Principalmente cavar
Além de cavar, não tem havido grande jardinagem. À espera de licença camarária para obras, vou terminar o quintal (aquilo que chamo jardim produtivo, em oposição a meramente decorativo). Como os trabalhadores também têm adiado sucessivamente o retomar das demolições, vou fazendo eu.
Andei a retirar muretes que apesar de só estarem à vista uns 5cm, têm 50cm enterrados. Cavei valas e com uma alavanca removi-os quase inteiros, sem pejar a terra de entulho. Os alicerces de um casebre que aqui estava vão ter que ser a martelo pneumático… esse vai ser o quadrado (de 4m x 4m) mais problemático em termos de terra suja de detritos.
Hoje também estive a tentar tirar os dois últimos troncos das Árvore-da-borracha, Ficus elastica que removi e não consegui. São os piores e estou bem tramado para os retirar.
Antes espalhei dois balseiros de composto nos limoeiros que estão treinados contra a parede e são as únicas plantas que vou aproveitar aqui (estão à esquerda na fotografia) — nesse canteiro é onde quero plantar as Framboesas ‘Autumn bliss’. O composto tinha um milhão e trezentas mil minhocas e outros bichos, nada mau — excepto umas lesmas mesmo grandes que tratei de liquidar. Também dei uma dose de calda bordalesa, os frutos estão com dois centímetros, mal não fará e pode ser que dificulte a vida das cochonilhas.
Por fim, estive a cavar as valas para instalar as paredes dos compostores, que vão ser fixos e construídos no local. Serão três e a ideia é começar num, revirar a pilha para o segundo (que já deverá estar bem menos volumosa) e por fim quando já praticamente pronto, revirar para o terceiro. O terreno é assotado ao fundo e com este canto pretendo conseguir uma vista simétrica. O canto em si já era um ângulo morto (chegou a ser um pequeno galinheiro para recolher galinhas que andavam soltas) e assim também aproveito o espaço para arrumar material e tralha longe da vista (depois de ter a sebe). Primeiro pensei em sebe de Teixos para ficar bem fechada, mas sendo o jardim produtivo, acho que vou fazer uma sebe com dois ou três citrinos, mesmo que não tape tanto o que pretendo. Mesmo no canto fica uma espécie de gaiola onde vou recolher folhas, que conto ter imensas passado poucos anos. Vou tentar reaproveitar as redes dos antigos galinheiros. O pequeno balcão também reutiliza uma lousa que por aqui anda.
Uma resposta para“Principalmente cavar”
[…] Isto está a ser moroso. Demolir o resto dos anexos vai demorar montes de tempo. Aquilo é só betão armado, estava feito para durar para sempre, mas apareci eu e deitei tudo abaixo ao fim de uns meros 50 anos. Mas parece que não vão sem dar luta, hoje avariou uma das máquinas. Outra vista. […]