Por favor sementes
Tirei do frigorífico as sementes de Cedrus libani e Betula papyrifera (escrevi mal no saco), duas espécies adoráveis que foram para a terra:
— Por favor sementes, germinem em breve. Pelo menos algumas. Nem que sejam duas ou três de cada!
Passei para a terra uns girassóis e aboboreiras que a miudagem tinha semeado. E as Chagas também… no Sábado tinha transplantado para vaso maior, mas mudei de ideias e foi para a terra.
Retirei muitos baldes de composto pronto para estas plantações. Está bom, talvez um pouco compactado e húmido (deixei de mandar mijas no compostor por causa disso), de aspecto um pouco grosso, mas cheira bem e está inequivocamente pronto. Uma característica são as inúmeras cascas de ovo, mas não há problema. Esmagam-se e ajudam a arejar a terra. Um dos sinais do fim do processo é o desaparecimento de praticamente toda a bicharada. Tirando o bicho-de-conta ocasional, não há bichos.
Desde que o Quimby morreu, os hábitos dos gatos mudaram e agora fazem da gravilha um grande sanitário… está sempre tudo revolvido e devidamente plantado com cacas. É facto que antes era o cão, mas os gatos porque não continuaram a ir lascar longe? Limpar a gravilha regularmente, mais uma actividade no jardim, mas não chega a ser quase jardinagem.
Depois de grande ventania, passei grande parte da tarde de domingo a varrer, arrancar ervas e na manutenção que imagino muita gente considere enfadonha, uma verdadeira seca… mas não me incomoda — demasiado. Pela seguinte razão: ao fim de 11 anos, o jardim está na melhor forma de sempre.
Uma resposta para“Por favor sementes”
É assim, a vida de um jardineiro.
O meu jardim, depois da tempestade de granizo, recupera a olhos visto. As plantas têm um grande poder regenerativo. Fico contente.
Também fico contente! :)
Há alguns anos que leio assiduamente este blog. Talvez por timidez em expor algumas dúvidas diárias que tenho mas, também, porque ao ler os comentários esclareço-as, nunca comentei. Iniciei esta “actividade” de jardinagem e pequenissima horta – timidamente produtiva – há alguns anos (apenas 3). Congrato-lo o JRF pela iniciativa e todos os que contribuem diariamente para manter este blog interessante e útil para jardineiros e horticolas “leigos” mas determinados, como eu.
Ainda bem que aparece… pode comentar quando quiser, aqui toda a gente sabe pouco e tem dúvidas. Mas vamos aprendendo. Obrigado.
[…] pedras e plantei finalmente as primeiras três árvores. Escolhi Bétulas (Betula papyrifera) que cultivei de semente. São três de um total de cinco que quero ter na entrada. Dessas cinco daqui a uns 15 anos conto […]