Dia bonito

Camelia japonica 'Eugénia de Montijo'

Camellia japonica ‘Eugénia de Montijo’ (Theaceae).

Finalmente um dia bonito, finalmente alguma animação no jardim. Será? Nem por isso (nem andei no nosso jardim), mas senti-me pessoalmente animado com a perspectiva de andar lá fora a fazer alguma coisa há muito devida.
O ano passado resolvi que ia levantar os bolbos dos inúmeros vasos com bolbos que tinha. Queria separá-los, dar-lhes melhores condições, numa palavra organizá-los. Na prática, pior a emenda que o soneto. Primeiro, não os etiquetei e acabei por misturar tudo. Agora descubro que os que estavam guardados num tabuleiro, um gato (não vou dizer nomes, mas foi o Pepe), caíram todos dentro de um balde de composto e germinaram em massa, todos a monte e entrelaçados. Que caos bolbico inacreditável… Separei os que pude a atribui-lhes vasos e por fim, os inseparáveis, foram todos juntos para o mesmo sítio. Este ano volto a levantá-los a ver se os organizo minimamente.
Os Sempervivum, continuam a morrer bastante. Transplantei alguns a precisar (muitos mais precisam) e detectei mais três baixas na colecção (exemplares únicos). Acho que já devo ter só metade. Estive a limpar algumas ervas, folhas secas e exemplares que floriram e morreram (porque são plantas monocárpicas, só florescem uma vez) e a verdade é que estão todos melados de tanta chuva. Querem terra bem drenada, mas não há drenagem que aguente este Inverno. Já está a dar chuva para Segunda-feira e praticamente toda a semana.
Depois disso ainda cortei umas pernadas da Camélia que está na casa que era da minha avó e já estavam a atrapalhar. E Deus sabe como as árvores aqui atrapalham. Tenho varrido as flores caídas todos os dias, não vá dar alguma coisa à árvore, que por acaso está muito bonita esta ano, tem centenas de flores.
Arranquei umas ervas, acabei com alguns caracóis (que este ano são aos biliões) e dei um jeito em algumas plantas. Transplantei duas nogueiras que nasceram o ano passado de umas nozes que uma amiga me trouxe da Holanda.
Nos vasos enormes que tenho para horta, não cresce nada. A passarada come tudo e eu deixo. O Inverno também não está a ser fácil para eles.
E para acabar o dia já de noite, ainda cortei a lenha toda que restava.

Camellia japonica 'Eugénia de Montijo'

Camellia japonica 'Eugénia de Montijo'.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.