Humanos andam a comer demasiadas rãs +

De pequenino é que se torce o pepino
Criança “matador” chachina seis jovens touros numa única corrida. Cá está mais um ser maravilhoso em formação. E o Mundo está tão carente de criaturinhas encantadoras. BBC.

Hortas urbanas em Coimbra são cultivadas por mais de 20 “agricultores”
Público.

Papagaio cinzento africano ameaçado
Por um novo negócio de cabeças e penas da cauda. Gostava de saber se há alguma parte da vida selvagem de África e do Mundo que não esteja ameaçada. Eco Worldly.

Antiga colaboradora de Bush passa para administração Obama
Era uma das que trabalhava o aquecimento global politicamente, ou seja primeiro negando-o, depois negando a sua origem antropogénica. Segundo a Science, Kathy Olsen já terá pedido a demissão. TPM.

25º. aniversário do Macintosh, visto por Guy Kawazaki
Aqui está algo que certamente mudou a minha vida. Desde 1992 que utilizo Macintoshes e antes utilizava um emulador de Mac num Atari ST. O anúncio “1984” é realizado por Ridley Scott (Alien, Blade Runner et al.). Continua a ser um computador “insanely great!”.

Humanos andam a comer demasiadas rãs
Tenho ideia que andam a comer demasiado tudo. E se não é para comer é para destruir, que também é divertido! TreeHugger.

Estado da Antárctida
Real Climate.

Freeport: Análise comparativa de uma aprovação
Pedro Almeida Vieira no Estrago da Nação.

Uma resposta para“Humanos andam a comer demasiadas rãs +”

  1. Lowlander

    Caro JRF:

    “Freeport: Análise comparativa de uma aprovação
    Pedro Almeida Vieira no Estrago da Nação.”

    Ja tinha dado uma vista de olhos pelo seu link anterior e a verdade e que a analise que anda a ser feita neste blog me parece pouco seria…

    Senao vejamos, primeiro parece que anda toda a gente muito desconfiada porque a administracao publica foi relativamente celere na re-avaliacao de um projecto. Isto, convenhamos, e caricato, numa blogocoisa tuga onde TODA a gente (JRF incluido) se queixa, implicita e explicitamente, periodicamente da lentidao de procedimentos e de como os funcionarios publicos sao todos uns mandrioes que nao querem trabalhar…

    Ou seja, funcionario publico em Portugal que se preze, de acordo com a visao neurotica dos blogs tugas sao necessariamente preguicosos e/ou corruptos… adiante.

    Agora neste ultimo link ele faz uma comparacao interessante acerca dos tempos medios de aprovacao de projectos durante o tempo em que Socrates esteve a frente do Ministerio.
    A analise e interessante repito, o problema e que esta mal feita: ele compara simplesmente tempo que medeia entre primeiro e chumbo e aprovacao condicionada apos re-avaliacao. Ora ele nao compara tempos de re-avaliacao, o que e extremamente importante, se uma entidade que ve o seu projecto chumbado demora 5 ou 6 meses a re-apresentar um Estudo de Impacto Ambiental a logica Socratica (a logica do outro, o que se matou com cicuta) diz-nos que ha uma forte possibilidade de ser impossivel o Ministerio conseguir completar a sua re-avaliacao em menos de 3 meses desde o seu chumbo anterior.

    Isto, claro, quando o autor do blog indica, logo de inicio, que Socrates tera sido um dos Ministros do ambiente mais activos na fiscalizacao dos EIA’s de sempre com 31 chumbos em 2 anos…
    Daqui so posso concluir portanto, que a tese e que Socrates, tendo sendo relativamente competente ate entao (incuindo com o proprio processo do Freeport) decidiu, naquele ultimo trimestre, fazer uma falcatrua de grande proporcao sem deixar qualquer tipo de prova ou treino previo (em falcatruas bem entendido), um aluno prodigio convenhamos, ainda mais tendo em conta que suspeito fortemente que a mesma fonte desta tese provavelmente acredita que ele nao acabou o seu curso universitario…

    tudo isto tera sido planeado, discutido e ultimado numa unica e solitaria reuniao em Alcochete com os responsaveis do projecto + presidente da camara.

    Oh JRF… sem ofensa, mas eu normalmente so costumo ler estas coisas no blog do Watts et al.

  2. Lowlander

    PS
    Nao coloco este mesmo comentario la no blog dele porque as caixas de comentario exigem um registo e eu, como bom funcionario publico (se bem que no estrangeiro) estou demasiado ocupado a ser corrompido e/ou sou demasiado preguicoso para me chatear com tais pintelhices.
    Desculpe la qualquer coisinha…

  3. José Rui Fernandes

    Senao vejamos, primeiro parece que anda toda a gente muito desconfiada porque a administracao publica foi relativamente celere na re-avaliacao

    Não me lixe. Não estamos a falar de um conjunto de procedimentos que foi adoptado para melhorar a vida dos investidores. Este caso configura, para mim sem sombra de dúvida, que existiu um tratamento de favor, ou especial. Já sem falar nas datas, entre governo demissionário e novo governo.
    Também para mim, sou um antiquado, nestes cargos tenho mais a noção de servir o país, do que servir-se do país. Não são meros funcionários públicos.

    ele compara simplesmente tempo que medeia entre primeiro e chumbo e aprovacao condicionada apos re-avaliacao

    Dê-me crédito. Eu reparei nisso, mas bondosamente achei que não está muito claro. Mas é verdade, teoricamente naquela lista, há re-avaliações que podem ter demorado 15 dias — porque não sabemos o tempo que o projecto esteve na mão do promotor. Mas, a minha interpretação, é que aquele é o tempo que esteve no ministério do ambiente. Não estou a ver o PAV a cometer um erro grosseiro desses.

    Isto, claro, quando o autor do blog indica, logo de inicio, que Socrates tera sido um dos Ministros do ambiente mais activos na fiscalizacao dos EIA’s de sempre com 31 chumbos em 2 anos…

    Isso achei eu uma treta colossal. O ministério do ambiente há que muito não serve para nada. Faz uns jeitinhos e mete os carimbos para a comissão europeia ficar feliz. Que interessa chumbar para os aprovar depois. Se não for no mesmo governo, posteriormente? Que interessa chumbar, para depois como PM arranjar um ministro do ambiente que é um autêntico verbo de encher ambiental? Tenho ideia que este governo é dos piores de sempre, também devido à situação económica. Mas isso já eu tinha previsto aqui em 2005 ou 2006.

    Quanto ao ter feito falcatrua ou não, já dei a minha opinião sobre isso: Independentemente da pessoa e até da legalidade (a lei tem sido feita à medida dos interesses), a prova da corrupção está nos mamarrachos. E não tenha dúvida disso. Os partidos esventraram o país, desfiguraram as cidades, em nome do progresso deles, das suas famílias e dos seus apaniguados.

    estou demasiado ocupado a ser corrompido

    Deixe-se de treta. Eu vou lá colocar um comentário.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.