Um dia

Salva
Este fim de semana dediquei um dia para jardinar. Varrer o pátio e limpar, ocupa uma parte surpreendentemente grande do tempo… há sempre para varrer folhas, pequenos ramos, flores e terra que os pássaros retiram dos vasos. Não há jardim sem isso e dependendo do grau de obcessão com a limpeza, o tempo é proporcional. Eu, varridela geral, uma vez por semana no máximo… mangueirar, quase nunca… o maior, vou apanhando diariamente.

Morangueiros
Fui até ao Flor do Norte e comprei mais uma série de vasos italianos (porque não resisto?)… três camélias: duas ‘Rubby Wedding’ e uma supostamente ‘Margaret Davis’ mas que já estou a irritantemente desconfiar que não é. Também três vasitos de Salva (tricolor, purpurea e icterina) e dois pés de morangueiro para preencher uns vasos que vagaram.
Estou numa fase em que o composto produzido dá para tudo (não que seja muito, mas a jardinagem é pouca), mas é preciso ter cuidado com rebentos novos porque aquilo é um viveiro de lesmas. Mesmo assim comprei dois sacos de terra da Siro (um com estrume de cavalo bom para agricultura biológica).
Para o que tenho envasado e semeado em vaso, utilizo uma mistela de cerca de uma terça parte de composto caseiro, outra de composto ou terra comprada e outra de terra “normal”. Vai resultando bem.
Nos próximos dias vou tentar mudar de vaso mais uma série de plantas que já não estão bem e também cobrir com rede tudo o que é terra de vaso, porque os melros resolveram que têm que revolver tudo, todos os dias… nem as bolas de argila ou casca de pinheiro os faz desistir, pelo contrário, querem ver a bicharada que há ali debaixo e não me deixam os vasos em paz.

Camélia Ruby wedding
Camélia ‘Ruby wedding’ para oferecer.

Uma resposta para“Um dia”

  1. António Correia

    Cheguei até aqui por puro “acidente”. Gostei do que vi.
    Quanto a desistir em “alimentar” este sítio, não faça isso.
    Haverá coisa mais bela do que falar da Natureza?
    Sei o prazer que tenho ao “postar” pequenas coisas, sem grandes pretensões intelectuais, no meu blogue também Sargaçal, mas com dois “ss”, em http://casadosargassal.blogspot.pt/

    Cumprimentos

  2. clara moreira

    Faço minhas as palavras do Antonio Correia. Tudo ke e natureza é belo,eu tambem faço jardinagem mas ainda estou muito verde, mas o ke é certo é ke faço tudo com muito amor e carinho e quase falo com minhas plantas ke estao a começar a brotar do solo e eu fico maravilhada, pois sei ke a paga delas para mim é essa brilharem com as suas belas flores e trazer ao meu jardim o que não via há muito abelhas e borboletas a poisarem nas suas coroas floridas. Muito obrigada por Voce existir com suas plantas.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.