Novas formas de procurar
Por aqui só se usa o Google, mas com tanta informação, seria óptimo poder agrupar os resultados por género ou categoria, antes de passar aos resultados individuais. A verdade é que raramente se passa para a segunda página, mesmo que tenha resultados muito relevantes.
Eis que surgem o Grokker e o Clusty. O primeiro, em particular tem uma abordagem curiosa. O segundo, apresenta resultados ao “estilo Google”, mas com categorias à esquerda. Tentem procurar “Sargaçal”, ou “Dias Com Árvores”.
Uma resposta para“Novas formas de procurar”
oi seu blog é d + e me ajudou na minha pesquisa!!!
Olá,
Experimentei o Grokker e na minha opinião, a não ser que se seja um entusiasta da exploração de interfaces inovadores, não vale a pena.
Não só demorou minutos (sim minutos!) a carregar o interface, como muito sinceramente fiquei completamente perdido no meio daquilo. IMHO quando procuro algo não quero perder tempo a “aprender” a navegar pelos resultados. Isso é tempo perdido.
O approach Clusty já é bem melhor, no entanto padece de um pequeno problema, baseia-se em resultados que aparentemente não incluem o Yahoo nem o Google o que limita um pouco, embora não seja muito problemático hoje em dia.
O Clusty acerta melhor quanto mais palavras se introduzir no campo de busca, o que é porreiro, mas não chega aos níveis de relevância do Google quando se poucas palavras. Isto não tem nada a ver com a qualidade do motor de busca, mas sim com a quantidade de informação disponível e o número de utilizadores que a usam.