Continuar a semear

Sementeira
Amanhã espero semear uns feijões de variedades diversas neste espaço. Mais ao lado, ervilhas “telefone” de trepar. Na caixa de sementeiras, está alfazema, cebolinho, aipo, tomate… e não me lembro do último. Está tudo devidamente organizado, com etiquetas. Mas confesso, que começo a ficar um pouco ansioso. Não vejo nada a germinar. Este frio que se abateu, também não ajuda. Mas passadas três semanas, gostava de ver alguma coisa. O aipo é temperamental (não sou o único a queixar-me) e a alfazema, consta que não é fácil. Sou capaz de ser terrivelmente impaciente.
Ah, e no lado direito, são favas, umas que arruinei em parte. Estão bonitas.

Uma resposta para“Continuar a semear”

  1. jardineira aprendiz

    Se calhar está um pouco de frio, não é caso para desanimar. O ano passado semeei alfazemas no inverno numa estufa e foram nascendo aos poucos, muito lentamente, durante várias semanas. Um dia passou-se qualquer coisa estranha e nasceram quase todas as que restaram (que eram muitas) ao mesmo tempo. Não sei o que foi, não foi uma questão de temperatura. Tentei olhar para o calendário biodinâmico para ver se poderia ter sido algo relacionado com a lua mas também não descobri nada. Se calhar apeteceu-lhes! É mesmo questão de esperar. E entretanto verificar se não anda ninguém a comê-las!

  2. jrf

    Não desanimo. Gostava de ver algo a espreitar…
    Agora que fala nisso, noto uns trilhos de caracol ou lesma, tenho andado à procura do culpado, mas não encontro. Nem sei bem por onde entra. A mini-estufa fria costuma estar fechada.

  3. susana

    Segundo o guia de germinação de sementes da RHS, as sementes de lavandula devem ser cobertas com uma fina camada de terra e demoram entre 30-90 dias (às vezes mais) a germinar, a uma temperatura constante entre 13-18ºC. Há que manter a esperança! *:)

  4. jrf

    Ah, então estou no prazo e foi mesmo assim que as semeei, com uma fina camada de terra por cima…
    O resto é que continua sem brotar. O que faltava na lista eram os Tomatilhos.

  5. Francisco Sampaio

    Gostava de semear Alfazema, tenho uma varanda bastante grande com muitas floreiras, e tenho uma estufa no +1 do meu andar, onde por vezes tenho bons resultados.Não queria comprar a Alfazema já adulta, mas sentir o prazer de ver germinar. O que devo fazer e como fazer? Obrigado,
    Francisco Sampaio

  6. José Rui Fernandes

    A única que germinou aqui foi a Lavandula dentata e L. multifida. As outras reproduzem-se muito melhor por estaca. Mas se comprar os pacotes de sementes, tem lá as indicações básicas para semear.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.