Jardim da cobertura 1

Cobertura.

Bauder

Material mineral para drenagem da Bauder.

Recebi o material para começar o jardim da cobertura que tem cerca de 50m2. Mais de 1.500Kg que descarreguei de um camião, apenas com o motorista. Podiam ter mandado um camião-grua, mas não. Primeiro tinha-me decidido por material da Zinco através de uma empresa de jardinagem, mas chateei-me com a falta de flexibilidade, portanto procurei outro e decidi pela Bauder — como seria de esperar, ambas as empresas são alemãs.
Este material chegou mais cedo do que eu esperava pelo menos um mês e também decidi que ia fazer o trabalho sozinho enquanto for viável. Primeiro tenho de instalar uma grossa tela de protecção. Como é uma cobertura a que chamam intensiva, tenho de colocar duas camadas cruzadas. Depois uma espécie de um felpo que será onde umas placas alveolares irão assentar. As placas têm uns reservatórios de 4cm de profundidade onde fica retida água. Depois vem uma parte difícil que é encher esses pequenos reservatórios com um material mineral de drenagem (pelo que vi, uma espécie de pedra xistosa moída). É difícil porque tenho de carregar tudo lá para cima (os sacos de 60l da fotografia). Depois leva um geotêxtil para evitar que o substrato se misture. E também tenho de instalar três caixas de escoamento.
Por fim, o mais difícil de tudo, que são 10,5 metros cúbicos de substrato, que será o Siro Roof e não da Bauder, porque achei que não fazia sentido importar algo que há cá de qualidade (e é exportado para a Alemanha).
Além disto há uma torneira, eventual rega automática, cinco candeeiros, lagetas para caminho, um pátio que ia fazer de betão leve mas acho que desisti (vou limitar-me a pousar lagetas, ainda não tenho a certeza) e centenas de plantas que ainda não decidi bem quais, embora tenha uma ideia.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.