Plantação de mais uma Mahonia x media, ‘Winter sun’
Não necessariamente para substituir o Azevinho, tínhamos decidido plantar outra Mahonia porque não só é uma planta bonita e florida no Inverno, como dá frutos por esta altura, o que atrai pássaros aos montes pois o alimento ainda é escasso. E adoramos isso, pois podemos vê-los sem os perturbar da janela da cozinha. Tem ainda a vantagem de ter umas folhas de aspecto pré-histórico com picos e uma estrutura frágil, um bom incentivo para os gatos se manterem afastados. Brilhante.
Tirar o Azevinho já foi mau. Plantar a Mahonia meio metro ao lado (nunca é da forma mais fácil, digamos, no mesmo buraco)… também foi mau. Duas palavras: Raízes e pedras. Juro que não há ferramenta que resista num solo tão miserável. O empreiteiro deixou-me recordações para a vida. Deus o guarde. A sério.
Tive que fazer uma cova maior que o que contava inicialmente, o vaso era grande. Tentei não danificar as raízes de uma bendita Ficus repens, por isso utilizei duas ferramentas diminutas. De outra forma, com duas sacholadas estaria feito o buraco. Mas até foi melhor, tive um contacto mais íntimo com as pedras, perdão, com a terra e tudo estava nas devidas condições. Mesmo que tenha cortado algumas raízes, algo me diz que a trepadeira vai sobreviver.
Passada hora e meia, a Mahonia foi finalmente plantada. Acho que ficou decente. Alguns já estão a interrogar-se sobre uns certos pauzinhos espetados na terra… Trata-se apenas de uma vã tentativa de desencorajar os gatos e o cão de arruinarem (mais) o Ophiopogon japonicus e de tentar que ele se espalhe para onde já esteve. Com uns paus, que até são pouco intrusivos visualmente, não se deitam e evitam caminhar por ali. Ter um jardim não é fácil, mas eu ando aqui numa experiência.
Deixe um comentário