iNaturalist
Ao ler um artigo sobre o tempo no New York Times, descobri uma aplicação muito interessante chamada iNaturalist da California Academy of Sciences e National Geographic. Há um parceiro em Portugal que é BioDiversity4All (também parece no estrangeiro, mas é cá).
A aplicação está muito bem feita e no principal que é identificar correctamente as espécies observadas (através de uma fotografia e dependente da qualidade dessa fotografia), posso dizer que no que registei, funciona bem. A comunidade intervém posteriormente ajudando na identificação correcta e pelo que pude observar, também funciona e tenho já dezenas de identificações e confirmações. A geolocalização proporcionada pelo iPhone (ou outro) é utilizada intensivamente, sendo uma das bases do interesse científico das observações, mas cria logo à partida um problema de privacidade. Pode-se obscurecer a nossa localização ou mantê-la completamente privada, mas tal não fará grande sentido se for para participar na comunidade. Não há bela sem senão, mas no Mundo em que vivemos, sou da opinião que pelo menos alguns cuidados convém ter. São utilizados os Apple Maps, com fotografias de satélite bem mais actuais que as Google.
“Explore” mostra-nos o exacto local onde estamos (no meu caso tem sido com tolerância de dois ou três metros, por vezes menos) e todas as observações efectuadas à nossa volta. É bastante interessante explorar o que aparece na nossa vizinhança. Melhor ainda, as opções seguintes dos ícones do topo mostram as espécies observadas na área visível do mapa, respectivamente como uma grelha e como uma lista. Só por aqui já identifiquei o nome científico de insectos que observo todos os dias, como a detestada Icerya (uma cochonilha). Há imensas aranhas diferentes (eu já registei cinco espécies). Claro que também descobri que aquilo que aqui tenho como Borboleta-cauda-de-andorinha ou Borboleta-zebra, pode não ser…
“Activity” mostra a interação das pessoas com as nossas próprias observações. Há também “projectos” a que julgo eu, nos podemos juntar. Ainda não sei se podemos criar o nosso próprio projecto.
De tudo isto existe a versão online que pode ser vista num browser e para mim é útil para no futuro registar as minhas observações com máquina fotográfica, em oposição a observações feitas na hora com o iPhone. Para plantas e insectos o iPhone XR tem uma câmara com uma qualidade extraordinária, como se pode ver pela Pisaura mirabilis acima. No browser pode-se mudar o nome comum para português, não vi isso na aplicação do iPhone. Pode-se concluir que gostei bastante e tem sido bastante gratificante registar o que vou vendo nas minhas deambulações por aqui.
Deixe um comentário