Re-utilização do interior dos rolos de papel higiénico
O ano passado utilizei o interior de rolos de papel higiénico, cortados a meio, para semear abóboras, bolinas, courgettes e chilas. Este ano irei utilizar outra vez, mas sem os dividir a meio pois acho que este tipo de plantas utiliza bem o espaço disponível. Mas com uma diferença que acabei de inventar — faço quatro cortes verticais até 1/3 da altura. Dobro duas abas para dentro e duas para fora (fotos depois), o que ajuda a equilibrar o “vaso”.
No transplante para o local definitivo, enterro o cartão junto com a planta. Já aqui houve algumas opiniões contrárias e não quero desvalorizar alguma possível contaminação e acidez, mas até prova em contrário, não acho que nos dias de hoje seja significativa e o que é facto é que obtive bons resultados.
Uma resposta para“Re-utilização do interior dos rolos de papel higiénico”
[…] Todas requerem um solo rico e que retenha bem a humidade, embora bem drenado. Necessitam de rega muito regular. Todas ressentem a perturbação das raízes, portanto ao semear protegidas para transplantar para o local definitivo, são óptimas candidatas para módulos biodegradáveis, como por exemplo o interior dos rolos de papel higiénico. Semear em vasos ou módulos no início da Primavera em substrato comum, cobrindo as sementes com uma fina camada. Coloca-se num local protegido e com a temperatura a rondar os 21º. A germinação deve ocorrer passados uns 5 ou 10 dias. Planta-se no local definitivo a uma distância de 90cm a 2m, dependendo da variedade. Em alternativa, no fim da Primavera, semeia-se no local definitivo, previamente preparado, a uma distância de 90cm. A temperatura à noite não deve descer dos 10º. A germinação acontece passados entre 10 a 18 dias. […]