Sintra proíbe touradas e espectáculos de circo com animais +

Agricultura industrial e gripe suína
Na minha modesta opinião, é um caso de amor à primeira vista. Grist.

O que mudou no ambiente em 100 dias de Obama
Pior que o desindivíduo que o antecedeu seria impossível, mas parecem 100 dias positivos. Grist.

Fotografia de Chase Jarvis
Tiradas com o iPhone. O autor diz que a melhor câmara é a que temos connosco. E tem aqui fotografias surpreendentemente boas.

Subprime
Uma animação de Mike “Beeple” Winkelmann. Vimeo.

Duas podas radicais particularmente incompreensíveis
Na primeira, plátanos disformes circundam um plátano classificado em Portalegre. Na segunda, plátanos disformes, ou melhor uns tocos inacreditáveis, circundam o Mosteiro da Batalha. Grande cartão de visita para tantos turistas que visitam o monumento. A Sombra Verde.

O site PolitiFact ganhou um pulitzer pela sua cobertura das eleições americanas de 2008
É um site muito bom, para quando um assim por cá? Por exemplo para sabermos as promessas que os políticos cumprem e as que não cumprem.

Governo quer reduzir as multas ambientais
Na linha anti-ambiental que o caracteriza, comandado por um ex-ministro do ambiente com o curriculum que se conhece. Não é um governo, é um desgoverno e não é de hoje. Público.

Sintra proíbe touradas e espectáculos de circo com animais
Finalmente começa a ver-se alguma evolução nos costumes deste país. Os que querem manter o país na idade das trevas já andam por aí a arrotar por tudo quanto é canto. Público.

Uma resposta para“Sintra proíbe touradas e espectáculos de circo com animais +”

  1. Lowlander

    Esta gripe recombinante provavelmente foi originada em porcos sim.
    Simplesmente duvido imenso que tenha sido em grandes unidades de producao industrial porque a biosseguranca ai e maior. Tal qual o H5N1 das aves, o virus circula muito melhor e durante muito mais tempo em grupos de animais pequenos mantidos em condicoes semi-domesticas por familias ou individuos com fracos conhecimentos de biosseguranca.

    Aconselho vivamente este blog para quem quer informacoes mais detalhadas sobre o que se esta a passar. Eu ja estava a ler neste blog noticias sobre o novo surto na California na sexta-feira antes do surto aparecer na seccao internacional de noticias da BBC.

    http://scienceblogs.com/effectmeasure/

  2. Lowlander

    Quanto as touradas ja nao era sem tempo. Sofrimento animal desnecessario e, conforme a expressao indica, desnecessario.

  3. José Rui Fernandes

    Lowlander, nunca vi um “corporativo” mais atento e activo! O que se diz e o governo mexicano já anda a evitar (mais um sinal que é verdade) é que começou na Smithfield, consta que tem condições nauseabundas.
    Numa nota à parte a Smithfield é a dona da Nobre e da Campofrio (entre muitas outras). Não há o perigo de eu ser de esquerda, mas este capitalismo dispenso. Empresas que concorrem consigo mesmo nas prateleiras do supermercado, enganando efectivamente as pessoas que pensam estar a comprar melhor ou mais barato. Nos detergentes é gritante, mas suponho que seja em tudo.

    Sim, o facto de nos alimentarmos de animais não implica tortura e sofrimento desnecessário (a tourada é uma tortura simples). Já li uma citação no Público da valorosa Helena Matos a perguntar se em Sintra não comem frango. Os valores daquela gente do Blasfémias são rigorosamente zero.

  4. Lowlander

    JRF,

    Ainda e cedo para dizer ao certo de onde veio. Diz-que-disse e mera conversa de cafe. Irrelevante.
    O que se sabe e:

    – O virus contem duas seccoes de ADN de 2 Influenza virus Suinos, e essencialmente um Influenza virus Humano e tem tambem algumas seccoes que sao mais relacionadas com aves.
    – No Canada ja ecistem noticias de que o virus conseguiu ser transmitido de humanos para porcos. O que isto indica e que a recombinacao genetica deste virus se deu recentemente (o Influenza virus e um virus instavel que esta em permanente mutacao para se adaptar melhor ao seus hospedeiros principais, pelo que se o virus andasse a circular entre Humanos ha muito tempo seria muito mais dificil ao virus passsar de volta para porcos).
    – Outro dado que apoia a hipotese deste virus recombinado ser recente e que ele nao esta ainda disperso pelo Mundo, estamos agora a assistir a essa dispersao atraves do trafego aereo de pessoas.
    – Provavelmente ocorreu no Mexico e tera sido algures em finais de Marco, principio de Abril. As autoridades de saude Mexicanas notaram no principio de Abril que a estacao da gripe (a gripe humana em todo o mundo tem uma sazonalidade que coincide mais ou menos com os meses de Inverno) estava este ano a prolongar-se muito e a partir dai comecaram a investigar, 2 semanas depois os EUA, por acaso (e esse acaso esta descrito num dos posts de finais de Abril no blog que linkei) descobriram este virus recombinado em 2 pacientes em San Diego, a apartir daqui os mexicanos seguiram a pista e o resto e historia.
    – Provavelmente ocorreu em porcos porque nao ha vigilancia epidemiologica decente em parte alguma do mundo de Influenza virus em porcos e sabe-se que os porcos podem ser infectados com todas as variantes de influenza virus conhecidas. A recombinacao genetica de um virus demora tempo porque e mais ou menos aleatoria (a melhor metafora e que o virus o faz por tentativa e erro ate encontrar uma versao que e viavel) e exige que um mesmo animal seja infectado ao mesmo tempo por 2 ou mais virus com ADN distino para ocorrer. Ora isso e possivel Humanos mas em geral as pessoas tratam-se. Nos porcos, sem vigilancia epidemiologica decente e especialmente se quem esta a tratar dos porcos nao tem muitos conhecimentos e uma doenca que facilmente se confunde com outras doencas do tracto respiratorio (de resto tal qual como em Humanos, nos chmamos gripes e contipacoes a um quadro clinico que pode ser causado por uma miriade de virus, mas gripe gripe verdadeira so ha uma que e a causada por um Influenza virus).

    Enfim tera de se investigar o que se passou ao certo. Ate pode ser que tenha sido numa grande unidade de producao de porcos, tambem as ha com mas condicoes de biosseguranca, agora eu, pessoalmente, com a minha experiencia profissional que cada vez mais se parece, deprimentemente, com uma longa experiencia ao inves de curta, posso-lhe assegurar que a ma biosseguranca e apanagio dos pequenos produtores e nao dos grandes. E isto em qualquer das especies de producao.

    Reitero uma vez mais: onde e que o H5N1 se conseguiu propagar mais entre as aves (e Humanos)? Onde e que surgiu? O JRF sabe qual e o perfil de exploracao de avicola no Sudeste Asiatico? Adivinhe la…

  5. José Rui Fernandes

    Obrigado pelo comentário! Não quero adivinhar nada — eu nem gosto de pensar neste assunto. Como o Sherlock Holmes, agora que já sei, vou tratar de me esquecer imediatamente. Tudo o que sei sobre a indústria alimentar é para esquecer.
    PS: Hoje almocei vegetariano. Bem bom.

  6. Lowlander

    Pois mas devia pensar no assunto.
    E nao devia esquecer absolutamente nada, para que as suas opinioes e assercoes peremporias sobre a industria alimentar sejam, talvez menos peremptorias mas ao menos muito mais informadas e racionais. Coisa que nao sao, temos pena.

    E nao me faca comecar a comentar sobre vegetarianismo que so gosto de ter uma discussao acesa de cada vez… :)

  7. José Rui Fernandes

    Isso quer dizer que não gosta de Sherlock Holmes? Ninguém é perfeito.
    Gostava de fazer metade das refeições vegetarianas. O que tenho comido tenho gostado e diz que faz bem :) .

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.