Casa D

Casa D
O nome, baseado no alfabeto, é porque não tenho nome e imagino que neste caso seria algo a construir em quarto lugar (sim, não faltam projectos), partindo do princípio que tudo corre realmente de feição.

A casa fica na parte superior do socalco principal. Em baixo, garagens e espaço para o que for necessário. Forma um “u”, sendo o interior um pátio (onde se vê um cipreste) que se acede a partir da casa através de uma rampa em três lanços. A parte habitável não terá mais de 200m2, que é o que consideramos máximo para existir conforto no nosso estilo de vida. Os dois volumes principais são salientes do socalco, o que dá uma menor área ocupada no socalco superior e também um óptimo efeito. Tudo parece-nos bastante harmonioso.
O desenho é do arquitecto Cerveira Pinto.

Uma resposta para“Casa D”

  1. Francisco Carvalho

    Parece ser uma verdadeira mansão! Espero que o projecto tenha pernas para andar. E porque não também falar no blogue da sua futura livraria? Penso que seria interessante e deixaria água na boca para inúmeras visitas depois da sua inauguração (esperamos que para breve, apesar dos problemas que já referiu).

  2. José Rui Fernandes

    Nem por isso, não é muito grande. Hoje em termos de moradias para rentabilizar bem os terrenos, fala-se em 400m2 e mais… As pessoas esquecem-se que já não há criados e a verba para manter essas áreas não é de descurar (aquecer por exemplo).

    A livraria tem um blogue por acaso… Vamos apenas mudar, já existe há uns 16 anos. Mas há um pequeno detalhe: É especializada em banda desenhada (com ilustração, animação, algum cinema pelo meio…). E dentro dessa especialidade, praticamente tudo em inglês (cá é praticamente inexistente).
    Portanto, não é para toda a gente :) .

  3. Francisco Carvalho

    Minha nossa! Mas escreve em quantos blogs??? Eu gosto muito de banda desenhada, especialmente do Blueberry, tenho a colecção quase toda. Mas livros de b.d. em inglês é que é pior.

  4. José Rui Fernandes

    Nestes dois.
    Estou a desenvolver um outro projecto chamado jardinagem.org (era para Janeiro, para em termos nacionais, está no prazo). E também outro que ainda não apresentei que será o arvores.org. É tudo nos tempos livres e dependente de amigos que dão ajuda na programação…
    Embora as actividades profissionais se confundam muito com o lazer, o blogue Mundo Fantasma é para todos os efeitos uma actividade profissional e tem uma dezena de colaboradores, ou mais. Mas entre funcionários e colaboradores, os textos surgem a conta-gotas e lá vou eu tentando manter as coisas actuais.

    Eu gosto do Blueberry, comecei a ler na saudosa revista Tintim. Mas depois disso, já muita água passou debaixo da ponte — e de qualidade. Os americanos nesse aspecto evoluiram muito, a bd franco-belga andou para trás na minha opinião (cá ainda se junta o facto do francês ter caído em desgraça).

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.