Janeiro no jardim
Aproveitei a aberta na chuva para podar a Glicínia. Senti-me mais à vontade e foi mais rápido que nos outros anos. A ver que flores dá. Certos ramos tive de cortar mais radicalmente porque pendiam para a rua.
Depois montei um estufim que tinha por aqui. Parece uma tenda canadiana e se me lembro, a primeira vez que o montei há anos, voou pelos ares. E ficou guardado até este Sábado, com os tubos meio torcidos. Montar sem instruções demorou tempo e não entendi a necessidade de tubos com tantos tamanhos diferentes. Em vez de quatro tamanhos eu fazia o mesmo com um tubo genérico para todas as partes. Mas pronto, está montado.
Guardei lá dentro umas jovens plantas designadamente os Gerânios madeirenses, que infelizmente já tinham caído pelas escadas abaixo. Ou vento, ou cão, sendo este último o meu principal suspeito. Mas como foi nos dias de tempestade, dei-lhe o benefício da dúvida.
Também o que chegou do Viveiro dos Rosmaninhos, porque quero ver se tenho sucesso com as alfazemas — é o meu desejo pelo menos. Além das 70 pequenas plantas envasadas, vieram muito mais do que eu pensava em torrão (mais que simpática oferta). O problema é que com a colecção de Sempre-vivas, os vasos de plástico que eram aos montes, agora são muito poucos. Aliás, agora de tamanhos pequenos não há nenhum.
Conclusão, como as plantas são mesmo pequenas e o torrão é de um alvéolo mesmo diminuto, socorri-me dos tabuleiros Rootrainers, que vão permitir as plantas passarem a próxima fase de desenvolvimento. Depois logo verei como se comportam antes de passar para os vasos ou locais definitivos. Mas tudo somado, julgo que já envasei umas 130 plantas (umas 70 em Rootrainers o resto em vasos). Devem faltar umas 60-70 e vou tentar acabar isso amanhã porque daqui a pouco faz uma semana que estão fora da terra.
Uma resposta para“Janeiro no jardim”
José Rui
Não consigo conceber melhor forma de iniciar o ano!
Gostava muito de colocar este post n’ as_coisas_essenciais.blogs.sapo.pt. Posso?
Ana
Acho que sim… obrigado :) .
Que inveja! No bom sentido claro.
Moro em Lisboa e só vou ao quintal prá aí de mês a mês, estou bastante ansiosa para que chegue sabado a ver como andam as coisas por lá.
Da ultima vês estava todo tão triste e com esta chuva…
eugenia
http://www.hoticasa.blospot .com