Pomares

Segundo o National Trust e a Natural England, duas entidades do Reino Unido (como imaginam pelo nome), se tiverem apenas cinco árvores de fruto, têm um pomar. Essas duas entidades acreditam que os pomares tradicionais são cruciais, não só pelas variedades antigas que muitos conservam, como pela vida que albergam como habitats únicos.
O Reino Unido perdeu cerca de 60% dos seus pomares tradicionais desde 1950 e agora o National Trust e a Natural England lançaram uma iniciativa conjunta com o objectivo de inverter essa tendência, encorajando a plantação de novos pomares. Parece uma excelente iniciativa e embora nos falte um “National Trust” ou um “Portugal Natural”, porque não plantarmos uns pomares?

Uma resposta para“Pomares”

  1. Rosa

    Hum… Em relação a esse assunto estou muito dividida, em Portugal, existem ainda muitos pequenos pomares, é rara a casa de província que não tenha as tais cinco árvores de fruto, posso até arriscar as mais comuns (pelo menos aqui na zona centro oeste) Nespereira, Pereira, Limoeiro, Ameixeira e Marmeleiro. O problema é que estas árvores são geralmente atacadas por muitas a espécie de pestes e são utilizados muitos pesticidas para as tratar e até para prevenir . Pergunto-me sempre se não seria melhor se, em vez das tais árvores de fruto, estas casas tivessem uma única árvore de grande porte.

  2. José Rui Fernandes

    Sendo assim… Mas depende das pessoas. Essas também têm as hortas com mais químicos que a hortaliça que se compra… Por essa ordem de ideias, só um pátio cimentado é que resolve. Para mim pessegueiros por exemplo está fora de questão, porque não conheço forma biológica de ter pêssegos. E uma árvore ornamental não está livre de problemas.
    É muito bom apanhar da árvore e comer. Ainda esta semana estive a comer ameixas com a minha filha. É uma diferença…

  3. Artur Lourenço

    Caro José Rui,moro em Lisboa e tenho a felicidade de ter um pequeno jardim.Tenho uma ameixeira,que está carregadinha, e que prazer é realmente apanhar e comer, uma cerejeira que já tem uns cinco anos mas que insiste em ser apenas bonita e em não nos presentear com cerejas e uma nespereira que dá umas feias mas muito doces nesperas. O problema é precisamente com a nespereira que este ano ganhou um estranho pó e enegreceu de forma dramática grande parte das nesperas, algumas não se conseguiram sequer comer. Sem querer fazer de si consultor de jardinagem será que há algum tratamento possivel?
    Obrigado, um abraço e continua a ser um prazer visitar o seu blog.
    lourenço

  4. José Rui Fernandes

    Será um pó branco — míldio ou oídio (Wikipedia em inglês e português respectivamente)? Eu continuo a apostar na calda bordalesa duas ou três vezes por ano. Elimina muitos problemas. Mesmo indirectamente, porque mesmo os detestados afídios evitam colonizar plantas tratadas desta forma. Adicionando um pouco de enxofre também não é mau.

  5. Marcia Faria

    Gostei,aqui em nossa casa temos as cinco, por enquanto.Temos mangueira,abil,pitanga,amora,acerola,romã e goiaba branca.O meu problema aqui, são as formigas.Atacam todas as plantas.Esta semana assisti um programa na tv a cabo que falava da calda bordalesa e da calda sulfocálcica que são de preparo caseiro.Vou me informar sobre o preparo, quem sabe consigo me livrar das formigas. rsrs

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.