Jardim dos Origamis
Mais um dos jardins no Festival de Jardins de Ponte de Lima.
Este tinha uma série de elementos que gostei separadamente, mas que considerei pouco equilibrados em conjunto. Por exemplo, na fotografia pode-se ver um canteiro de pequenos áceres japoneses (Acer palmatum ‘Atropurpureum’) e outro de alfazema (descrita no catálogo como Lavandula augustifolia, mas parecendo-me Lavandula stoechas) e para mim esta conjugação entre o oriente e o mediterrâneo, não resulta.
Mas gostei da utilização de inertes e do aço corten. E gosto de ver estes pormenores construtivos.
A utilização do pássaro origami, que também é um elemento central do jardim em aço corten, não me incomoda, mas é detalhe que faz parte do espectáculo dentro de uma determinada concepção de jardim que não me agrada. Para mim, um notório antiquado, o elemento central do jardim são as plantas.
O resultado não é desagradável à vista, mas para jardim parece-me escasso um bocado de erva, um canteiro de alfazema, outro de santolina e outro de áceres.
Pelo menos a miudagem gostou de subir e descer a rampa.
Os autores são a Sónia Guedes e o Hélder Cardoso.
Uma resposta para“Jardim dos Origamis”
ADOREI…. SIMPLESMENTE!
Estamos perante um espectáculo cénico. O que se pretende destas mostras paisagisticas algo que marque uma tendência, algo diferente. E este em particular conseguiu, as Aves voam sobre um oceano!!!