A Avenida dos Aliados (antes e depois)

É no blog A Cidade Surpreendente.
As fotografias não ilustram mais que a opinião pessoal do autor, com rigor mas parcialidade. Mesmo assim, é notório o minimalismo e austeridade característica dos arquitectos Siza Vieira e Souto de Moura. Eu gosto muito do trabalho deles, ou pelo menos da maior parte.
Nesse aspecto estou perfeitamente à vontade para dizer que nunca os teria contratado para este programa. Programa esse, que para mim, enferma logo à partida de erros e equívocos, como por exemplo, manter o elevado fluxo de trânsito. Mudar tudo, para ficar tudo pior. Mais um delapidar de dinheiros públicos, uma noção de prioridades peculiar e por fim uma intervenção muito infortunada.
Felizmente, vivemos num país que tem uma quantidade grande de bons arquitectos e onde o paisagismo se começa também a impôr pouco a pouco. Assim não o entenderam os responsáveis por esta obra. Se queriam “europa”, a Europa é pródiga em soluções contemporâneas ajardinadas e arborizadas de grande sofisticação e modernidade.
O que não entendo, num centro da cidade já com tanta degradação urbana e onde o próprio tecido social se fragiliza cada dia que passa, é em quê que esta requalificação contribui para a inversão do aviltamento da baixa. Mais parece uma estratégia nesse sentido, até à desertificação final.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.