Narcisos brancos

Narcisos brancos
Este fim-de-semana foi produtivo em termos hortícolas. Ganhamos a companhia de mais estes narcisos, oferta de uma prima há uns meses. Muito bonitos. Aliás, essa prima é uma “natural”, tem um gosto extremo em tudo o que compra e entre outras coisas queda natural para a jardinagem, pena que pouco faça.

Retirei algumas árvores da terra, antes que tomassem proporções não manuseáveis, à semelhança de um liquidambar que por aqui anda. É trabalho que não invejo a ninguém. Árvores mesmo pequenas, ganham raízes muito profundas. Retirá-las danificando-as o mínimo, dá um trabalhão. Foram para vasos, irão posteriormente para o Sargaçal.
Também transplantei várias para vasos maiores, incluindo a primeira sequóia gigante que semeei (aqui maiorzinha). Ainda por aqui anda porque não arrisco colocá-la no Sargaçal antes de ter condições. Ainda vem uma vaca e lá vai a sequóia.
Semeei cebolinho. Transplantei os primeiros pés de tomateiro. Comecei pelos ‘alicante’, mas sobraram cinco vezes mais. E ainda faltam os ‘coração de boi’ e ‘cereja’. Também arranquei umas ervas. As falsas sementeiras resultam bastante bem.
O calor e secura que tem estado, já obriga a regar as plantas em vaso. É bom não esquecer isso. Tenho regado todos os dias.

Uma resposta para“Narcisos brancos”

  1. Luciano

    Por aqui a sementeira desta altura, tomates e afins, passou-me completamente. O tempo não estica e as coisas pendentes eram (são ainda) por demais. Vou ter de recorrer à compra de plantinhas.
    A seca também já se vai fazendo notar, pelo menos à superfície da terra. E eu ainda não terminei o sistema de rega!

  2. José Rui Fernandes

    Que o tempo não estica, já tinha reparado — às vezes ando desesperado. Sistema de rega no Sargaçal também é coisa inexistente a não ser o ramal principal, mas queria começar este ano com duas leiras.

    Se passasses cá no Porto, eu arranjava-te pés de pelo menos as três variedades que menciono. Pimentos padrão estou a ver que talvez não cheguem, mas os tomateiros, definitivamente sim.

  3. Lumena Martins

    Gostava de semear uns pezinhos de alho em vasos. Agradecia uns palpites sobre o assunto: é o dente que se coloca na terra, ou há sementes? Vasos grandes, médios ou pequenos?… Desculpem a ignorância de uma citadina cada vez mais cansada da cidade e a pensar arranjar um cantinho de terra despoluído, algures no nosso País, para ser veradeiramente uma vegetariana biológica.
    Também adquiri um pacotinho de sementes de tomate da Lidl. Já as deitei i num vaso. Tenho de transplantar os rebentos?…
    Obrigada.
    Ah!… Lindo “site”. Vou ficar agarrada a ele!

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.