Os meus principais suspeitos
Mais um fim de semana chuvoso, o que significa muito pouca jardinagem. Varrer o pátio, sempre cheio de folhas. Também tenho tirado ervas dos vasos sempre no primeiro estádio de desenvolvimento, para não as deixar tomar conta.
Tenho tido uns problemas em alguns vasos. Por exemplo, as Picea pungens var. ‘Glauca globosa’, apresentam-se num estado deplorável. Uma parece solta da terra, ao fim de vários anos no vaso. Ocorreu-me hoje que num ano tão chuvoso, pode muito bem ter sido falta de água, pela seguinte razão: está num local abrigado e pouco me ocorreu no Inverno ir regando.
Junto com a satisfação de ter vista as ervilhas praticamente todas germinadas, reparo que nada de favas. E nada de salsa, porque o cão Mix foi para lá cavar.
Outra contrariedade foi ter notado a falta de uma alfazema pequena. Estava apenas um buraco no vaso. Depois encontrei-a, um pouco afastada.
E numa parte da colecção de Sempervivum, uma série fora dos vasos. Isto irritou-me porque estão todos identificados e um par já não consegui perceber a que vasos pertencia. Está um trabalho limpo demais para serem os gatos, os meus principais suspeitos são os pássaros (melros provavelmente) à procura de insectos ou materiais para os ninhos. Vou ter que cobrir com rede.
Depois ainda consegui transplantar duas Tubalgia ‘Violacea’ que já tinha comprado há muito tempo. Por fim, umas fotografias. Com gotas de chuva ficam sempre bem.
Na primeira fotografia, Rosmarinus officinalis ‘Sissinghurst Blue’. Aqui Camellia japonica ‘Adolphe Audusson’, que dá umas flores enormes que parecem desproporcionadas para uma camélia tão pequena (está num vaso desde o ano passado).
Uma resposta para“Os meus principais suspeitos”
Não tem a ver com o tópico…. Na compostagem, que faço há alguns anos costumo tapar um espaço cheio com plástico preto(tenho um quadrado dividido por 4 mais pequenos, que rodam….) Alguns meses depois destapo e aplico o composto. Daqui vem a dúvida que tenho sempre: a aplicação do plástico por cima do composto é boa ideia ou impede a circulação de ar?
Sem ar não há composto. Mas também tem de evitar a chuva/humidade em excesso. Eu não sei se impede a circulação de ar — tem de ver se o composto se está a formar ou se está simplesmente a apodrecer (cheira mal). Talvez possa tapar quando chove e destapar quando está Sol.