Dedaleira, Digitalis purpurea (Scrophulariaceae)


Erva robusta de 1 a 2m, com flores em forma de dedal com 40 a 55mm. Também apelidada de Digital, Erva-dedal, Abeloura ou Erva-albiloura. É uma planta medicinal e o seu princípio activo, a digitalina, quando usada sob vigilância médica, trata doenças do coração. Em grandes quantidade é tóxica.

Uma resposta para“Dedaleira, Digitalis purpurea (Scrophulariaceae)”

  1. jrf

    Estamos em Portugal, não sei onde a poderá encontrar por aí. Obrigado por ter passado.

  2. aninhas

    Eu gostava de saber onde é que posso encontrar uma dedaleira dentro de distrito de Coimbra, de perferencia dentro do concelho de Penacova.

  3. Luis

    A dedaleira é uma planta silvestre, como tal é muito dificil determinar uma localização especifica para a encontrar. É mais vulgar em áreas degradadas dentro da cidade mas especialmente nas zonas rurais não cultivadas. Desde já aviso, que o seu cultivo ou transplante são extremamente difíceis de conseguir.

  4. ariam_cg

    Sendo a dedaleira uma planta medicinal, deve existir alguma procura? Alguém me pode dizer quais as saidas comerciais? Onde resido é frequente encontrar bastantes plantas destas, mas nunca vi ninguem com interesse pelas mesmas.
    Obrig.

  5. José Rui Fernandes

    Sei que é utilizada industrialmente pelas farmacêuticas. As plantações suponho que também sejam industriais… Como comercializar é que não sei.

  6. Francisco-Alentejano

    Nome Científico
    Digitalis purpurea L.

    Família SCROPHULARIACEAE
    Nome Comum Dedaleira,

    Bioactividade Cardiotónica, Diurética

    Etnofarmacologia Insuficiência cardíaca.

    Descrição Botânica Grandes flores pendentes de corola em forma de campânula, violeta, com manchas escuras no seu interior; formam um longo cacho unilateral que coroa um único caule erecto; os frutos são cápsulas ovóides negras; planta bienal peluda que forma uma roseta de grandes folhas lanceoladas e enrugadas de onde brota, no segundo ano, um pedúnculo erecto com folhas mais pequenas.
    Toxicidade Muito tóxica (glicosídeos esteróidais ou cardíacos)
    Abundância Comum
    Distribuição Geográfica Europa Ocidental, Norte de Marrocos e Macaronésia

  7. Basilio

    A melhor maneira de usar a Digitalis Purpurea á na homeopatia CH30 ou outra , conforme indicação de um homeopata ou medico.

    Sou homeopata e já ajudei na cura de diversas pessoas com arritimia, fraqueza do coração e falta de ar.

    Outra planta excelente e desconhecida é a kawa kawa , que é otima para colica de rins.É cem vezes melhor que o quebra pedra.O chá de 8 folhas em 2 lts de agua,toma de copo duplo até acabar.Dai 12 horas expele as pedras sem dor ou elas dissolvem, sem nenhum efeito prejudicial.
    De nada. basilio.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.