The Quiet American (2002) (37)

Duel

Duel de Steven Spielberg.

Realizado por Joan Littlewood. Pouco se aproveita neste filme a não ser talvez a bela Do Thi Hai Yen — só o nome era capaz de me levar longe. Devia ter visto a versão de Mankiewicz de 1958, pelo menos foi feita em plena guerra fria. Este, é uma banalidade baseada num bom livro. Se tanto.

3 Estrelas

Spectre (2015) (38)

Realizado por Sam Mendes. Achei este filme surpreendentemente bom, acho que já não via um 007 tão bom desde… , não me lembro, mas foi há muito tempo.

4 Estrelas e meia

Whatever Works (2009) (39)

Realizado por Woody Allen.

3 Estrelas

Duel (1971) (40)

Realizado por Steven Spielberg. O melhor filme de um Spielberg que prometia imenso, mas entregou pouco, dedicando-se antes à lamechice, o moralismo americano (aqui mais conhecido como hipocrisia) e os “blockbusters”, que supostamente inventou com “Tubarão” — um filme que sempre achei radicalmente sem interesse, mas entendo que atraia as massas pela simplicidade da dicotomia homem/besta, onde obviamente o homem sai sempre vencedor (neste caso, contribuindo de forma decisiva para a má fama dos tubarões em todo o Mundo). Ah, e a música, um achado.
“Duel” é completamente diferente de tudo que ele fez depois, minimalista (praticamente um actor, um automóvel e um camião) e incómodo, aliás patente nos meus filhos, que ficaram indignados porque não ficamos a saber “quem era o mau” ou os seus motivos, nem o que acontece ao “bom” depois desta provação. O meu filho completamente desolado porque como dizia à irmã os meus filmes “até são fixes mas acabam super-mal”, sugere que Mann se calhar ficou tão abalado que chega a casa e suicida-se — isto em tom melodramático e fazendo um gesto de pistola apontada à cabeça. Talvez seja isso esta vida, suicídio não direi, mas do abalo ninguém escapa.

4 Estrelas e meia

Blue Ruin (2013) (42)

Realizado por Jeremy Saulnier.

3 Estrelas e meia

Youth (2015) (43)

Realizado por Paolo Sorrentino.

3 Estrelas e meia

The Illusionist (2006) (44)

Realizado por Neil Burger. Revi com as crianças.

3 Estrelas e meia

Convoy (1978) (45)

Realizado por Sam Peckinpah. Vi este filme há tantos anos, mais que uma vez, na altura adorava-o. Apareceu num canal qualquer, resolvi rever, mas é tão fraco… Não há nada pior que estragar boas recordações. Ao menos essas deviam permanecer, as más já são más por natureza.

2 Estrelas

Bir Zamanlar Anadolu’da (2011) (46)

Realizado por Nuri Bilge Ceylan. Em português “Era Uma Vez na Anatólia”.

4 Estrelas

Before the Devil Knows You’re Dead (2007) (48)

O último filme de Sidney Lumet. Philip Seymour Hoffman parte-me todo, sempre partiu e sempre partirá. Actor inacreditável.

4 Estrelas

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.