Identificar Ginkgo biloba macho e fêmea

A Ginkgo biloba é uma árvore dióica, tem os sexos separados em indivíduos diferentes (provavelmente uma das primeiras), ou seja, existem árvores do sexo feminino e árvores do sexo masculino. Para efeitos decorativos, tem de se evitar as fêmeas a todo o custo porque os frutos quando caem ao chão não só sujam tudo, como exalam um cheiro a vomitado impossível de se aturar. No Colégio Alemão do Porto tem uma, todos os dias limpam e mesmo assim é terrível.
Disseram-me que podemos identificar as plantas machos e fêmeas antes de darem frutos, pela simples observação dos ramos. Os ramos das fêmeas aparentemente têm tendência para crescer mais horizontalmente. Tenho aqui duas Ginkgos que cultivei de semente e a maiorzinha parece-me ter os ramos bastante horizontais, mesmo nada virados para cima. A menor acabou de perder as folhas todas e aparentemente também perdeu os ramos laterais pois não tem nenhum, portanto não sei.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.