Civismo
Por esta altura, já se esperava um povo com algum civismo. Ao que consta, são quase 40 anos de educação. A cadeia sueca Ikea também espera… têm lugares para famílias com carrinhos de bebé, para deficientes e até para carros híbridos. Tenho observado todo o tipo de gente, nova, velha, rica, menos rica, remediada, a ocupar estes lugares perto da porta sem qualquer respeito pelo próximo. Os operadores dos centros comerciais nada fazem e na prática estes lugares só servem para todo o tipo de chico-esperto exibir toda a sua… huh… chico-esperteza.
Um dia reclamei com um bronco de carro descapotável que estacionou ostensivamente num local para grávidas. Seguiu-me pelo centro comercial todo… “deves ser do fc do porto” (deve ser uma private joke), “um dia destes faço-te um favor”… não se calava o animal,… um prodígio.
Se repararem, outra coisa que voltou foi o lixo no chão. Nunca deixou de haver, apenas existia a ilusão de um país mais limpo, porque os varredores eram mais e agora com a falta de dinheiro são menos. Um inequívoco sinal de modernidade são cartuchos “take away” do McDonals no meio da estrada. Os broncos lambuzam-se dentro do carro e mandam os restos pela janela.
Uma resposta para“Civismo”
O português em geral é o símbolo mais generalista da degradação do ser humano atual. Esses exemplares que refere são o expoente máximo deste bicho quezilento, assassino e vingativo, que infelizmente povoou este tão lindo planeta. Talvez um dia a ficção se torne realidade e passe a ser o planeta dos macacos e ou de outro qualquer animal realmente “humano”, na verdadeira acessão da palavra.
Este pensamento tem razão de ser porque a minha gata só urina em terra ou na argila própria para esse efeito e a minha cadela só faz as suas necessidades no meu quintal ou noutro lugar onde haja erva.
A triste realidade é que só uma terceira guerra mundial vai limpar esta escória que conspurca o nosso planeta.
Cumprimentos
Por vezes esta falta de educação civica deste povo á beira mar plantado,deixa-me perpelexa. Ainda há poucos dias parei num semáforo que estava vermelho, e qual não foi o meu espanto, quando vejo voar do carro que estava à minha frente parado, uma fralda de bebe, pelo aspecto bem recheada.Isto e muito mais coisas se pode observar, quem como eu anda bastante a pé, e dá para ver tudo o que é esterco nas beiras dos caminhos, desde garrafas, vidros, plásticos. Acho que já era tempo de mudança.
Ana Soares