A Ilusão do Tempo

Planeamento da Semana

Planeamento do Dia

Há muito tempo que penso em mudar-me da cidade para o campo e de alguma forma as coisas não resultaram assim — por muitos motivos, designadamente a educação dos filhos. Já não tenho grandes ilusões sobre questões bucólicas, mas tenho algumas relativamente a algum propósito e qualidade de vida.
Desde o início que sei que quem se muda para “viver do campo”, rapidamente está de regresso à cidade, se fosse fácil, era no campo que a esmagadora maioria das pessoas se concentraria. É muito difícil e parece estar destinado a férias e fins-de-semana, ou a pessoas com meios que lhes permitam viver desafogadamente. Literatura séria sobre eco-aldeias por exemplo, refere sempre a possibilidade de ter um trabalho exterior pelo menos em part-time.
Uma introdução longa que já se ia perder em divagações… Um dia destes estava a pensar em como poderia passar o tempo se me mudasse para o campo e daí, resolvi fazer um gráfico. Parto do princípio que perder tempo a andar de um lado para o outro acaba e desse modo um dia passa a ter realmente 24 horas e uma semana 168 horas. Aproveitar o tempo, faz parte daquilo a que chamo qualidade de vida.
Eu sei que isto é só um esquema e que na prática não resulta exactamente assim. Há uma ligeira diferença entre semana e dia individual, porque as actividades geridas semanalmente podem ser efectuadas em dois ou três dias umas, seguidas de outras, sem muita variação durante o dia — eu por acaso gosto de alternar porque facilmente me aborreço, mas em contrapartida, ando “por todo o lado”. O que chamo trabalhar para fora é um emprego; ler, filmes… são hobbys; projectos pessoais pode até ser não fazer nada, diz que também é importante, mas eu estou sempre a fazer alguma coisa. É bastante óbvio que a maior parcela é a dormir e aqui determinei oito horas na cama (embora o meu iPhone me diga que nos últimos seis meses passei em média 6h48 por dia na cama e inclui ler).
No fundo esta divisão do tempo é uma ilusão, estão sempre a surgir imprevistos e tudo demora muito mais do que aquilo que planeamos, mas se conseguisse nem que fosse vagamente, algo parecido, já me daria por satisfeito.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.