Växer
Comprei na Ikea este germinador Växer, que faz parte de uma linha que agora têm de hidropónica, para as pessoas fazerem de conta que cultivam coisas em casa e com isso a própria Ikea fazer de conta que está a contribuir para “um Mundo melhor”. Hidropónica acaba por ser mais uma ramo da agroquímica, porque as plantas não vivem sem os fertilizantes químicos — portanto não confundir com biológico, pelo facto de ser em casa.
Dito isto, cá está mais um pedaço de plástico na minha vida e acho que os pequenos cilindros de germinação também têm os tais fertilizantes. O meu plano não é passar daqui para a hidropónica, mas sim para a terra e gostava que funcionasse, porque é uma verdade que este germinador funcionou em 48 horas, ou menos, para estas sementes de alface. A luz difusa do vidro fosco1 e o calor da garagem também devem ter contribuído, mas nunca tive tanto sucesso na vida, só detectei uma semente por germinar. Por baixo destes cilindros há um outro tabuleiro que flutua na água que enche a base.
Reconheço que é um sistema de certa forma atraente, ao olhar para as fotografias e para estas diminutas plântulas, não pude deixar de pensar num certo ar de futurismo ali representado, mas pode não querer dizer nada porque eu cresci muito influenciado pela perspectiva de chegar ao mítico ano 2000. Por essa altura já a Lua se tinha separado da Terra, as viagens interplanetárias eram comuns e os carros voavam.
- O sistema também tem luzes para cultivo, o que apesar de dar um controlo absoluto, parece um verdadeiro desperdício, com tanto Sol disponível. [↩]
Uma resposta para“Växer”
Cristina Peixoto liked this on Facebook.
Rute Marques liked this on Facebook.
Maria Manuel Lopes Marinho liked this on Facebook.
[…] é nada má esta alface, é a da hidropónica Ikea (mas está na terra). No dia 1 deste mês coloquei a germinar Amaranthus tricolor (que eu saiba […]