Severas melhorias
No Sábado uma tarde de jardinagem intensiva. Durou até começar a chover (que surpresa!), o que equivaleu quase até anoitecer. Ainda ia transplantar alfazemas, mas ficou para outro dia.
Muitos transplantes, muitas movimentações de vasos, incluindo pesadíssimos. A minha nova plataforma com rodas entrou ao serviço em grande estilo, mas como tinha de ser por lanços — não passa em certos locais, há degrau… —, foi um violento carregar e descarregar vasos.
Varri o pátio de casa e do escritório e coloquei tudo no compostor. Dividi o Poejo, coloquei parte num vaso, deixei outra parte no pote enorme que ainda foi enriquecido com um Alecrim ‘Capri’.
Afastei vasos que por algum motivo não se apresentam na melhor forma e substituí por outros. Como o almoço de Páscoa foi cá em casa, quis as melhores cores nas escadas. A técnica de ter vasos de terracota vazios onde vou colocando plantas nos seus vulgares vasos de plástico, continua a resultar (com bolbos é excelente). Mesmo assim, acho que já enchi de terra e plantas demasiados de terracota e acho que tenho poucos… julgo que vão aparecer mais dois ou três de plantas que morreram e que vou esvaziar e limpar.
Foi isto e mais uma série de pequenas coisas, mas muito ficou por fazer:
- Transplantar alfazemas
- Esvaziar e limpar vazos de terracota
- Transplantar uns morangueiros da terra onde toda a casta de lesmas e caracóis arruina tudo, para duas floreiras com anémonas decrépitas (retirar as anémonas)
- Colocar estacas nas ervilhas e favas — com urgência —, é o meu calcanhar de Aquiles
- Regar todos os vasos (e são muitos) com fertilizante de urtigas
- Apanhar mais urtigas
- Semear mais coisas
Pelo menos.
Notem que apesar da chuva intensa dos últimos meses, o tempo está a aquecer rapidamente e bastam dois ou três dias secos para ser necessário regar os vasos, designadamente os mais pequenos.
Uma resposta para“Severas melhorias”
Muito bom trabalho!!
A Primavera traz-nos novas energias!
Pelo meu pátio / jardim tem sido a mesma movimentação!
:-)
Hehe, obrigado. Só gostava de manter o mesmo ritmo todo o ano, ou pelo menos durante mais tempo que o habitual.
[…] Da lista, fiz quase tudo no Sábado e no Domingo. Também para além da lista. Muito para além da lista. Mas estou algo limitado de tempo para escrever… também só tirei umas fotos hoje, muito rapidamente e ainda não olhei. Também fui tirar umas fotografias de (mais) umas podas desastradas em frente do Cemitério de Agramonte, para a Associação Árvores de Portugal. Este país não contente em ser triste, esforça-se afincadamente por ser ainda mais triste arruinando as suas melhores árvores regularmente. Com o tempo que se instalou uma coisa que já não é possível esquecer: regar. Transplantar alfazemas Sim, mas há sempre alfazemas para transplantar. […]