Terra

Tendo retirado toneladas de cimento, preciso de toneladas equivalentes de terra para preencher o espaço que ficou. De fora tenho comprado algum substrato Siro, estrume de cavalo Siro 2 e areia. Também junto composto feito no local. Fora isso, tenho peneirado terra que saiu de locais escavados para alicerces novos. É terra com 50 anos sem cultivo, mas não necessariamente fértil (desconfio mesmo que é pouco fértil). Aliás, na fotografia de hoje, depois de grande quantidade de chuva, vê-se a quantidade de entulho que tenho de peneirar.

Peneira e monte de terra

Pode-se ver a peneira que estou a utilizar. É bastante eficaz, mas muita da terra é depois peneirada outra vez numa mais fina.

Canteiro

Primeiro tenho de cavar o fundo do canteiro porque ainda tem restos do anterior caminho, que aqui não coincidiu (alarguei o canteiro).

Canteiro

O canteiro depois de praticamente pronto. O que se vê por cima é composto feito no local.

Terra

A terra está imensamente suja de entulho.

Portanto, com uma pá grande coloco terra na peneira, peneiro para dentro de um balseiro que depois carrego até ao local. Às vezes volto a peneirar com uma peneira pequena. No caso, um canteiro encostado ao muro, mais de quatro metros cúbicos. Mesmo depois de cheio (está a meio), preciso de voltar a colocar mais cerca de um metro cúbico que é o que acaba por compactar com a chuva (como foi hoje o caso) e o tempo. Estou a tentar fazer o melhor possível, para das às plantas boas condições para se estabelecerem e não andar depois com problemas e re-plantações.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.