As desejadas Ginkgo biloba!
Este Sábado deu para fazer muitas coisas. Primeiro, grande sucesso, tenho três Ginkgo biloba. Tinha seis sementes, não está mal. Quer dizer, está melhor que a primeira tentativa que deu zero. Estavam nuns vasitos tipo godé de turfa e transplantei para vasos de plásticos, maiores. A vantagem dos godés biodegradáveis é que nem é necessário mexer na planta. Neste caso, cada árvore já tinha uma raíz bastante grossa a sair por baixo.
Depois transplantei umas duas dezenas de Alfazemas ‘Grosso’. Ainda estavam nos “rootrainers“. Ainda transplantei mais uma série de plantas soltas.
Depois andei a limpar e a cortar folhagem seca. A manutenção normal de qualquer jardim. Regar também, que agora é diário.
Por fim, o mais difícil… andar com vasos enormes de um lado para o outro. Para tentar novas soluções, digamos… estéticas. E também para substituir plantas que saíram do auge, por outras mais vistosas de momento.
Uma resposta para“As desejadas Ginkgo biloba!”
Ah! Cá estão elas, parabéns! Apanhaste as sementes ou são compradas?
Olá Rosa… hehe, finalmente cá estão elas! São compradas, foi na Nicky’s Seeds. Só conheço uma Ginkgo fêmea, é no colégio alemão, mas nunca consegui apanhar sementes porque limpam constantemente devido ao cheiro terrível.
Eu outra vez, a tentar saber da grafite agora, com a fotografia da etiqueta, parece ser branca ou é efeito da fotografia. O que eu queria saber é se escreves diretamente sobre o alumínio natural. E o lápis de grafite vem com as etiquetas? Ou funciona com qualquer lápis?
Rosa, se quiseres saber de ginkos fêmeas em Lisboa, existe uma nas costas do IST e no jardim botânico de Belém existem duas.
Escrevo directamente. Antes de ter o lápis de grafite, escrevia com um lápis de grafite vulgar, mole. HB ou mais… O lápis compra-se à parte. Ou na Alitags ou numa loja de artigos de arte.
Obrigada Filipe mas conheço muitas em Lisboa. O que nem sempre tenho é a coragem de as apanhar por causa daquele cheiro pestilento. Mas quando apesar de tudo me dá para isso faço-o sempre a pensar que para os Japoneses aquele fruto é um petisco muito apreciado. ;-P
Ja semeei muito Ginkgo biloba ( 1000 mudas feitas apartir de sementes ), entretanto como as sementes sao caras e dificeis de encontrar, eu faço atualmente a clonagem ou simplesmente a estaquia de ponteiros em brotação.
Rogelio de Mairiporã urograndisrrd1@gmail.com