Ervilhas ‘meteor’, Pisum sativum (Fabaceae)
Ah, que satisfação! Ver crescer algo que se semeou é uma sensação incomparável. Chegar ao quintal e ver as primeiras ervilhas a formarem-se é demais.
Temos seguido a saga destas pequenas ‘meteor’ (apenas uns 40cm de altura) desde o início de Fevereiro, quando brotaram as primeiras. No dia 15 deste mês, as primeiras flores.
As ‘telefone’ andam com a vida mais difícil. De um dia para o outro foram devoradas pelos caracóis. Tinha colocado cinza em volta dos acessos, mas com esta chuva, isso não trava os meliantes. As armadilhas com cerveja, vêm de seguida.
Nota: Continua a classificação Fabaceae, até chegarmos a alguma conclusão. Não sou eu que vou ser nacionalista numa designação em latim. Se o Mundo quer Fabaceae, que seja, mas reduzam-se os 12 sinónimos da família.
Uma resposta para“Ervilhas ‘meteor’, Pisum sativum (Fabaceae)”
Parabéns! Estão lindas! Também tive de voltar a semear as “telefónicas” porque foram todas debicadas pelos pássaros(ou terá sido OPA? hostil, foi de certeza!).
Ah, a beleza das vicissitudes hortícolas!
Apesar de tudo, ficava mais satisfeito se tivesse sido a passarada… Sendo assim, vou ter que tomar medidas mais musculadas.
Não se pode pedir aos teus pássaros que arruinem os meus caracóis? Isso sim, era a harmonia entre horticultor e natureza!
xô xô xô de bom grado os enviava para aí, por uns tempos. A minha horta parece uma verdadeira instalação colorida, mas mesmo assim insistem em vir provar as novidades. *:)
Lamento informar que já experimentei as armadilhas de cerveja e no meu caso não deu grande resultado. Há quem utilize serrim, mas também foge com a chuva. Acho que a medida mais eficiente ainda é a receita da minha mãe: o peso da bota!