Jardinagem.org
Nota: Vou deixar este anúncio aqui uns tempos para “publicidade”. Os novos textos estão abaixo deste.
—
O Jardinagem.org é um novo blogue que estava a arriscar ficar velho antes de começar. Aproveitando uma gripe persistente, consegui alinhavar uma espécie de versão 1 (faltarão uns detalhes insuficientes para evitar a publicação).
A principal ideia foi pedir emprestados uns conceitos às revistas (não necessariamente periódicas). Isso é muito visível na atribuição de um número a um determinado conjunto de textos. Primeiro estava a pensar em um número, um mês. Mas, a prever indisciplinas várias na frequência da escrita e da foto, resolvi flexibilizar. Tanto pode sair um número em 15 dias (pouco provável), como em três meses. No entanto, tendo atribuído o subtítulo “Inverno” ao primeiro número, revelo de certo modo a intenção de tentar fazer um número por cada estação do ano. Mas não posso prometer nada.
Textos
Uma das características que mais gosto da internet, com as suas habituais vantagens e desvantagens, é a possibilidade de corrigir, alterar e melhorar os textos ao longo do tempo, sem grandes ondas. Já trabalhei muito para o papel e se há coisa “stressante” são os potenciais erros irremediáveis que todo o processo de impressão pode gerar.
Isto é muito importante, pois apesar de ter grande gosto e interesse na horticultura, os meus conhecimentos são parcos, diria verdadeiramente medíocres. É o meu mal, mas ninguém nasce ensinado. Isso e não ter realmente ninguém com quem falar regularmente destes assuntos. Nas antigas publicações que me dão alento, os colaboradores contavam-se às várias dezenas, entre os quais distintíssimos naturalistas e também especialistas estrangeiros.
Comentários
Não há. Acreditem que aprecio a grande maioria dos comentários que têm feito uma série de visitantes. Também aprecio discussão mais acesa, embora tenha sido muitas vezes extenuante pelo simples facto que era exigida pesquisa, concentração e atenção que em muitas alturas pura e simplesmente não tinha disponível. Pior, são os poucos comentários que não aprecio, que me obrigam a apagar ou responder torto, mas a opção é fundamentalmente formal — no conceito de revista, há a correspondência.
Correspondência
Será um substituto dos comentários. Publicarei mensagens que me quiserem enviar, como se fosse uma secção de correspondência, como referi, uma vez mais à semelhança das revistas. Correcções, adições, sugestões, perguntas… tudo o que acharem que devem escrever. Não publico anónimos, mas transformo o nome em iniciais, localidade (quero publicar a localidade).
Design
A largura do blogue é para monitores de 1024 pixeis ou maiores. Os monitores com muita resolução estão agora muito habituais, mas não me vejo a fazer blogues muito mais largos. Se desejam saber, o conforto de leitura são cerca de 66 letras por linha, é válido para livros e para sites.
Retirei tudo o que foi possível, para ficar apenas aquilo que considerei essencial. Acredito que seja demasiado minimalista para muita gente. A verdade é que anos de observação deste e de outros blogues, levaram-me a concluir que a usabilidade e a leitura diminuem muito com o congestionamento e a maior parte dos visitantes não utiliza praticamente nada do que anda à volta do centro de gravidade do blogue.
Já tinha publicado outras considerações técnicas (às quais compreensivelmente ninguém ligou nada). O endereço é jardinagem.org e gostarem podem comentar aqui (ou enviar um mail lá). Se não gostarem é a mesma coisa, mas eu espero que gostem. É um blogue que nasce da ignorância, não do conhecimento. Vontade de aprender e de amador para amador.
Uma resposta para“Jardinagem.org”
Gostei do design (acho que nunca se pode ser demasiado minimalista), dos textos, nomeadamente por partilhares saberes de antanho. Já o modelo (edições numeradas sem comentários) deixa-me algo ambivalente: se por um lado aplaudo o resultado mais limpo, mais definitivo, menos wiki, por outro lado deixa-me, a mim que tenho vontade de colaborar, de trocar experiências, um pouco desconsolado, a sentir que ainda dava para algo mais.
De qualquer forma, estás de parabéns. Vencer a inércia e o cansaço do dia-a-dia para divulgar conhecimentos, já para não falar das fotografias fantásticas, é invejável e louvável.
Sim, ponderei bem isso. É uma experiência, sempre alterável porque como refiro é uma das vantagens da internet.
E repara numa coisa, havia uma regra chamada — se não me engano –, 20/80 que indicava que num universo de visitantes há 20% de participantes e 80% de “lurkers” (os que apenas observam). Hoje, estou convencido que mesmo em sites de grande sucesso a regra deve andar mais pelos 2/98.
Ou seja, gosto que colabores, mas na verdade os comentadores são poucos. Estou convencido que quem quiser mesmo fazer perguntas, corrigir ou acrescentar, irá pegar num programa de e-mail e escrever. Se for muito trabalho para os visitantes, estaremos assim tão interessados nessas colaborações que não chegarão a ser? Tenho dúvidas.
É agradável por vezes receber mensagens que nada dizem além do abraço que mandam. Mas queria evitar isso no corpo do blogue neste caso. Reduzir mesmo ao mínimo e essencial.
Mas como digo, gostava muito de publicar correspondência.
Não consigo aceder…
Aparece a mensagem
Forbidden
You don’t have permission to access / on this server.
Additionally, a 403 Forbidden error was encountered while trying to use an ErrorDocument to handle the request.
Ok, já vi o erro.
é http://jardinagem.org e o meu computador, sabe-se lá porquê colocava http://www.jardinagem.org. Daí o erro.
Gostei do que vi. Estou numa fase em que o ‘look’ que gosto é também esse. Minimalista, com fotos macro ou quase. Gostei dos textos. Acho que num cenário minimalista, se fossem muito extensos tornavam-se muito massudos.
Acho que fazia falta uma CAPA a este jornal virtual. Uma maneira dos leitores acederem aos vários números com facilidade.
Gostei do projecto. Está aberto a participações externas ou é um projecto particular?
Bom Trabalho! Parabéns!!
Caro JRF gostaria de aceder ao Jardinagem.org mas aparece o erro 403 sou um leigo nisto de informática e ainda não entendi (já busquei na net e continuo sem perceber) se é falha ou protecção no meu computador ou se é uma protecção colocada por ti.
Dá-me aqui uma ajudinha
Rui, encontro o mesmo erro que o comentador anterior. Provavelmente será momentâneo.
Falas do princípio de Pareto que diz que 80% dos resultados obtidos são atingidos por 20% das tuas acções. Assim 80% da actividade de um blogue provém – habitualmente – de 20% dos leitores. É um princípio interessante e que pode ser aplicado a tudo o que fazes.
Noutra nota vejo-te a vencer a inércia e isso é sempre de louvar, realmente o jardinagem.org arriscava-se a ficar velho antes do lançamento, tenho pena de não o conseguir ver neste momento. Só depois posso fazer uma avaliação mais correcta do layout e funcionalidades do blogue. Mas as expectativas são muitas porque conheço do que és capaz em primeira mão.
Eu gostava muito de visitar e comentar (até pq iniciativas dessas são sempre de louvar) mas acontece-me o mesmo q ao greenman. Todas as vezes q tento aceder aparece-me a mensagem Forbidden
You don’t have permission to access / on this server.
também não consigo aceder, o mesmo erro
Esta do 403 é novidade para mim. Vou ver o que se passa — se colocaram o endereço directamente no browser funciona sem problemas.
Já está, acho que foi um soluço do servidor. Que coisa frustrante — peço desculpa a todos.
Deve ser baseado nesse, mas não essa a questão. Este refere-se só a visitantes de fóruns, blogues e web em geral — não às minhas acções.
De resto, obrigadinho. Acho que está um blogue diferente. Vou melhorando com o tempo e ter feito sozinho foi o melhor que decidi.
Está mesmo um blogue diferente, o facto de não ter comentários até acho que é uma mais-valia para o formato que escolhestes.
Para algo que foi feito por ti até reconheço que envergonha muita coisa feita por ‘especialistas’ que anda por aí na blogosfera mas à medida que vais adquirindo conhecimentos é natural que melhore. Tomara eu ter os conhecimentos para fazer algo assim e vou mesmo ter que dar no CSS para poder alterar a minha stylesheet. Estás de parabéns por finalmente isto estar de pé e a funcionar. O resto ainda estou a testar mas logo que tenha uma opinião como funciona no IE e no Mac OS X digo-te.
Mais um excelente trabalho, JRF. Não posso deixar de repetir o que já foi dito: o formato diferente, os (não) comentários, as imagens, o minimalismo… Parabéns. Mais um blogue para a minha (pequena) lista de favoritos, por certo.
Deixo aqui apenas uma sugestão, que temo tornar o formato mais “bloggish”… Na primeira página, poder aceder aos posts por categoria.
Vê o meu texto sobre a parte técnica e aprendes num instante.
Acho que estou para aqui a pensar que vou colocar aquela parte com quatro colunas para comportar mais alguma informação.
Acho q já foi tudo dito. Gosto do “look clean e minimalista”. Gostei dos conteudos. Falta-lhe um indice q possibilite o mais facil acesso aos artigos já editados. Posso ser eu q sou um bocado “lento” mas levei algum tempo a perceber q havia mais do q os dois artigos q surgiram na primeira página. Dito isto acho q está de parabéns!
Já guardei os links quando publicaste o artigo, como de habitual és um poço de informação :)
Mas falta-me tempo para ir lá esgravatar aquilo a sério. De qualquer forma obrigado pela dica.
Não é lento… Estas opiniões são importantes.
É que há um índice, está em baixo e diz “Número 1: Inverno”. Não resulta?
Eu vou experimentar então cortar radicalmente com o aspecto blogue e a primeira página fica a ser o índice do número corrente. Digam-me se acham que resulta.
“Digam-me se acham que resulta.”
Eu gostei mais, fica “com ar de revista”. Permite um mais facil acesso a todos os artigos
Desta vez segui a corrente e nomeei o teu blog para o prémio “Ilove your blog”. É um prémio simbólico na net, que serve para dizer que admiro o vosso trabalho
Acho que resulta apesar de não ter nada contra o formato anterior.
Falta-lhe só um pequeno detalhe: não existe uma forma rápida de voltar ao indíce sem ser pelo link em baixo – os ‘números publicados’ – que acaba por ser um indíce genérico de todos os números publicados. Não há outra forma (dentro do blogue) para voltar ao número que estás a ler.
Não é verdade — então clicando no número pretendido não volta ao índice pretendido? Neste caso Número 1 porque só existe um.
E este formato tem outra vantagem, clicando no nome do blogue no topo também volta ao índice corrente. O nome do blogue como link para a “home page” é um mecanismo standard da web. Não percebo porque não funciona para muita gente.
Ok, erro meu. Provavelmente devia ser da hora adiantada…
Acontece-me muito, mas mais de manhã…
Entretanto mudei outra vez a primeira página para o último texto — mas apenas um. Acho que dá para os visitantes verem imediatamente se há novidades o que não acontece se a primeira página for o índice.
Caro Filipe, esqueci-me de responder… mas que hei-de dizer? Obrigado pela tua presença durante estes anos.
PERA MARQUES LOUREIRO
Em visita a http://jardinagem.org, que gostei e tem o meu aplauso e agradecimento, em relação ao tema da referida pera, penso que posso ajudar.
Tenho duas pereiras que têm tido boa produção nos dois últimos anos e pela descrição,é muito provável que se trate do mesmo fruto. A única diferença, a existir, será no tamanho, pois os frutos chegam a pesar 800/900 gramas.
Não sei o verdadeiro nome, mas adquiri-as ao mesmo viveirista que mencionei há dias, para os diospireiros.
Estou ao dispor para mais esclarecimentos.
Não sei se estou a responder pela forma correcta, pois ainda sou bastante novato nesta matéria.
Caro Vasco Silva, não tem que agradecer. Os assuntos do jardinagem.org, se achar bem, pode tratar por mail — tem um link no fundo que diz “correspondência”.
Acho que a questão do tamanho dos frutos me coloca sérias dúvidas. Se na próxima colheita pudesse enviar umas fotografias seria o ideal. Mas seria sorte demais… Há centenas e centenas de variedades de peras, se bem que meia-dúzia são comercializadas. É uma pena muito deste património estar perdido.