É verdade. Mas a estupidez e a ignorância sempre lá estiveram. A diferença é que agora é mais visível, porque a Internet deu às pessoas visibilidade que antes não tinham. E enquanto antes notávamos a estupidez e a ignorância à nossa volta, agora notamo-las por toda a parte, generalizadas, porque afinal não era apenas à nossa volta que elas existiam. E isto não é apenas de agora, porque continuamos tão estúpidos e atrasados como há 2000 anos, ou, afinal, desde sempre.
A tecnologia dá-nos a ilusão de estarmos mais inteligentes e mais avançados, mas se analisarmos o comportamento humano actual e comparamos com a história da humanidade, o avanço mental médio global é nulo. E daqui a 2000 anos continuaremos tão mentalmente atrasados como dantes, nos comportamentos, nas atitudes, independentemente do avanço científico e tecnológico que tivermos então.
Ler isto fez-me lembrar de uma publicação recente do Marco Neves no Certas Palavras, que abordou pontos semelhantes: http://www.certaspalavras.net/facebook-espalha-ignorancia/