Lesma from hell

Lesma

Uma lesma pequena, uma grande e uma verdadeiramente monstruosa.

Fui até ao novo jardim ver como andamos de caracóis e lesmas, uma vez que recomeçou a chover e… que monstro ignóbil é este? Isto é matéria de pesadelo (mas não meu, que nunca sonhei com nada tão horrível), não me apetecia nada ter esta lesma no meu quintal. E deixei-a viva, não gosto de arruinar a vida destas pragas antes de saber exactamente o que é.
E nem sei bem o que é. Segundo pude apurar, as nossas detestadas lesmas são as Arion lusitanicus (Wikipedia), mas outras bastante comuns são as Arion vulgaris. Esta última é uma invasora em inúmeros países onde entra via saladas e na terra de plantas importadas. Por aqui, neste ano extremamente húmido, é uma peste simplesmente fora de controlo.
Mas no artigo da Wikipedia diz que a Arion lusitanicus é provavelmente um endemismo da Serra da Arrábida, portanto todas estas lesmas que por aqui se arrastam são na verdade Arion vulgaris, variando bastante no aspecto exterior, designadamente cor — a cor está fiel na fotografia, um nojo indescritível. Ora esta além de ser um monstro, aqui está encolhida devido à luz da lanterna (a Arion vulgaris chega aos 15cm), não se parece com nada que eu já tenha visto. Alguém a saberá identificar? É mesmo uma Arion vulgaris? Então as que estão ao lado o que são?

Uma resposta para“Lesma from hell”

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.