É só incêndios
Cheguei há pouco do Sargaçal. Nunca vi tantos incêndios como este ano no Douro e no Vale do Bestança. Segundo a página da protecção civil, tudo ocorrências não significativas.
Hoje, andou o fogo a uns 50-100m em linha recta do Lameiro da Gracia. O que se vê na fotografia ao fundo é fumo, não só a claridade natural. Este ardia desde as 22h00 do dia anterior. É sempre uma hora agradável para começar um incêndio.
Disseram-me que de manhã andou lá um helicóptero cerca de uma hora. Mas, depois não há ninguém no terreno para complementar e apagar os pequenos focos e fazer um rescaldo. Claro que às oito da noite ainda ardia. Andam a brincar aos “meios aéreos” e a gastar o dinheiro dos contribuintes. Alguém o anda a ganhar.
Consultada a página dos incêndios activos neste momento, verifico com satisfação que não há nenhum. Com certeza, os dois camiões dos bombeiros dos Carvalhos que passaram por mim ainda há pouco com as luzes das sirenes acesas, estavam só a desenferrujar o material. Não há ocorrência significativas (há pouco tempo o tique eram as “ignições”). No Domingo também não havia para ali nenhuma ocorrência significativa, não sei o que andava para lá a fazer um auto-tanque dos Bombeiros de Leixões. Deslocam bombeiros 100km, andam helicópteros no ar, para “nenhuma ocorrência significativa”.
Deixe um comentário