muito!
Obrigada por terem posto isto na net!
EM VEZ DE UTILIZAR PAPEL DE JORNAL
EXPERIMENTE OS ROLOS DO PAPEL HIGIÉNICO FAÇA QUATRO PEQUENOS
CORTES E DOBRE.