Em litros

Das más ideias que se podem ter na jardinagem, uma das piores é ir para um centro de jardinagem ao Domingo. Estava mesmo a precisar de uns sacos de substrato — com a chuva, têm sido tão poucos os fins de semana para a jardinagem —, que lá fui eu.
Chegamos ao Flor do Norte e a Susana queria voltar pelo mesmo caminho — convenceu-me. Mas estando feitos os quilómetros, fomos aos encontrões ver se tinham o que eu queria. Ainda para mais esteve um dia mesmo primaveril e face à escassez, todo o português resolveu nutrir o seu amor pelo Sol e pelas coisas de plantar.

Em presença daquele verdadeiro motim hortícola, entendo melhor a urgência em deitar árvores abaixo. Não passa de um piedoso pretexto para comprar uma nova. Mais compacta, mais manuseável, mais podável ruinosamente. E a casa fica até mais airosa. Tudo o que seja maior que um caniche é grande demais para ser amistoso.
A sério que quem vê aquela gente toda pode até chegar a pensar que volta e meia se vai cruzar com jardins que valham a pena. Uma coisa que aparentemente estava a sair bem era uma espécie de grinalda, já com laçarote incluído. Coisa linda.
Por sorte, encontrei dois vasos italianos muito esguios e altos. E substrato o Flor do Norte tem sempre aos montes. Não havia sacos de 70 litros de Siro Plant… aquela multidão antecipou-se. E pronto, fomos saindo.
Mas, reparei que estavam quatro ou cinco caixas a funcionar e surpreendentemente rápido também. Mudança de planos, fomos buscar um carrinho, dois vasos italianos, um monte de pratos (digamos uma dúzia ou mais) e um total de 250 litros de substrato. Ainda não percebi bem esta história dos litros… julgo que é para parecer mais. 250 litros! Eh pá! Em quilos seria menos impressionante. Não havia ninguém numa caixa, super-rápido, levaram-nos os sacos ao carro. Excelente.
Uma meia hora depois já tinha mudado de roupa para a segunda parte. Mas já era tarde e não deu para muito. Os vasos italianos revelaram-se altamente instáveis. O fundo não é plano. Mas que são bonitos, não há dúvida.

Uma resposta para“Em litros”

  1. sofia Beça

    Que rica ideia!! A um domingo, de ramos e ainda com sol e tu vais para esses sitios?? Mas para que te sintas melhor…eu tentei ir tomar um café e não consegui arranjar lugar. Desisti e voltei para casa. Está visto que toda a gente precisa de carregar baterias. O inverno insiste em continuar.

  2. Marcos Pereira

    A história dos litros relativamente a venda de terra em sacos, torna-se simples entender quando se pensa em volume e não em peso. A terra em sacos trata-se de uma substância que facilmente altera o seu peso devido por exemplo à exposição a chuva, dada esta situação, um saco de 10Kg de terra, facilmente se pode tornar num saco de 30Kg. Assim a forma mais simples de controlar será em volume, onde é utilizada a medida de litros, como por exemplo é usado para medir a capacidade das malas dos carros. Espero que tenha ajudado no entendimento desta curiosidade, já agora convido-o a visitar um centro de jardinagem, que fica em Gondomar perto do final da IC29, chama-se Horto S. Pedro, não é tão grande como o Flor do Norte, mas de certo encontrará uma boa selecção de produtos.

  3. José Rui Fernandes

    Eu sei que os litros é uma medida de volume… Antigamente comprava-se em litros os feijões e outras coisas, mas caiu em desuso e acho curioso os substratos estarem em litros. Estava a ironizar um bocado, mas o que de facto me fez pensar no assunto foi o Nutrimais ser seco, relativamente ao Siro por exemplo. É que o volume também se altera com a humidade e de certa forma pensei que estes produtos teriam um nível mínimo e máximo de humidade aceitável.
    Tenho de ver isso do Horto de S. Pedro. O site não dá nada, a ver se o visito um dia destes.

  4. Marcos Pereira

    Começo a ser um leitor assiduo do seu blog… :) Já agora deixe-me fazer-lhe uma pergunta… É proprietário da livraria “Mundo Fantasma”?…
    Realmente é estranho o uso da medida litros, e na verdade cria muitas dúvidas nos clientes, pois muitas vezes dou conta das pessoas começarem a fazer comentários do género…”ahh…10L…ok, se o kilo é igual ao litro, então o saco pesa 10Kg”, o que na realidade não é verdade, pois só na agua isso acontece…
    Reltivamente ao Nutrimais, fala dum produto que pela minha experiencia, não está com muita qualidade. É estremamente seco, mas isso pode ser devido ao tratamento que leva, mas uma coisa que estranhei foi apresentarem um produto sem cheiro, quando isso não acontece…pois produto apresenta um odor demasiado intenso para se dizer que é um adubo orgánico “sem cheiro”.
    Em relação ao site do Horto S. Pedro, peço-lhe desculpas…pois essa tarefa esta destinada a minha pessoa, o que estou a tentar tratar do assunto, espero ter isso pronto o mais rápido possivél, se fizer pesquisa no google maps, encontrará a direcção correcta…
    cumps…

  5. José Rui Fernandes

    O próprio. A banda desenhada era o meu hobby e depois ficou coisa séria — mas continuo a ler bd praticamente todos os dias. E agora a jardinagem é o meu hobby, mas interesso-me por tudo.
    É o proprietário do Horto S. Pedro?
    O saco Nutrimais que tenho, além de ser totalmente seco, também não tem cheiro. Suspeito que seja um produto muito irregular, tão irregular como a matéria que chega para a compostagem.

  6. Marcos Pereira

    Comprei um livro na sua livraria que é uma autentica reliquia para mim…
    “The Art of the Matrix”, estou neste momento a viver em Barcelona e é claro que veio comigo. :)
    Não sou própriamente proprietário…
    – sou da familia…faço parte da geração mais nova…
    Como lhe disse, não é um graden center muito grande..(já foi bem mais pequeno)…mas ao longo dos anos desde que abrimos, temos tentado responder da melhor forma as necessidades dos clientes…(infelizmente nem sempre se consegue a melhor maneira).
    Já agora peço desculpas pela intromissão “publicitária” que fiz no seu blog no primeiro post, não o fiz duma forma consciente, talvez será o habito criado ao longo dos anos de tentar ajudar e aconselhar.
    Estou neste momento a criar o website, pretendo criar algo parecido com um blog, onde possamos postar info com frequência, para já ainda só existe página no facebook.
    Se precisar de alguma coisa, esteja a vontade.
    cumps.

  7. José Rui Fernandes

    Um refinada escolha, eu próprio sou o orgulhoso possuidor de um exemplar.

    Não há desculpas a pedir, eu com este blogue uma das coisas que pretendo para mim e espero sempre que seja útil a outros, é conhecer o que há por aí. Se lê há uns tempos, deve saber que não ando propriamente entusiasmado com os hortos/centros a que tenho acesso. É o mal de ler revistas inglesas de jardinagem…

    Quanto ao site… cuidado com as boas intenções. Há pouco visitei dois sites da área e a última notícia de um era de 2007, de outro era de 2005. É ridículo, para dizer o mínimo.
    Um blogue para resultar obriga a uma regularidade e empenho, que só existem ou com muito entusiasmo, ou com muito profissionalismo (ou ambos, melhor ainda).

    Eu se trabalhasse num horto tinha que dizer todos os dias — até mais que uma vez por dia :) .

    Obrigado, um dia destes dou lá um salto.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.