Por favor sementes

Sementes
Tirei do frigorífico as sementes de Cedrus libani e Betula papyrifera (escrevi mal no saco), duas espécies adoráveis que foram para a terra:
— Por favor sementes, germinem em breve. Pelo menos algumas. Nem que sejam duas ou três de cada!

Ginkgo biloba
Passei para a terra uns girassóis e aboboreiras que a miudagem tinha semeado. E as Chagas também… no Sábado tinha transplantado para vaso maior, mas mudei de ideias e foi para a terra.
Retirei muitos baldes de composto pronto para estas plantações. Está bom, talvez um pouco compactado e húmido (deixei de mandar mijas no compostor por causa disso), de aspecto um pouco grosso, mas cheira bem e está inequivocamente pronto. Uma característica são as inúmeras cascas de ovo, mas não há problema. Esmagam-se e ajudam a arejar a terra. Um dos sinais do fim do processo é o desaparecimento de praticamente toda a bicharada. Tirando o bicho-de-conta ocasional, não há bichos.
Desde que o Quimby morreu, os hábitos dos gatos mudaram e agora fazem da gravilha um grande sanitário… está sempre tudo revolvido e devidamente plantado com cacas. É facto que antes era o cão, mas os gatos porque não continuaram a ir lascar longe? Limpar a gravilha regularmente, mais uma actividade no jardim, mas não chega a ser quase jardinagem.
Depois de grande ventania, passei grande parte da tarde de domingo a varrer, arrancar ervas e na manutenção que imagino muita gente considere enfadonha, uma verdadeira seca… mas não me incomoda — demasiado. Pela seguinte razão: ao fim de 11 anos, o jardim está na melhor forma de sempre.

Uma resposta para“Por favor sementes”

  1. greenman

    É assim, a vida de um jardineiro.
    O meu jardim, depois da tempestade de granizo, recupera a olhos visto. As plantas têm um grande poder regenerativo. Fico contente.

  2. manuela pinto

    Há alguns anos que leio assiduamente este blog. Talvez por timidez em expor algumas dúvidas diárias que tenho mas, também, porque ao ler os comentários esclareço-as, nunca comentei. Iniciei esta “actividade” de jardinagem e pequenissima horta – timidamente produtiva – há alguns anos (apenas 3). Congrato-lo o JRF pela iniciativa e todos os que contribuem diariamente para manter este blog interessante e útil para jardineiros e horticolas “leigos” mas determinados, como eu.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.