Meia copa na Rotunda da Boavista, no Porto
Quem olha para a Rotunda da Boavista a partir da Rua de 5 de Outubro, repara que um dos liquidambares centenários só tem meia copa. Esse facto bizarro, deve-se à remoção ao lado, de outro liquidambar centenário (julgo eu, agora já não me lembro exactamente que árvore era) que “calhou” no que no projecto de Siza Vieira é agora um passeio. O abate foi realizado há cerca de duas semanas sem grande alarido e com uma eficácia e limpeza tais que se não fosse pela meia copa, ninguém diria que ali teria existido uma árvore.
Claro que associar este abate de uma árvore como há realmente muito poucas na cidade do Porto, ao projecto do arquitecto Siza Vieira é pura especulação da minha parte. As verdadeiras razões prendem-se com “questões fitossanitárias” e de “segurança para os transeuntes”.
Uma resposta para“Meia copa na Rotunda da Boavista, no Porto”
[…] dois meses, a Rotunda da Boavista perde duas árvores de grande porte. A primeira, suspeito que tenha sido por razões estéticas. Esta, um liquidambar dos grandes, em frente à Rua […]
Sim caro amigo não passa de pura especulação é que as arvores daquela avenida madrilena estavam doentes , a relva e as violetas da avenida da Liberdade eram um perigo para a saúde publica é bom de ver tão famoso arquitecto virar ” serial tree”.