Aproveitamento da água da chuva
O único defeito é ter pouca capacidade de armazenamento. Gostava de ter para todas as necessidades do quintal e do jardim. Porque não tem os químicos da água da companhia e segundo consta, cai do céu ionizada, o que supostamente é bom para as plantas.
Uma resposta para“Aproveitamento da água da chuva”
Também andamos a tentar reaproveitar ao máximo a água da chuva e o problema é o mesmo, a pouca capacidade. Os novos são caros para se colocarem vários (250L=50€) e reutilizar requer alguns cuidados quanto ao uso que tiveram; convém serem da indústria alimentar. Aqui podes encontrar um bom exemplo de como colocar vários.
Outro exemplo interessante que encontrei foi este a trabalhar com energia solar. Já encontrei deste painéis e o preço até é acessível, para um painel (45€). Quando não há possibilidade de os elevar a pelo menos 1m de altura, para haver pressão na rega, parece uma boa opção. Neste momento estou a construir um nível como este exemplo mostra, para ver o nível de água. Um dos nossos bidons está a 3m de altura.
Assim que haja disponibilidade o investimento será em caleiras; encher bidons com água da chuva sem elas é obra, o de 250L vai em metade e com tudo o que tem chovido.
Também faço o mesmo no meu terraço. Dois baldes durante todo o inverno já me permitiram acumular mais de 100 litros de água… (este inverno também choveu muito!)
Não é muito, mas já dá para regar as plantas durante os meses mais quentes do ano. espero eu…
Uma ideia é fazer um tanque submerso e tapado. Se for bem executado e com pontos de suporte pode ser bastante grande. Se for fundo podes cobrir com terra e cultivar por cima ;-)
Isso é uma ideia que admito para uma casa nova por exemplo, mas para outras utilizações mais gerais o que também implica mais cuidados com a qualidade da água.
Mas para ser franco, a perspectiva de bombar a água chateia-me um bocado. Por outro lado deu-me uma ideia: conduzir a água para o poço — que agora só serve mesmo para regar. Mas ainda por outro lado, para quê? Não há notícia de faltar água aqui. Nem no Verão mais seco.