A fotografar joaninhas
Andava eu a fotografar joaninhas e respectivas larvas que são às dezenas no meu quintal, quando uma pousou na máquina (Fuji X-T1) se calhar confundida com a Camomila no ecrã — felizmente há sempre outra máquina disponível (neste caso um iPhone XR). O que se passa no quintal e no jardim tenho publicado no Jardinagem.org, passem por lá.
Uma resposta para“A fotografar joaninhas”
Caí aqui por acaso e gostei muito! Já vi uma ou duas joaninhas no meu quintal o ano passado mas não sabia que as formigas as matavam para proteger os piolhos e devem ter acabado por morrer. O meu problema é que a minha árvore de Tamarilhos (não sei qual é o nome comum da planta) está num estado lastimável e deixa-me tão triste que até já ponderei usar algum pesticida. Tentei todo o tipo de produtos caseiros e acabam por voltar em menos de 2 dias… Acha que os ovos/larvas de joaninha que se compram são uma boa opção? O meu quintal é pequeno e temo que os vizinhos usem demasiados químicos.
As formigas, que eu saiba, não matam as joaninhas, quando muito afugentam-nas. Não sei sobre os ovos comprados, já vi no AKI… eu também estou rodeado de vizinhos que terão menos respeito pela natureza que eu, mas tenho muitas joaninhas. As aromáticas atraem imensas (camomila, absinto…).