Escaravelho-de-junho, Amphimallon sostitialis
Dizia eu, no tempo das tulipas, que por aqui nunca tive grande sorte com elas. Estas (do link) ‘Prinses Irene’, vieram da Holanda, oferta de um amigo e mostraram-se particularmente desalinhadas, mas agora já sei a causa provável.
São estes detestados escaravelhos, ou melhor as suas larvas. Chama-se Escaravelho-de-Junho, devora raízes enquanto larva e folhagem depois de adulto. É o escaravelho sem qualidades. Particularmente preocupante é que uma amiga que tem uma casa vizinha, mas mora na Holanda de onde traz plantas regularmente, os tenha no jardim, onde os vi pela primeira vez. Nos meus domínios nunca os tinha visto e é uma “incrível coincidência” que estivessem num vaso de tulipas vindas da Holanda. Peneirei a terra e descobri estes três, mas não quer dizer que não existam mais ovos, ou larvas diminutas. Mais uma praga era exactamente o que precisava.
Uma resposta para“Escaravelho-de-junho, Amphimallon sostitialis”
Sofia Neto liked this on Facebook.
Percebi agora que sofro do mesmo mal…mas em minha casa apareceram como uma praga…:-(
[…] para outro balde. Toda esta bonança foi deixada ficar mal por pelo menos uma dezena de larvas de Escaravelho-de-Junho que retirei do compostor e uma que retirei do monte. O “retirei” é um eufemismo para […]