Plantei finalmente as primeiras três árvores
Estive a retirar três troncos de Árvore-da-borracha, Ficus elastica que estavam encostadas ao muro, umas últimas pedras e plantei finalmente as primeiras três árvores. Escolhi Bétulas (Betula papyrifera) que cultivei de semente. São três de um total de cinco que quero ter na entrada. Dessas cinco daqui a uns 15 anos conto ficar apenas com duas.
Depois de décadas (cinco) de compactação com a entrada e saída do carro da garagem, cavar estas três covas foi lindo de se ver. Estava a ver que rebentava a sachola toda! Pedra autêntica.
Antes estive a enterrar tubos para depois não ter mais buracos por aqui (apesar de ainda haver muita obra para fazer). Tinha em casa seis grandes baldes de areia que utilizei para assentar e cobrir os tubos (e em cima ainda coloquei lajetas de ardósia, não vá uma sacholada perdida arruinar a tubagem) e entre isso e os cães, não pude levar mais nada. Voltei a casa para ir buscar composto — fiquei bastante satisfeito por ter bastante e muito bom —, quando regressei, tinha as covas novamente tapadas! Claro que não foi assim tão difícil retirar a terra solta, mas com ajudantes destes ainda não sei bem que jardim dará para ter. Vou ter que instalar arame farpado (que de resto andei a retirar de todo o lado — rede e arame farpado a vedar tudo).
Calculo que preciso de três metros cúbicos de terra para completar o canteiro (encomendei quatro, vou ainda precisar de muita mais para substituir todo o cimento que vou mandar fora). Por fim, preciso de vedar isto minimamente a ver se não fica tudo estragado antes de começar.
Do outro lado, com a ajuda do senhor Jacinto, mais cinco troncos de Árvore-da-borracha. Ficaram a faltar três incluindo o que vai ser o mais difícil. No quintal, recolher as redes, arame farpado e ferros que caíram das vedações que retirei. Apanhar cascalho da terra e lixo em geral. Já não trabalhava tanto fisicamente desde os primeiros tempos do Sargaçal, a pequena diferença é que passaram dez anos… e faz uma grande diferença.
Deixe um comentário